Closets funcionais

Closets funcionais

Um closet não é somente um cômodo de acessórios em um projeto arquitetônico. Se for bem planejado, ele pode vir a se tornar um verdadeiro protagonista na casa.

Visando a proporcionar ainda mais comodidade aos moradores, mas sem nunca deixar de lado a estética, os lares contemporâneos aliam, cada vez mais, praticidade e design. Nesse sentido, os closets em projetos residenciais são elementos-chave para auxiliar na organização e na disposição de itens pessoais e otimizar ainda mais o dia a dia dos seus ocupantes.

Funcionalidade garantida

Desejo de consumo de muitas pessoas, os closets facilitam o dia a dia ao reunir, em um único lugar, os objetos pessoais do morador e o espaço para montar o look perfeito. Frequentemente pensado para compor a decoração do dormitório, ele auxilia na organização dos itens pessoais.

Mas ter um closet organizado e moderno não é fácil. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a definir alguns detalhes que vão fazer a diferença na hora de montar o closet dos sonhos.

“deve-se analisar, primeiramente, como você gosta de organizar suas roupas. A partir daí, deve ser feito o projeto da divisão interna dos armários para atender as suas necessidades de forma intuitiva. Só assim, a funcionalidade será mantida”

 

projeto closet da arquiteta bruna medeiros
  • Atente-se ao seu estilo
    Essa é uma dica que você já deve considerar para qualquer ambiente que projeta, mas é especialmente importante na construção do closet: saiba qual é o seu estilo.
    No caso desse cômodo, conhecer suas preferências vai muito além de saber se você gosta de uma decoração minimalista ou clássica, envolve compreender as particularidades do vestuário de cada uma das pessoas que fará uso desse ambiente.
  • Espaço para experimentar à vontade
    Um closet no qual só cabem suas roupas e você não consegue se mexer lá dentro não é um closet, é um armário grande. Então, não deixe de reservar um espaço para você se movimentar livremente. Uma banqueta ou pufe pode ajudar também, tanto para apoiar roupas quanto para auxiliar na hora de calçar os sapatos.
  • Luz, muita luz
    Gavetas abarrotadas dos mais variados tipos de roupas, lugar para os sapatos, bolsas, acessórios e até para a maquiagem. Nada disso adianta se na hora de achar o que você precisa e dar aquela verificada no visual, o closet for escuro e mal iluminado, especialmente quando o closet não é integrado ao quarto e não tem janelas. O closet é o espaço onde a pessoa vai escolher as roupas para o dia e se maquiar, portanto precisa de luzes que não distorçam as cores. O ideal é investir em um ponto de luz colocado no centro, iluminando de forma geral por meio da instalação de um plafon, lustre ou pendente.
  • Portas transparentes
    Diga adeus para aquela montanha de roupas em cima da cama. As portas transparentes te ajudam a pensar antes no look que vai escolher, tirando a necessidade de provar roupas e mais roupas.
  • Compartimentos especiais para cada peça do vestuário
    Defina quais peças você tem em maior número e já projete armários, prateleiras e outros detalhes que possam ajudar a guardá-las ocupando o menor espaço possível.

Segundo a arquiteta Bruna Medeiros, de Cuiabá, “deve-se analisar, primeiramente, como você gosta de organizar suas roupas. A partir daí, deve ser feito o projeto da divisão interna dos armários para atender as suas necessidades de forma intuitiva. Só assim, a funcionalidade será mantida”.

A organização é essencial para a montagem de um closet

Organização é fundamental

A organização, tanto de roupas quanto de sapatos e acessórios, é prioridade na hora de montar um closet. O objetivo é encontrar a melhor maneira de guardar os pertences de forma a otimizar espaço e facilitar a escolha das peças para vestir. Se o tamanho disponível para o projeto for reduzido, o importante é apostar nos espaços verticais. Uma versão sem portas, totalmente aberta, costuma ser a mais indicada, pois o espaço interno é ampliado.

Já os closets grandes não envolvem muitos mistérios: a principal preocupação está em decorar o local de acordo com o estilo de vida dos moradores. Apostar em sofás que tragam praticidade e acrescentem maior charme ao local é ideal, e, pensando mais além, um móvel pode ser instalado no centro do ambiente para receber joias. Fora isso, obras de arte, quadros e esculturas ficam com a função de marcar a personalidade no cômodo.

“Para maior organização, gavetas são essenciais para ordenar os itens por tipo, tamanho e uso. Por exemplo, é importante ter uma gaveta para roupas íntimas, outra para roupas de praia, outra só para meias. Deste modo, fica fácil e rápido se vestir, pois tudo já está separado e em seu devido lugar. Cabideiros e calceiros também são itens muito solicitados devido à sua praticidade.”, relata Bruna.

Tipos de materiais e acabamentos

A escolha dos materiais é tão relevante quanto às dimensões do closet. Os mais comuns são a madeira e o MDF, que podem receber acabamentos diversos como a laca. Entretanto, é possível inovar. O vidro, por exemplo, mais utilizado em portas e gavetas, traz um ar moderno, além de facilitar na hora da limpeza, e para quem optar por esse revestimento, dá para misturar cores e desenhos com os acabamentos fosco e brilhante. Nesse caso, as roupas ficarão mais visíveis, o que torna mais rápido o processo de escolha dessas, mas também exige uma organização impecável.

COMPARTILHAR: