Saiba quais são as principais características do estilo industrial e como aplicar na decoração residencial
Para os fãs de unicidade e particularidades na hora de decorar a casa, os ambientes repletos de peças que remetem ao visual de fábricas, metalúrgicas e galpões podem ser uma alternativa surpreendente para o décor da sua residência.
Esse tipo de espaço, que pode variar entre o moderno e o retrô, é inspirado no que a arquitetura chama de “estilo industrial”. A história desse modelo de décor surgiu, em Nova York, entre a década de 50 e 70, período que foi marcado por um movimento de artistas e escritores que começaram a ocupar antigos galpões e fábricas da cidade.
Em um primeiro momento, essa ocupação aconteceu como uma alternativa aos imóveis que tinham um valor de aluguel muito alto. E, aos poucos, tornou-se um modelo de decoração que ganhou o coração de pessoas ao redor do mundo por suas características exclusivas e singulares.
Para entender mais sobre o estilo industrial, o Blog do Vinhedos preparou uma matéria abordando tudo o que você precisa saber para aplicar essa decoração na sua casa. Continue a leitura para saber mais!
As principais características da decoração industrial
Inicialmente, além da função residencial, os profissionais da arte passaram a trabalhar dentro dos antigos galpões, utilizando-os, também, como ateliês. Com o passar dos anos, os componentes improvisados daqueles ambientes, como os itens de ferro, de tubulação elétrica e de concreto – que contrastavam com os elementos de madeira -, foram tomando forma e se tornando um gênero da decoração.
Quando falamos em decoração clássica, é comum lidarmos com características simétricas e designs já conhecidos. No entanto, no estilo industrial, o “charme” é justamente o oposto: o diferencial está nas imperfeições e nas assimetrias que compõem o visual do ambiente.
Tijolos e tubulações aparentes, cores terrosas nas paredes e no chão e o concreto inacabado dão um ar mais moderno ao local. Essa flexibilidade que compõe a estética industrial contribui, inclusive, para a sensação de pertencimento do morador, gerando ainda mais apego com a própria casa.
Apesar de os protagonistas do décor industrial serem os materiais que remetem às fábricas, o componente indispensável para integrar esse design é a madeira. Em geral, os móveis em marcenaria contrastam com a sobriedade dos galpões e denotam mais leveza e aconchego ao ambiente.
As pessoas que optam por um estilo residencial mais urbano são aquelas que apreciam viver em uma casa ampla e com cômodos integrados, capazes de promover uma conexão maior entre os diferentes ambientes, como a cozinha integrada à sala e ao quarto, estendendo-se à varanda.
Além da aparência arrojada e descolada, o estilo industrial também promove praticidade. Isso porque os móveis e a disposição dos espaços tendem a ser mais funcionais, tornando a rotina dos moradores mais descomplicada.
Algumas das principais características são:
- Ambientes amplos;
- Janelas grandes;
- Cômodos integrados;
- Arte urbana – como o grafite;
- Móveis de cor metálica
- Paleta de cores mais neutras e terrosas;
- Superfícies desgastadas.
As vantagens da decoração industrial
Um ponto positivo da decoração industrial é que ela pode ser aplicada em espaços antigos e sem precisar de grandes reformas, tornando o processo de ornamentação muito mais prático.
Muitas vezes, basta deixar a criatividade fluir e adicionar objetos pontuais que remetam ao design urbano das antigas fábricas e dos galpões, aproveitando o espaço já existente. Uma grande vantagem é que os itens utilizados para a ornamentação são fáceis de encontrar em lojas comuns, como as de materiais de construção.
Dessa forma, não é obrigatoriamente necessário contratar um profissional específico da área de decoração de interiores para ter o estilo industrial em sua casa. Na verdade, é possível produzir a decoração da sua residência no estilo DIY (“Do It Yourself”) – ou “Faça Você Mesmo”. Essa prática gera, ainda, um sentimento de satisfação muito maior por você se sentir responsável pelo resultado de um bom trabalho.
Aprenda como aplicar a decoração industrial na sua residência
Alguns itens são indispensáveis para compor o estilo industrial, e a aplicação desse tipo de design decorativo é fácil e prático. Veja como fazer:
-
Tijolos e concreto:
Uma das principais características do design decorativo industrial é o aspecto bruto de uma construção, ou seja, a sua aparência antes da fase do acabamento, quando os tijolos e o concreto ficam expostos. A sobriedade do ambiente é quebrada com o contraste causado pela madeira, geralmente presente nos móveis da casa, gerando uma sensação maior de conforto.
-
Iluminação potente
O estilo de iluminação da decoração industrial também é inspirado nas grandes fábricas. Por isso, a presença de luminárias pendentes com tons de luz amarelados ou acobreados são muito importantes para a caracterização.
Além disso, a temperatura da luz amarela também é responsável por estimular a sensação de aconchego aos ambientes e produz o sentimento de bem-estar.
-
Encanamentos e tubulações elétricas aparentes
O encanamento e as tubulações elétricas expostas são aspectos bastante característicos das antigas fábricas e indústrias. Portanto, adicioná-los à composição da decoração industrial é essencial para criar um ambiente mais urbano e moderno.
-
Ambientes integrados
No design industrial, os cômodos devem ser amplos e integrados e sem nenhum tipo de divisória entre um ambiente e outro. Dessa forma, a cozinha, a sala e o quarto, por exemplo, estarão contidos em um só espaço.
-
Flores e plantas
As flores e as plantas são ideais para o estilo, ajudando a dar mais leveza ao ambiente decorado por tijolos, cimento e fios elétricos aparentes. O verde das plantas e o colorido das flores ornam com os móveis amadeirados, dando um ar mais delicado à composição decorativa.
Vinhedos – Bairro moderno e planejado
O Vinhedos, um empreendimento da Abitte Urbanismo, também contém elementos que se contrastam, pois une a modernidade da tecnologia (o Wi-Fi nas áreas comuns, os eletropostos e o sistema inovador de coleta de lixo) e o aconchego da natureza, como os jardins e as trilhas em meio ao verde das árvores, dos arbustos e das flores. Conheça o Vinhedos: o bairro planejado e inteligente da região do Santa Rosa, em Cuiabá.