Coworking e os espaços de trabalho compartilhados

Coworking e os espaços de trabalho compartilhados

O Coworking é um lugar de inovação, criatividade e troca de experiências, sendo fundamental para ajudar empresas e projetos a crescerem

Um espaço de Coworking é um local que reúne a estrutura necessária para que diversas empresas desenvolvam seus negócios. Estes espaços podem ter fins comerciais ou não e contam com toda estrutura que um escritório tradicional teria, porém compartilhada por todos os integrantes do lugar. Tendo isso em vista, um coworking é um espaço de movimento de pessoas, empresas e comunidades que buscam trabalhar e desenvolver suas vidas e negócios juntos, para crescer de forma mais rápida e colaborativa, revolucionando e reinventando o universo do trabalho.

Nele, é possível trocar experiências com outros profissionais de áreas de atuação e de empresas diferentes, fazendo com que seja criada uma rede de networking incrível, possibilitando um ambiente produtivo, inovador e supercolaborativo.

Em um coworking, você encontra uma estrutura bem planejada e pensada para o trabalho autônomo ou coletivo, entre equipes e até mesmo entre empresas.

Como surgiu o “coworking”?

O termo surgiu em 1999, por um designer de games chamado Bernie de Koven, com o objetivo de estender o ambiente de trabalho por meio on-line. No ano de 2005, nos Estados Unidos, Brad Neuberg e mais dois empreendedores fundaram a Hat Factory. A iniciativa utilizava a ideia do coworking, compartilhando o espaço usado por eles para outros profissionais.

Esse conceito, tão atrativo, fez com que esse movimento se espalhasse pelo mundo todo. Atualmente, são apontados dados que mostram que, aproximadamente, 3% do mercado de escritórios do mundo estão situados em coworking, e este número pode chegar a 30% até 2030.
Já no Brasil, o primeiro coworking foi criado em São Paulo, por volta de 2007, e, desde então, o número de coworkings só vem aumentando ao longo dos anos.

Como funciona o coworking?

A empresa ou o profissional freelancer que precisa de um espaço para trabalhar, fazer reuniões ou eventos, aluga uma estação de trabalho ou uma sala em um espaço coworking. Juntamente a ela, estão inclusas algumas facilidades oferecidas por este modelo, tais como recepção, internet, estrutura física e outros serviços a mais que cada coworking disponibiliza.

Vantagens de trabalhar em um coworking

Em um coworking, você encontra uma estrutura bem planejada e pensada para o trabalho autônomo ou coletivo, entre equipes e até mesmo entre empresas.
É um ambiente onde você tem a oportunidade de criar, manter e aumentar o networking com pessoas de diversas áreas e estilos. É um local perfeito para aperfeiçoar a sua produtividade, uma vez que os ambientes são propícios para isso. E tudo isso de uma maneira mais sustentável e econômica

  • Diversidade de espaços
    Além dos espaços compartilhados, os coworkings também contam com escritórios privativos e salas de reuniões, com uma infraestrutura adequada para o seu trabalho ou para que você receba seus clientes e parceiros de negócios. Além da ajuda com os recados, seja por um serviço do próprio espaço ou um escritório virtual, em que a gestão das ligações e correspondências deixam de ser uma preocupação sua.
  • Networking
    Dentro de um coworking, você pode criar diversas oportunidades de encontrar um cliente ou um trabalho. Misturar-se com as pessoas, participar dos eventos dos espaços, fazer cursos, pausas para um café e até mesmo happy hour se tornam possíveis oportunidades de negócios. Falar com as pessoas sobre os seus projetos, ouvir o que elas têm a dizer e estar sempre aberto para manter relações no ambiente de trabalho farão com que as pessoas te conheçam e saibam do seu trabalho.
  • Produtividade
    Para que você consiga interagir e ser altamente produtivo, fuja do isolamento do home office e das grandes distrações que ele pode oferecer. É bem difícil que as pessoas entendam que você não está disponível só porque está trabalhando em casa. Além de que, muitas vezes, quando estamos em casa, por exemplo, pegamo-nos pensando nas tarefas domésticas e nos distraímos com elas. Nos coworkings, não existe esse problema, afinal de contas, os espaços são totalmente projetados para você desenvolver suas atividades em alta performance.
  • Foco
    Além da grande produtividade nos escritórios compartilhados, também é importante destacar que vai ser quase impossível não manter o foco. É claro que todo ambiente tem algumas distrações e todos eles vão exigir disciplina. No entanto, nesses espaços, é bem mais fácil manter uma rotina e ter seus objetivos mais claros e sempre em mente. Procure em um coworking inspiração para trabalhar e pessoas com quem você possa dividir as dificuldades mantendo, assim, o foco necessário.
  • Economia
    Além das inúmeras possibilidades de conexões e estrutura, o coworking tem uma grande vantagem em relação aos escritórios convencionais: o preço. Ter um escritório próprio é muito caro e os escritórios compartilhados são muito mais baratos. Dependendo do quanto a sua empresa fatura, fica completamente inviável escolher a opção tradicional, uma vez que existe o gasto com móveis, limpeza, aluguel, energia, secretárias e muito mais.

Coworking no Vinhedos

Para quem está querendo começar uma empresa e não sabe onde, ou até mesmo para quem está querendo sair do home office, o coworking é uma boa opção. Concluindo, como em tudo na vida, deve-se ter foco e disciplina. Com esses dois conceitos em mente, você consegue aproveitar tudo o que o espaço pode lhe oferecer.

Visando a disponibilizar oportunidades de negócios e a facilitar a vida de profissionais freelancer ou até mesmo de empresas já consolidadas, o Vinhedos oferece um coworking totalmente equipado e preparado para proporcionar independência em um espaço democrático, em que se pode desenvolver projetos sem o isolamento do home office ou as distrações de espaços públicos, além de muito networking com pessoas de diversas áreas e toda a estrutura para receber seus clientes com um custo menor do que teria ao alugar uma sala comercial.

COMPARTILHAR: