Bairros inteligentes: sustentabilidade e inovação

Bairros inteligentes: sustentabilidade e inovação

Os Bairros Inteligentes são projetos urbanos que promovem sustentabilidade, planejamento, tecnologia e inovação


Você já ouviu falar em Cidades Inteligentes? Esse conceito, conhecido também como Smart Cities, é uma tendência que, por meio da tecnologia, traz diversas vantagens sociais, econômicas e ambientais aos moradores. 

Os bairros inteligentes funcionam com a mesma proposta, utilizando uma estrutura disponível de forma mais sustentável e eficaz, com planejamento e inovação para proporcionar bem-estar e qualidade de vida. 

O que são os bairros inteligentes? 

Bairros Inteligentes são obras projetadas para fornecer uma opção variada de recursos para moradores terem uma experiência de conforto e segurança. A nova proposta é procurada por quem sonha em comprar um lote e construir sua casa em um lugar seguro, atrativo e tecnológico. 

Além disso, a estrutura pode promover o desenvolvimento econômico, pois alguns bairros inteligentes contam com espaços residenciais destinados à implantação de comércios e até mesmo indústrias.  

Nesse espaço, áreas de lazer também estão inseridas, como, por exemplo, ciclovias, quadras poliesportivas e outras opções, que são instaladas para conectar o convívio entre os moradores.

Vila sustentável em Adelaide, na Austrália 

Na cidade de Adelaide, na Austrália, a pequena vila de 27 casas, conhecida como Christie Walk, começou a ser construída em meados de 2000 com o objetivo de ser o primeiro bairro a investir em projetos urbanos sustentáveis e, hoje, tornou-se conhecida internacionalmente como um projeto pioneiro nesse ramo.

Christie Walk tem um vasto número de tecnologias, como: aquecimento solar, telhados verdes, sistemas de captação de águas da chuva, compostagem e hortas nos jardins e calçadas, que contam com a participação ativa dos moradores no processo de planejamento e inovação deste projeto. 

Vila de 27 casas, conhecida como Christie Walk

O maior bairro sustentável do Reino Unido 

Na região de Sutton, em Londres, está localizada a maior vila sustentável do Reino Unido, BedZed. O bairro, que começou a ser habitado em 2002 e abriga em torno de 200 pessoas, é conhecido por ser planejado e sustentável.

O projeto foi feito para a utilização de energia de fontes renováveis. Portanto, o local conta com 777 metros quadrados de painéis fotovoltaicos e tem suas casas voltadas para a região sul a fim de aproveitar ao máximo o ganho solar. As construções das casas têm vidros triplos e isolamento térmico. Além disso, as águas das chuvas que caem na região são coletadas para serem usadas. 

BedZed, EM LONDRES

Vinhedos – um bairro planejado e inteligente 

Realize seu sonho e viva em um bairro inteligente, sustentável e planejado para proporcionar uma experiência que una praticidade e conforto, com uma infraestrutura segura e tecnológica. O novo empreendimento da Abitte, o Vinhedos, oferece a comodidade e praticidade que você precisa para ter uma vida mais tranquila no dia a dia. 

COMPARTILHAR: