Inspirações para um Cantinho de Leitura aconchegante

Inspirações para um Cantinho de Leitura aconchegante

A hora da leitura é sagrada, por isso, saiba como montar o espaço ideal para esse momento

Ler é mágico! Os livros nos levam para dimensões quase inimagináveis, e somos imersos em diferentes realidades capazes de nos proporcionarem experiências únicas. A leitura nos faz perder a noção do tempo enquanto viajamos por cada página de um livro.

Ela também é um grande portal de informação. Dessa forma, tomamos conhecimento da realidade em que vivemos e compreendemos o que passou e o que está por vir. 

A seguir, daremos algumas dicas de como construir o seu cantinho literário:

A iluminação

A iluminação consegue abraçar o leitor. Em dias frios, ter uma lareira é uma ótima pedida. Por outro lado, luminárias também são adequadas para a leitura, além de harmonizar com o ambiente. A arquiteta Carina Korman, do escritório Korman arquitetos, recomenda o uso de luzes brancas-quentes para esse momento.

Obras de arte compõem a decoração

Utilizar obras de arte trazem sofisticação à composição decorativa do espaço, mas não existe regra na hora de escolher o estilo dessas obras, uma vez que o processo fica a critério do leitor. Algumas pessoas optam por características mais clássicas, enquanto outras preferem o ar de modernidade das obras de arte contemporâneas. O importante é ser compatível com o gosto do leitor e harmonizar com a paleta de cores da decoração.

A mágica das plantas

Sabemos que as plantas são bons artifícios na hora de compor a decoração de qualquer espaço, e isso não seria diferente para o seu cantinho de leitura. Além de adornar, as plantas tornam o ambiente mais arejado e potencializam a sensação de aconchego, trazendo mais conforto e tranquilidade na hora de mergulhar na sua leitura.

As poltronas

Alguns pontos importantes devem ser considerados no momento de escolher a poltrona da sua sala de leitura. O primeiro deles é a ergonomia do móvel: é necessário certificar se ele acomoda todo o seu corpo, se ele permite que seus pés alcancem o chão e se ele possui apoio para os braços. Esses detalhes garantem mais conforto para você nesse momento de relaxamento e concentração.

Outra questão a se considerar é a proporcionalidade do tamanho da poltrona com o ambiente. Uma poltrona grande demais para um pequeno ambiente trará desconforto na locomoção e destoará do espaço. O estilo do móvel também deve ser considerado conforme a decoração desejada. Uma poltrona de couro, por exemplo, é perfeita para ambientes rústicos, industriais e contemporâneos; já uma decoração mais jovem e descontraída pede poltronas coloridas e, para estilos mais clássicos, a opção recomendada são poltronas de cores neutras, como cinza, preto ou branco.

Depois de todas essas dicas, é hora de colocar a mão na massa e criar o seu cantinho de leitura! Vamos nessa?

 

Village Bordeaux, inovação e alto padrão para você

Agora que você já viu algumas inspirações para montar um cantinho de leitura aconchegante, sabia que as obras do Village Bordeux estão avançando a todo vapor?

Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades sobre o primeiro condomínio do Vinhedos, bairro inteligente localizado na região do Santa Rosa, que é uma das mais privilegiadas de Cuiabá e está próxima de importantes equipamentos urbanos.

COMPARTILHAR: