A arquiteta que atua em Cuiabá se dedica a construir, literalmente, os sonhos de seus clientes, levando em conta a harmonia dos espaços e o respeito ao meio ambiente
Formada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em 2013, a arquiteta Bruna Medeiros tem uma vasta experiência acadêmica, com duas pós-graduações – Master em Arquitetura e Iluminação e, mais recentemente, Master em Neurociência aplicada à Arquitetura –, além de participações em cursos sobre Construções Sustentáveis, Feng Shui e Paisagismo.
E a busca por conhecimento não parou por aí! Para se manter atualizada e aprimorar a qualidade de seus serviços, Bruna está sempre participando de cursos, seminários e feiras de design/arquitetura.
A paixão pela arquitetura é algo que está com Bruna desde a infância, quando acompanhava as obras de seu pai, que trabalhava em uma grande construtora de São Paulo. “Desde sempre gostei do cheiro de obra (risos) e sempre fui muito curiosa sobre como fazer as construções funcionarem bem. Por ele, eu seria engenheira. Mas a arquitetura sempre me encantou e inspirou muito mais! Faz meu coração bater forte e feliz!”
Hoje, a profissional gere seu próprio escritório, o Bruna Medeiros Arquitetura, e, juntamente a sua equipe, atua na região de Cuiabá com projetos arquitetônicos que materializam os sonhos e necessidades de seus clientes, levando em consideração conceitos como sustentabilidade e harmonia entre o usuário e o espaço.
O que mais te encanta na profissão? Qual função/atividade tem mais prazer em desempenhar durante o planejamento de um projeto?
Me fascina mergulhar no sonho dos meus clientes e, ao ver a construção ficando pronta, eu sinto que aquele sonho se tornou meu também. Participar dessa materialização é maravilhoso e gratificante! Ao longo do projeto, a parte mais emocionante é a apresentação das imagens em 3D. Nesse momento, o cliente se realiza ao sentir que suas ideias e desejos foram compreendidos, e ele vê sua identidade representada no espaço que projetamos juntos.
No seu escritório, há uma especialidade focada em algum nicho? Apresente a equipe envolvida e por trás do Bruna Medeiros Arquitetura.
A maioria dos nossos projetos é residencial, alguns comerciais e academias de ginástica (administrei a academia do meu esposo por alguns anos, por isso conheço as particularidades deste tipo de construção). Atualmente, minha equipe é composta por mim, pela Yohani – arquiteta responsável pela gestão dos projetos e processos internos –, pelo arquiteto Renato – que cuida dos projetos arquitetônicos –, e pelo Felipe, que é responsável pelas maquetes de interiores e imagens realistas. Mas todos participam de todas as etapas dos projetos, porque acredito que várias cabeças têm muito mais ideias do que uma só (risos).
No site do escritório, é mencionado que a sustentabilidade faz parte da essência de seu trabalho. Essa é uma preocupação que vem sendo colocada em pauta nos atuais empreendimentos imobiliários. Como a sustentabilidade é trabalhada em seus projetos?
Fazendo escolhas inteligentes! Nós sempre buscamos a otimização de recursos (financeiros, materiais, ambientais) em tudo na vida, então por que deveria ser diferente nas construções? Sustentabilidade vai muito além de produção de energia solar. Por isso, desde o início do projeto, buscamos a melhor locação da casa no terreno, considerando a orientação solar, ventos dominantes da região, melhor aproveitamento do relevo natural do terreno e sua drenagem. As aberturas da casa são planejadas para permitir ventilação e iluminação natural sem que, necessariamente, o calor do sol entre também. Até mesmo a escolha dos materiais usados na construção pode impactar positiva ou negativamente na saúde dos habitantes e no meio ambiente. Então, me sinto no dever de orientar os clientes sobre todas essas questões para que ele também faça escolhas ciente dos prós e contras de cada item no projeto. Nossa casa maior (Terra) já foi muito desrespeitada e agora precisamos reverter os danos causados pelas gerações anteriores.
Outro conceito abordado no trabalho que você desenvolve é o Feng Shui. Qual a importância desta prática aos ambientes e de que forma ela pode ser aplicada em uma residência, por exemplo?
O Feng Shui é baseado na observação de milhares de anos sobre como os espaços influenciam a saúde, bem-estar e prosperidade dos seus habitantes. Quando percebi que as técnicas do Feng Shui funcionam tornando os espaços mais harmoniosos, agradáveis e convidativos, decidi fazer parte da 1ª turma de pós-graduação em Neurociência aplicada à Arquitetura. Assim, com estudos científicos da Neurociência e Psicologia, muitas técnicas do Feng Shui foram explicadas e comprovadas. Analisamos como as formas geométricas, cores, texturas e imagens do espaço são traduzidos pelo nosso cérebro e impactam nossas emoções, saúde e comportamento. Um exemplo simples: dependendo de como seu sofá estiver posicionado na sala, essa sala pode transmitir a mensagem de que você é bem-vindo e convidado a se sentar, ou de que sua presença não é desejada ali. Essa mensagem vai se repetindo no seu dia a dia em casa, sendo reforçada no seu subconsciente. A sensação pode se transformar em bem-estar (saúde) ou em ansiedade (e até depressão).
O mercado imobiliário em Cuiabá está bem aquecido, e observa-se uma movimentação nos lançamentos de alto padrão. Imóveis de alto padrão também precisam seguir uma estética de alto padrão. Tem alguma tendência de estética de construção que vocês têm observado ultimamente para residências deste nicho?
Vejo, atualmente, a preferência por casas com alturas internas (pé direito) mais altos, ambientes que promovam a integração da família, uso de tecnologia e automação para facilitar a vida como cortinas e persianas automatizadas, controle de luzes, ar-condicionado e diversos equipamentos através de um celular com internet. Também são muito pedidos ambientes multiúsos que se adaptam a diferentes necessidades, o desejo de trazer a natureza para dentro de casa, uso de revestimentos naturais como pedras e madeira, ou porcelanatos que simulem esses materiais naturais. Efeitos de iluminação diferentes que o LED proporciona também estão sendo muito utilizados, desde a fachada até a piscina.
Apresente alguns dos projetos de alto padrão do portfólio do escritório, contextualizando suas características e particularidades.
PROJETO 01: Residência térrea para uma família jovem e alegre, que ama arte/cultura e receber os amigos com crianças. Tanto a garagem quanto o espaço gourmet estão integrados com a área de lazer, para terem liberdade de usá-los em festas e reuniões dentro ou fora de casa. A área dos quartos foi setorizada de modo a garantir privacidade e confortos térmico e acústico. Além de três suítes, planejamos um home office que garante concentração e foco para os clientes trabalharem e fazerem suas reuniões on-line em local apropriado.
PROJETO 02: Residência térrea com 460 m² para um casal apaixonado por natação. Usamos a largura total do terreno para criar uma piscina com raia de 24 m, cascata, prainha e hidromassagem. A residência é totalmente acessível, garantindo a segurança e o conforto dos habitantes por toda vida.
PROJETO 03: Sobrado com 182 m². Na fachada de traços e iluminação modernos, usamos tijolinho produzido na região (Chapada dos Guimarães) e janelas altas que permitem muita luz e ventilação natural na sala com pé direito duplo, preservando a privacidade da família. No térreo, além dos ambientes sociais, criamos um espaço multiúso flexível que pode ser usado como home office, sala de TV ou quarto de hóspedes.
Em relação ao bairro Vinhedos, um bairro planejado que entra no conceito de uma smart city, a natureza estará integrada à urbanização. Você enxerga isso como uma tendência daqui para frente? Que tipo de projetos residenciais você visualiza para um empreendimento deste porte?
A integração da cidade com a natureza só tende a aumentar, daqui para frente. Chegamos a um ponto que é inviável viver de outra forma. Cidades como Cuiabá necessitam muito da sombra das árvores, da umidade estável do ar que a natureza proporciona, e até mesmo do som dos pássaros que nos faz bem! Em um bairro planejado assim, residências, comércio, parques e escolas se encaixam perfeitamente para quem busca viver com qualidade de vida!