Arquitetura biofílica: vantagens de viver perto da natureza

Arquitetura biofílica: vantagens de viver perto da natureza

Entenda quais são os benefícios que a arquitetura biofílica pode trazer para o seu lar

A palavra biofilia é de origem grega e significa “amor pela vida”. O termo foi usado inicialmente nos anos 80 pelo biólogo Edward Wilson, que acreditava na forte ligação entre as pessoas e a natureza. Foi a partir desse termo que surgiu o conceito de “arquitetura biofílica”, que consiste na integração do ambiente entre as pessoas e a natureza. Entenda mais sobre o assunto lendo a matéria que o blog do Vinhedos preparou para você!

As vantagens de viver mais perto da natureza

As plantas têm um papel muito importante no dia a dia das pessoas, afinal, é por meio delas que o ser humano se conecta com a sua própria essência: a natureza. Diversos estudos mostram que estar em meio à vegetação pode diminuir o estresse causado pela rotina exaustiva de trabalho. A diminuição da tensão emocional acontece, pois o exercício de respiração das plantas aumenta a oxigenação dos ambientes, promovendo ar puro e exalando o cheiro típico das folhas, o que remete à tranquilidade. 

A interação das crianças com as plantas promove um processo lúdico que molda o imaginário infantil, já que aguça os sentidos que ainda estão sendo desenvolvidos. Além disso, o contato com a natureza ativa a curiosidade da criança, pois, a partir da observação, ela consegue acompanhar o processo de crescimento e amadurecimento da planta, algo parecido com o seu próprio modo de se desenvolver e crescer.

Por isso, cada vez mais, os projetos de arquitetura – residenciais e comerciais – buscam o design biofílico para suprir a necessidade que o ser humano tem de conviver com as plantas e, consequentemente, para estimular o sentimento de bem-estar entre as pessoas. 

Dicas para montar uma arquitetura biofílica

Se você tem vontade de viver em contato com a natureza diariamente, saiba que não tem muito mistério para construir a sua arquitetura biofílica. Para isso, basta adicionar diferentes plantas nos espaços internos e externos do seu lar e do seu ambiente de trabalho. Além dos benefícios emocionais, as plantas também proporcionam beleza aos ambientes em que são integradas. 

Para os ambientes internos, o recomendado é usar orquídeas, bromélias, cactos e lírios. Já para as áreas externas, podem ser usadas a Yuca, as Espadas-de-São-Jorge e a Moreia. Para quem prefere algo mais elaborado e sofisticado, é possível contratar profissionais para construir jardins verticais dentro de casa ou na fachada da empresa e agregar piscinas naturais para promover um ambiente mais vivo.

Orquídeas são ideais para ambientes internos

Bairro sustentável

O Vinhedos, bairro planejado localizado na região do Santa Rosa em Cuiabá, foi pensado para integrar os moradores à natureza. O empreendimento conta com um lindo jardim botânico e francês, trilhas de bicicleta em meio às árvores e às plantas, além de uma área gramada para você brincar com o seu pet. Saiba mais sobre o projeto residencial de alto padrão construído pela Abitte Urbanismo!

 

COMPARTILHAR: