Porcelanato: revestimento coringa na arquitetura

Porcelanato: revestimento coringa na arquitetura

Com uma variedade gigantesca de acabamentos e texturas, e ótimo custo-benefício, os porcelanatos são boa pedida para revestir de pisos e paredes a móveis e piscinas

O porcelanato é um revestimento versátil, que permite inúmeras aplicabilidades, e traz algumas vantagens sob pedras naturais, como por exemplo, menor necessidade de manutenções. O mercado está cada vez mais inovador, usufruindo de altas tecnologias para promover a maior naturalidade possível nas tipologias dos porcelanatos, que são inúmeras, imitando desde pedras naturais, como mármore, a madeira. A inovação também se aplica aos formatos, como as peças grandes, que permitem a construção de bancadas ou tampos de mesa com peça única, sem emendas.

“Sua versatilidade de cores e texturas também é uma vantagem e permite a criação de projetos com diversos estilos e propostas. Em nosso portfólio, contamos com uma enorme variedade de acabamentos e texturas, reproduzindo, com perfeição, pedras naturais, como mármores e até mesmo o concreto.”

Como garantir a naturalidade nos porcelanatos

Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica, explica que a principal tecnologia utilizada para a criação de peças que emulam perfeitamente estes materiais naturais e texturas é a Impressão HD. “A máquina de Impressão HD, através de uma impressora digital de alta definição, é capaz de criar peças que reproduzem com perfeição os materiais como madeiras e mármores, com seus veios e nuances. Outro maquinário importante de ressaltar é a Continua+, que nos permite criar peças de SuperFormato com a menor espessura do mercado, de apenas 7mm.”

Christie complementa que a fábrica também investe em tintas exclusivas que permitem explorar tons como o verde e o terracota.

Linha nero caressi – roca ceramica

Onde aplicar os porcelanatos

Christie explica que, por ter baixa porosidade, o que evita manchas, o porcelanato é não só uma escolha segura para as aplicações convencionais de piso e parede, como também para a criação de mobiliários, como bancadas de cozinhas. Também não precisa ficar restrito a áreas frias e molhadas, como é o caso dos banheiros e cozinhas, podendo ganhar outros cômodos da casa.

Confira algumas das formas de como usar o porcelanato na arquitetura e decoração:

  • Pisos;
  • Paredes;
  • Bancadas diversas (de pias de cozinhas, banheiros, lavabos, áreas de serviço e de lazer);
  • Painéis (de TVs, de cabeceira de cama etc.);
  • Piscinas – para revestir o interior das piscinas ou ao redor, no deck.

Vantagens dos porcelanatos

Além da pouca porosidade já comentada, que evita manchas e, consequentemente, dispensa as manutenções que as pedras naturais demandariam – além, é claro – da economia no investimento, já que o custo das pedras é bem mais elevado; o porcelanato, ainda, é extremamente resistente a riscos e variação de temperatura, permitindo que sejam colocados panelas quentes sobre ele ou forno de indução, explica Christie, e é fácil de ser limpo.

“Sua versatilidade de cores e texturas também é uma vantagem e permite a criação de projetos com diversos estilos e propostas. Em nosso portfólio, contamos com uma enorme variedade de acabamentos e texturas, reproduzindo, com perfeição, pedras naturais, como mármores e até mesmo o concreto.”

De maneira simplificada, as vantagens do porcelanato são:

  • Alta resistência a riscos;
  • Alta resistência à variação de temperaturas;
  • Pouca probabilidade de manchas;
  • Bom custo-benefício de investimento e manutenção;
  • Enorme variedade de designs, texturas e formatos;
  • Versatilidade na aplicação, podendo ser usado em pisos, paredes e móveis.

COMPARTILHAR: