Conceito honest market vira tendência em residenciais

Conceito honest market vira tendência em residenciais

Minimercados e comércio em geral têm utilizado sistema em que a compra dos produtos é feita pelo cliente em self-checkout, sem contato com vendedores

O conceito honest market tem sido uma tendência em minimercados e comércios em geral que se instalam em bairros residenciais e condomínios, atualmente. São estruturas geralmente pequenas, em um espaço como, por exemplo, a área de uso comum do condomínio ou no setor comercial de um bairro residencial, destinadas a oferecer produtos para venda aos moradores.

O significado de honest market em português é mercado honesto, pois a honestidade do consumidor é primordial para a realização da compra e, consequentemente, do pagamento, uma vez que não há contato com um atendente, vendedor ou operador de caixa em nenhuma etapa do ato de venda.

Nele, as gôndolas ficam expostas a todos, e o comprador simplesmente escolhe os itens, escaneia-os no self-checkout (autoatendimento ou autopagamento, em português), confirma a compra e insere o cartão na leitora para concluir o pagamento. Dessa maneira, o consumidor é o único envolvido no processo de compra.

O conceito honest market, geralmente, é aplicado em minilojas, que podem ser pequenas mercearias ou padarias combinadas com uma loja de conveniência, por exemplo. Em geral, são construções modulares, customizadas de acordo com as regras do condomínio.

O significado de honest market em português é mercado honesto, pois a honestidade do consumidor é primordial para a realização da compra

Vending machines

Máquinas em que o consumidor precisa pagar e pegar o produto, sem a necessidade da participação direta de outro ser humano, não são novidades há muitos anos. Afinal, que nunca colocou uma fichinha em uma máquina de bebidas e de lanches rápidos? A diferença é que, com o honest market, isso não fica limitado somente ao que normalmente é oferecido pelas máquinas de venda (em inglês, vending machines), como snacks, comida congelada, café, bebidas geladas (alcoólicas e não alcoólicas) e doces, mas chega a uma gama ampla de produtos, como frutas, legumes, carnes e produtos de padaria.

Vending machines

Pontos positivos do conceito honest market

Alguns dos pontos positivos de um honest market para o condomínio são abrir as portas em questão de poucos dias, gerar menor impacto ao meio ambiente e menor circulação de pessoas na obra, menos poluição sonora com barulho de construção, total mobilidade de instalação, entre outros.

Confira algumas outras vantagens do honest market:

  • Autoatendimento;
  • Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Produtos alinhados com os consumidores;
  • Fidelização de clientes pela qualidade do serviço;
  • Proximidade com o consumidor;
  • Fácil adaptação de espaços para a instalação;
  • Eliminação de gastos com operação (funcionários);
  • Redução de filas e a restrição do contato pessoal.

O fato de possibilitar o funcionamento 24 horas por dia, principalmente dentro de condomínios, é uma das principais vantagens do honest market, pois isso traz comodidade e facilidade aos moradores e funcionários do local. Este espaço de compra com produtos variados, disponível todas as horas do dia e da noite, possibilita agilidade e praticidade, fazendo economizar tempo e deslocamento.

A instalação de um honest market também traz benefícios econômicos ao condomínio ou ao bairro residencial. Em primeiro lugar, agrega valor e é um atrativo para novos condôminos e moradores. E vale lembrar, ainda, que o condomínio é remunerado com um percentual do lucro das vendas. Então, quanto mais o condômino gastar no mercadinho ou conveniência mais o condomínio recebe.

A pandemia teve participação na aceleração da instalação de lojas honest market. Com a necessidade de evitar aglomerações e a proibição de circulação em alguns momentos, no sentido de evitar a transmissão do vírus, a proximidade destes pequenos comércios foi vista como algo favorável.

self-checkout

Sistema self-checkout em conceito honest market

Não há como um honest market funcionar de outro modo que não seja com máquinas que permitam o self-checkout, ou autoatendimento. Esse método funciona da seguinte maneira: após finalizar a escolha dos produtos que quer comprar, o cliente dirige-se até as máquinas de self-checkout para conferir os produtos e finalizar a compra. Em certos estabelecimentos, os gestores costumam limitar o número máximo de itens por pessoa. O próprio consumidor passa seus produtos pelo leitor de código de barras.

Geralmente, há uma balança ao lado do leitor de código de barras. Isso para que, ao passar o item pelo leitor, o cliente coloque o produto sobre a balança. Só é liberado ao comprador passar o código de barras de outro item se o peso do que foi lido até o momento pelo leitor do código de barra coincidir com o peso que está registrado na balança.

Após o registro dos produtos pelo leitor de código de barras e a colocação deles no cesto, o cliente poderá, finalmente, fazer a escolha do método de pagamento, realizá-lo, retirar o comprovante e finalizar a compra.

Vinhedos, um bairro inteligente

Além das áreas residenciais, o Vinhedos contará com espaços para a instalação de comércios. Por se tratar de uma smart city, o bairro aposta em novas tendências em aspectos como segurança, mobilidade e coleta de lixo. No setor comercial, não será diferente. Novas tecnologias e ideias inspiradoras para o comércio dentro do Vinhedos certamente serão agregadas, especialmente na questão de melhorar o dia a dia de moradores, funcionários e frequentadores do bairro.

COMPARTILHAR: