O que é acessibilidade universal?

O conceito de acessibilidade universal nasce da necessidade de promover acesso de forma prática e fácil às pessoas

Entenda o conceito que garante o livre acesso para todo e qualquer indivíduo a lugares, produtos e serviços

O conceito de acessibilidade universal nasce da necessidade de promover acesso de forma prática e fácil às pessoas que precisam de mais autonomia para executar tarefas cotidianas, sendo importante para garantir os direitos básicos de ir e vir, além de ser um assunto essencial a ser discutido frequentemente. 

Quando falamos de acessibilidade, protagonizamos, principalmente, aqueles indivíduos que têm algum tipo de dificuldade na mobilidade e precisam de adaptações nas estruturas dos lugares que frequentam e dos serviços que usufruem. No entanto, isso não é algo fácil de ser alcançado, já que depende não apenas das instituições, mas também de uma conscientização coletiva da sociedade perante o tema. 

Para explicar como a acessibilidade universal deve funcionar na prática, o blog do Vinhedos preparou uma matéria sobre o assunto. Vamos entender!

O Vinhedos seguirá o desenho universal de acessibilidade
O Vinhedos seguirá o desenho universal de acessibilidade

Entenda o conceito de deficiência

Para entender a importância da acessibilidade universal, é preciso entender o conceito de deficiência. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a deficiência não se trata de doença. Inclusive, a nomenclatura “pessoa portadora de deficiência” já está defasada segundo instituições de saúde oficiais do mundo, porque a palavra “portadora” remete à patologia, e, segundo, Paul Haunt, pesquisador social britânico, a deficiência surge a partir de uma condição social na qual é necessário garantir os direitos básicos às pessoas com alguma limitação física. 

O Vinhedos, segundo Jhonny Rother, arquiteto que planejou o bairro, seguirá o desenho universal de acessibilidade. “Tem uma série de normativas, toda uma Norma Brasileira de acessibilidade, que a gente está atendendo lá dentro do bairro, como dentro do condomínio também.” O primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa terá as calçadas rebaixadas nas esquinas, além de passagens em nível para pedestres e vagas para deficientes bem localizadas, próximas aos equipamentos da região. Isso garante a inclusão e direito aos bens e serviços não apenas às pessoas com deficiência, mas também aos idosos e pessoas que apresentem mobilidade reduzida.

Acessibilidade é um direito

A acessibilidade universal nasceu de uma forte demanda por parte de comunidades que têm alguma ligação, pauta ou ação voltada às pessoas com algum tipo de deficiência que dificulta o cumprimento de atividades simples e cotidianas. Embora o conceito de ‘acessibilidade universal’ não abranja apenas esse grupo de pessoas, mas, sim, toda a sociedade, a pessoa portadora de deficiência acaba por ser a principal beneficiada no dia a dia. O acesso a qualquer tipo de lugar, produto ou serviço é um direito fundamental do ser humano.

Como garantir o acesso universal?

Ter a consciência de que a acessibilidade universal é um direito de todos é o primeiro passo para garanti-la. Ademais, é necessário:

  • Conhecer a lei estadual e municipal de acessibilidade universal para que, dessa forma, seja viável cumprir todos os requisitos que eliminem o máximo possível dos obstáculos em todos os âmbitos. 
  • Usar a tecnologia e inovação em prol da acessibilidade, afinal, são elas que possibilitam a execução das tarefas de forma mais prática e sem grandes esforços, principalmente para as pessoas com algum tipo de deficiência.
Acessibilidade universal é um direito de todos
Acessibilidade universal é um direito de todos

O Vinhedos promove acessibilidade universal

O Vinhedos, bairro planejado e inteligente localizado na região do Santa Rosa, em Cuiabá, preocupa-se com a acessibilidade dos moradores. O projeto foi pensado para garantir o acesso fácil de todas as pessoas às comodidades do bairro. Conheça os diferenciais do Vinhedos, um empreendimento da Abitte Urbanismo!

COMPARTILHAR: