8 curiosidades sobre Cuiabá

8 curiosidades sobre Cuiabá

Você sabia que a capital mato-grossense está, literalmente, no centro da América do Sul? Confira essa e outras particularidades sobre a “Cidade Verde”

Cuiabá é a capital do Mato Grosso e a cidade mais populosa do estado, com pouco mais de 607 mil habitantes, segundo estudo de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidade hospitaleira, diversa culturalmente, rodeada por incríveis belezas naturais e um dos principais motores econômicos da região Centro-Oeste, Cuiabá é repleta de história e curiosidades. Está curioso (a)? Confira abaixo oito fatos sobre a bela e apaixonante Cuiabá.

Centro do continente

Cuiabá está localizada exatamente no eixo central da América do Sul, no meio do caminho entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Este é o chamado centro geodésico do continente. O posicionamento geográfico da cidade foi constatado em 1909, por um tenente membro da Comissão Rondon, comandada pelo Marechal Cândido Rondon. A informação foi confirmada posteriormente pelo Exército Brasileiro, em 1975. Um obelisco revestido de mármore branco de 20 metros de altura, na Praça Pascoal Moreira Cabral, protege o marco inicial da cidade e registra as coordenadas exatas do centro geodésico: 15º35’56” de latitude Sul e 56º06’55” de longitude Oeste. Hoje, no local, funciona a Câmara Municipal de Cuiabá.

Cidade Verde

Um dos apelidos de Cuiabá é “Cidade Verde”, pois já foi considerada a capital mais arborizada do país, famosa pela grande quantidade de quintais com frondosas mangueiras e cajueiros. Com o passar do tempo, a arborização diminuiu na cidade, mas o título ficou célebre. Atualmente, o índice de arborização de Cuiabá gira em torno de 40%.

Três biomas

Cuiabá se localiza na confluência entre três dos principais biomas brasileiros: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal. A uma distância de até 70 quilômetros quilômetros da capital estão as cachoeiras da Chapada dos Guimarães, e um pouco mais distantes, a 115 quilômetros, os rios do Pantanal. A capital mato-grossense também é considerada um ponto estratégico para quem deseja conhecer a porção de floresta amazônica situada no norte do estado.

Por que Cuiabá?

O nome que batizou a cidade de Cuiabá vem do nome do rio que banha a região, marcando a fronteira entre a capital e a cidade vizinha, Várzea Grande. Alguns estudos relatam que a palavra Cuiabá seria o nome de uma antiga tribo indígena que habitava a região e as significações variam de IKUIAPÁ, que significa “lugar da IKUIA”, ou seja, lugar da flecha para pescar, até  uma aglutinação de KUYAVERÁ, que em guarani significa “rio da lontra brilhante”.
O local onde atualmente é Cuiabá teve alguns nomes desde a chegada dos primeiros bandeirantes paulistas, entre 1673 e 1682. O povoado recebeu a nomenclatura de São Gonçalo Beira-Rio, sendo denominado, em 1727, com o título de Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá. A localidade foi rebatizada como Cuiabá em 1818 e, em 28 de agosto de 1835, a cidade foi elevada à capital da província do Mato Grosso.

Rio cuiabá

Arquitetura cuiabana

Caminhar pelo centro de Cuiabá é passar por construções que abrigam três séculos, indo ao encontro do antigo com o moderno no espaço urbano local. Igrejas e casarios do século XVIII contrastam com a modernidade de edifícios construídos no século XX.
Um exemplo de construção antiga é onde está abrigado o Sesc Arsenal. O espaço fica em um forte construído em 1848, nos moldes franco-lusitanos e inspirado nas edificações militares encontradas no Rio de Janeiro à época. De estilo neoclássico, o prédio é tombado como Patrimônio Histórico e mantém a fachada original.
Outro prédio histórico interessante em Cuiabá é o Grande Hotel. Construído na década de 1940, momento em que não existia nenhum hotel na cidade, o edifício apresenta varandas, arcos e 38 quartos, em um estilo neocolonial. Em seu auge, o hotel recebeu personalidades como Emilinha Borba, a rainha do Rádio, Procópio Ferreira e até o presidente Getúlio Vargas.

Calor tá forte

Cuiabá é famosa por seu forte calor, com temperatura podendo alcançar os 40 °C nos meses mais quentes. No outono e no inverno, a temperatura costuma cair alguns dias, chegando até 10 °C devido, principalmente, às frentes frias que vêm do sul, retornando rapidamente ao calor habitual. A temperatura média em Cuiabá gira em torno dos 26 °C.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a maior temperatura atingida registrada em Cuiabá foi 44 °C, em 30 de setembro de 2020, sendo essa uma das maiores temperaturas já observadas no Brasil.

Museu de bonecas e brinquedos

O único museu de bonecas e brinquedos da América Latina se encontra em Cuiabá e tem mais de 5 mil itens catalogados. A criadora do museu, Terezinha Barros, resolveu colecionar bonecas ainda na adolescência e construiu, anos depois e com recursos próprios, o museu que é o único do gênero no país.
No museu estão expostas bonecas raras como a da atriz mirim de musicais da década de 1940, Shirley Temple, da primeira brasileira eleita Miss Universo, Yeda Maria Vargas, da cantora e atriz Carmem Miranda e o primeiro modelo da Barbie, lançado em 1959, além de bonecas de diversos países como França, Estados Unidos e Suíça.

Corrida de Reis

Cuiabá recebe em suas ruas, todos os anos, a Corrida de Reis, a maior prova de rua do Centro-Oeste e uma das mais importantes do Brasil. A prova tradicionalmente abre a temporada de corridas de rua no Brasil. A edição de 2020, a 36ª, reuniu mais de 15 mil corredores.
A corrida de 10 quilômetros, em Cuiabá e Várzea Grande, é homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo e faz parte do calendário de atletas do Brasil e do mundo como uma das principais corridas do Brasil. Todos os anos é realizada no primeiro domingo após o Dia de Reis (6 de janeiro). A primeira edição foi realizada em 1984.

Vinhedos

Todas estas curiosidades sobre Cuiabá descritas acima são motivo de orgulho para o cuiabano, e fazem parte da história da cidade. Primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa, o Vinhedos chega para fazer parte do futuro de Cuiabá, como um novo motivo de satisfação para o cidadão cuiabano.

COMPARTILHAR: