Casa conectada: o controle na palma da sua mão

Casa conectada: o controle na palma da sua mão

Dispositivos inteligentes integrados a assistentes virtuais facilitam a rotina doméstica, além de trazerem praticidade, segurança e economia de energia para o dia a dia

A tecnologia invadiu o nosso dia a dia, e na nossa casa não seria diferente. A conectividade está espalhada por todos os cantos, nos celulares, nos chamados aparelhos smart, como smartwatches e Smart TVs, e, agora, passa a estar presente também em objetos inimagináveis, como lâmpadas e persianas. Isso mesmo! Uma “casa conectada” utiliza a automação residencial para comandar e controlar eletrodomésticos e dispositivos por meio de aplicativos ou de assistentes virtuais com um simples comando de voz.

Quais as vantagens de uma casa conectada?

O conceito ganhou força aqui no Brasil em 2019, devido à chegada oficial dos smart speakers da Amazon e do Google. Integradas aos seus assistentes virtuais, a Alexa e o Google Assistant, respectivamente, essas caixinhas inteligentes se conectam a uma grande quantidade de aparelhos compatíveis – hoje, facilmente encontrados no mercado –, como televisões, câmeras de segurança, lâmpadas, plugues de tomadas e muito mais, acionando e comandando os mesmos a distância, apenas com um comando de voz.

Aliás, são ótimos aparelhos para quem almeja uma casa conectada, pois otimizam atividades do dia a dia, podendo reproduzir músicas, ler notícias e informar a previsão do tempo de qualquer lugar da casa, e, ainda, são capazes de criar rotinas específicas para o usuário, programando uma série de ações que serão acionadas com um só comando, como por exemplo: ao dizer “hora do filme”, a TV poderá abrir a Netflix, apagar as luzes e fechar as cortinas, se os dispositivos forem configurados para tal.

Mas se toda esta comodidade ainda não te convenceu, segundo José Ricardo Tobias, responsável pela Positivo Casa Inteligente, além da praticidade e conforto, outras vantagens da automação residencial são a segurança e economia de energia, “já que produtos como o Smart Plug da Positivo Casa Inteligente, por exemplo, permite acompanhar o consumo dos aparelhos e as lâmpadas inteligentes podem ser programadas para funcionar em menor intensidade, de acordo com as necessidades de uso dos moradores”.

Ainda segundo ele, a pandemia promoveu uma aceleração digital, pois com as pessoas passando mais tempo em casa, houve uma procura maior por conforto e, consequentemente, pela automação residencial.

Produtos como o Smart Plug da Positivo Casa Inteligente, por exemplo, permite acompanhar o consumo dos aparelhos e as lâmpadas inteligentes podem ser programadas para funcionar em menor intensidade, de acordo com as necessidades de uso dos moradores

José Ricardo Tobias, responsável pela Positivo Casa Inteligente

 

Como ter uma casa conectada?

Se você está pensando que uma casa conectada exige uma infraestrutura complexa ou um alto custo de investimento, está enganado! Com este conceito em alta, como bem adiantou a arquiteta Bruna Medeiros em sua entrevista, já é possível encontrar uma gama de produtos inteligentes para deixar sua casa conectada.

Mas por onde ou como começar a automação residencial? Tobias diz que todos os dispositivos da Positivo Casa Inteligente são fáceis de instalar e não precisam de acompanhamento profissional, “entretanto, para quem está entrando neste universo agora, a sugestão são aqueles produtos que bastam ser retirados da caixa para começarem a ser usados, como lâmpadas, plugues, câmeras e o smart controle universal”. Apenas com o auxílio de um smartphone, o usuário pode interagir com estes aparelhos para alterar seus funcionamentos, acompanhar o consumo de energia ou mesmo ver o que está acontecendo no outro cômodo da casa.

Para introduzir você neste universo de automação residencial, José Ricardo Tobias reuniu algumas das principais soluções em dispositivos inteligentes de acordo com os seguintes propósitos:

ILUMINAÇÃO

Smart Lâmpada Wi-Fi: Com fluxo luminoso de 806 lúmens, a Smart Lâmpada Wi-Fi de 9W clareia espaços de forma eficaz com consumo de energia reduzido. A lâmpada inteligente oferece mais de 16 milhões de possibilidades de cores e permite controlar a temperatura da luz branca – quente ou fria – para momentos de trabalho ou lazer. Também é possível ajustar a intensidade da luz seja para facilitar a leitura ou para assistir a um filme, por exemplo, tudo pelo aplicativo da Positivo Casa Inteligente. Além disso, ela não requer nenhum equipamento extra para a instalação, basta conectá-la no bocal de luz.

Smart lâmpada

CONFORTO

Smart Controle Universal: Um único dispositivo que oferece a facilidade e o conforto de gerir diversos eletrodomésticos, controlados através de infravermelho, diretamente de um smartphone, sem a necessidade de usar os controles remotos de cada um desses produtos. Com o Smart Controle Universal, é possível reunir todas as ações em um único dispositivo e controlar os equipamentos na tela do celular ou por comandos de voz do Google Assistente e da Alexa.

Smart Controle Universal

SEGURANÇA

Smart Câmera Bot Wi-Fi: Possibilitando assistir e gravar imagens de altíssima definição em 1080p Full HD, com zoom digital 8X e ângulo amplo de 360°, a versatilidade da Smart Câmera Bot Wi-Fi possibilita diversas aplicações de acordo com a sua necessidade, aproveitando o máximo de recursos como detecção e notificação de movimentos e visão noturna. Com o smartphone, o usuário pode assistir em tempo real, e de qualquer lugar, ao que está sendo gravado pela Smart Câmera.

Smart Câmera Bot Wi-Fi
COMPARTILHAR: