Danielle Lucialdo e o processo criativo na Arquitetura

Danielle Lucialdo e o processo criativo na Arquitetura

À frente de escritório, profissional cuiabana elabora projetos focados na qualidade de vida por meio de soluções diferenciadas

A praticidade, a funcionalidade e a beleza de um projeto arquitetônico são resultadas da melhor combinação entre o uso inteligente de materiais e da iluminação a favor dos ambientes, buscando assim estar em sintonia com o que o cliente aguarda. É nesse modelo de trabalho que acredita a arquiteta cuiabana Danielle Lucialdo. “Sou a primeira a ficar encantada com o projeto e já ir imaginando ele pronto, enquanto vou repassando o nosso briefing com o cliente”, reitera.

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá (Unic) em 2016, essa foi sua segunda formação, já que anteriormente se formou em Administração. “Quando terminei minha primeira faculdade, logo percebi que não era esse meu sonho. Na primeira oportunidade, me matriculei na faculdade de Arquitetura e me apaixonei desde o primeiro dia”, explica Danielle.

Quando foi o início do escritório Danielle Lucialdo Arquitetura? Há outros profissionais da área que trabalham com você?

Antes mesmo de me formar, já iniciei com alguns projetos para familiares e amigos. Na minha equipe, trabalhamos em quatro pessoas, todos muito capacitados e comprometidos em atender às expectativas dos nossos clientes.  Nosso escritório está em busca de constantes desafios, a empresa dedica-se à elaboração de projetos focados na qualidade de vida por meio de soluções diferenciadas que transmitam conforto, segurança, bem-estar e sofisticação com criatividade, dinamismo e assertividade. Compartilho com vocês ainda que estaremos com escritório novo, localizado na Rua Sírio Libanesa nº319, na Praça Popular. Será um escritório muito aconchegante e estará prontinho para atender em fevereiro.

De que modo você se interessou em fazer o curso de Arquitetura, há alguma lembrança mais antiga neste sentido, da época de infância ou adolescência, por exemplo?

A Arquitetura foi minha segunda faculdade, pois sou formada também em Administração de empresas. Meu olhar sempre brilhou para essa área e, quando terminei minha primeira faculdade, logo percebi que não era esse meu sonho. Na primeira oportunidade, me matriculei na faculdade de Arquitetura e me apaixonei desde o primeiro dia.

Em seu portfólio destacam-se projetos de interiores residenciais, algo que acaba sendo muito particular, uma vez que as pessoas vão morar naquele espaço. Como é o seu contato com o cliente para entender as necessidades dele?

O processo criativo se inicia desde o primeiro encontro. Eu sempre digo que sou a primeira a ficar encantada com o projeto e já ir o imaginando pronto, enquanto vou repassando o nosso briefing com o cliente. Parece que na minha cabeça já está até subindo o 3D (risos) e tomando forma o sonho, porque sempre digo que é um sonho que sonhamos todos juntos, todos na mesma sintonia.

É possível perceber em seus projetos um cuidado muito especial com a iluminação do ambiente. Fale um pouco sobre os benefícios que uma iluminação correta pode proporcionar ao projeto.

A iluminação é um dos elementos mais importantes na Arquitetura. É como se a Arquitetura estivesse viva, com “alma”. Falo não só da iluminação artificial, mas, principalmente, da natural. A iluminação deve fazer parte do momento criativo do projeto. Projetar espaços pensando no efeito que a luz irá transformar, é muito importante esse cuidado. A iluminação artificial é distinta para diferentes espaços, por isso é importante um bom layout luminotécnico, com a precisa especificação de lâmpadas e luminárias mais apropriadas para o uso em estudo. Lâmpadas possuem diferentes temperaturas de cor, proporcionando conforto visual para o usuário, gerando efeitos maravilhosos para os espaços internos ou externos. Buscamos sempre em nossos projetos ter um cuidado especial com a iluminação natural.

Cite alguns dos seus principais projetos, aqueles que melhor definem seu trabalho e que você adorou o resultado.

Fica difícil citar um, são tantos e temos um carinho especial por cada um deles. Nesse (fotos abaixo), usamos muitos elementos naturais, texturas, muita pedra e madeira que reforçam ainda mais a sensação de aconchego, com o espaço gourmet no mesmo ambiente, integrado com a área de lazer e com a piscina. Praticidade, funcionalidade e muita beleza definem esse projeto.

COMPARTILHAR: