Saiba o que é um Jardim Francês e quais são as vantagens e características
Caracterizado por suas formas geométricas e simetrias perfeitas, o jardim francês tem como seu representante mais glorioso o Palácio de Versalhes (Palace of Versailles), na França. De fato, foi com a criação dele no século XVII, durante o reinado de Luís XIV, que o estilo surgiu.
Mais formal e rígido se comparado a outros estilos, o jardim visa mostrar o completo domínio do homem sobre a natureza, além de valorizar construções grandes e volumosas.
Esse modelo deve ter uma paisagem que não seja muito natural, deixando claro que houve intervenção humana na construção dele. Nele, a conexão com a natureza aparece de forma mais limpa e formal, com plantas bem podadas e um design organizado e padronizado.
Como o Vinhedos Cuiabá terá um Jardim Francês em breve, trouxemos, ao longo do texto, informações sobre o estilo e listamos as características e os benefícios. Confira!
Características
Infraestrutura rebuscada, pedriscos pequenos e paletas de cores em tons de verdes claros e escuros fazem parte das singularidades de um jardim francês.
Entre as plantas, os arbustos e os pinheiros devem ser priorizados. No caso dos primeiros, eles são peças quase obrigatórias nesse modelo, e, de acordo com histórias, o motivo seria porque Luís XIV era um grande fã desses tipos de vegetais.
Em relação ao design, há uma valorização de caminhos largos e bem definidos, compostos por cimentos ou azulejos, que serão adornados com plantas que possam ser esculpidas.
Algumas flores também aparecem nessas composições paisagísticas, como rosas, tulipas e azaleias. Geralmente, elas são expostas em vasos, jardineiras e/ou canteiros delimitados.
Itens de decoração podem ser usados – sejam luminárias, esculturas, fontes, bancos e/ou pergolados – desde que agreguem ao estilo do jardim.
Plantas que podem ser usadas em um Jardim Francês
Tendo em vista a importância das plantas para compor o visual de um jardim, listamos aqui várias espécies que são adequadas para o modelo francês:
- Arbustos
- Ciprestes
- Pinheiros
- Tuias
- Tulipas
- Buxinho
- Murta
- Lavanda
- Hera
- Glicínia
- Amor-Perfeito
- Roseira
- Roseira-Trepadeira
- Azaléia
O que é fundamental para um Jardim Francês dar certo?
Existem alguns fatores fundamentais aos quais se deve estar atento para que esse modelo seja bem sucedido, como luminosidade e temperatura, água e umidade, bem como solo e adubação. Confira:
- luminosidade e temperatura: as plantas precisam ter, pelo menos, contato indireto com a luz durante o dia. Algumas precisam estar expostas à luminosidade pelo menos quatro horas por dia;
- água e umidade: esse estilo de jardinagem requer um bom sistema de drenagem de água;
- solo e adubação: jardins como esses precisam de um solo rico em matéria orgânica.
Benefícios de um Jardim Francês
Ter um ambiente ao ar livre que seja requintado, luxuoso e sóbrio é um dos diferenciais de se apostar em um Jardim Francês. Assim, além de garantir contato com a natureza, o estilo é ótimo para que os visitantes admirem a paisagem.
Outra vantagem é que esses jardins podem ser inseridos em locais de grande porte. Além disso, a estrutura desse modelo confere a possibilidade de incluir vários tipos de detalhes e objetos de decoração, e as plantas presentes nela são de grande resistência.
Bairro Vinhedos em Cuiabá!
Planeje sua futura residência em um bairro moderno e inteligente. Empreendimento da Abitte Urbanismo, o Vinhedos está localizado na região do Santa Rosa, em Cuiabá.