Food trucks e o formato inovador de gastronomia

Food trucks e o formato inovador de gastronomia

Em um formato inovador de gastronomia, os food trucks são veículos adaptados e equipados para possuírem uma cozinha, possibilitando a produção e venda de “comidas de rua”

O conceito de food truck é um modelo de negócios com formato inovador de gastronomia, que está cada vez mais popular e que já existe há muito tempo, tendo sido adaptado e que vem evoluindo no decorrer das décadas. O setor alimentício no Brasil vem se transformando muito nos últimos anos, influenciado pela chegada de tendências internacionais ao país, como é o caso da disseminação dessa nova cultura gastronômica.

A história do Food Truck

Muitos consideram que o início dos food trucks se deu nos tempos do Velho Oeste, em que cozinhas eram adaptadas e incrementadas em carroças, visando a alimentar os trabalhadores que estavam construindo as ferrovias. Assim era possível acompanhar a viagem conforme eles fossem avançando em seu trabalho.

A febre dos food trucks com inclinação gourmet, no entanto, começou em 2008, com a crise financeira nos Estados Unidos. Muitos chefs iniciantes achavam muito custoso e burocrático abrir um restaurante, e esse modelo de negócio independente se tornou um meio-termo viável de iniciar suas carreiras. Nos dias atuais, vários países possuem, em suas grandes cidades, uma cultura de gastronomia de rua, com food trucks ganhando até mesmo regulamentações para funcionar dentro da lei.

Os benefícios vão além da alimentação

Essa tendência virou moda e incentivou o empreendedorismo, pois muitos consumidores passaram a buscar os caminhões como forma de acesso a alimentos mais sofisticados e a preços acessíveis. Segundo dados do IBGE, o brasileiro está comendo fora de casa com mais frequência. No levantamento feito em 2019, antes da pandemia do Coronavírus, cerca de 60% da população fazia, no mínimo, uma refeição em restaurantes, lanchonetes e padarias.

Durante a pandemia, muitas pessoas necessitaram mudar de área de atuação e se “reinventar”, e o ramo da gastronomia foi um dos mais adotados pela população, uma vez que restaurantes delivery e food trucks foram os que mais se destacaram nesse momento.

O baixo custo para a implantação dos food trucks foi um grande atrativo nesse momento, e a possibilidade de vender diversos tipos de alimentos também induziu o crescimento do mercado de comida de rua no Brasil. Graças aos esforços de chefs e à recepção da população, esse modelo de negócio vai muito além de um jeito rápido e fácil de conseguir comida barata, tratando-se também de espaços que estimulam a criatividade culinária.

O conceito de food truck é um modelo de negócios com formato inovador de gastronomia, que está cada vez mais popular e que já existe há muito tempo, tendo sido adaptado e que vem evoluindo no decorrer das décadas.

Também existem food trucks de alimentos doces, como sorvetes e Donuts

Cardápios variados

Um cardápio recheado de lanches como fast-foods sempre faz muito sucesso em qualquer tipo de food truck. Mas também dá para inovar e oferecer outros tipos de alimentos, inclusive opções de refeições saudáveis, tais como:

  • Sucos e bebidas
  • Churros e outros doces variados
  • Sushi
  • Comida vegetariana ou vegana
  • Cachorro-quente
  • Hambúrguer
  • Pizza
  • Sorvete
  • Crepes
  • Donuts
  • Pastéis

Os food trucks abrangem muitas possibilidades, podendo ser encontrados tanto com gastronomias mais sofisticadas como servindo os clássicos do junk food, especializando-se em um tipo de prato ou oferecendo um mix de diferentes regiões e culturas, servindo, ainda, como uma alternativa de turismo.

Visando proporcionar um espaço de convivência entre os moradores, e também para oferecer um maior lazer a todos, o Bairro Vinhedos irá contar com um food park, uma área específica que será voltada para eventos com food trucks das mais variadas comidas.

Os food trucks também oferecem opções saudáveis
COMPARTILHAR: