Ecumenismo: busca da união harmônica das religiões

Ecumenismo: busca da união harmônica das religiões

TEMPLO DE TODAS AS RELIGIÕES (RUSSIA)

Igrejas ou capelas ecumênicas são locais abertos a pessoas de todas as orientações religiosas, um verdadeiro ponto de encontro e diálogo entre fiéis

O ecumenismo  é a busca da união, da comunhão e da harmonia, apesar das diferenças. O principal do ecumenismo é o processo ou a tendência à universalidade da união, sendo que esse sentido é mais restrito, pois procura reconhecer e respeitar a diversidade de cada igreja. Por esse motivo, uma igreja ou uma capela ecumênica é um local destinado a todas pessoas, de todas as religiões. Um ponto de encontro, de diálogo e união entre fiéis de todas as orientações religiosas.

Antigamente, em teologia, definia-se ecumenismo como o movimento que tem como destino a unificação das igrejas cristãs – católica, luterana, ortodoxa e protestante. No entanto, a definição atual é mais abrangente. O ecumenismo atualmente é considerado aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas.

Os principais objetivos do ecumenismo são:

  • Criar laços fraternais entre os indivíduos e as igrejas;
  • Auxiliar as pessoas necessitadas através de trabalhos coletivos, com foco na luta pela justiça;
  • Praticar orações e outras celebrações com propósito da unidade e harmonia;
  • Estudar as doutrinas das variadas igrejas para que haja a resolução das divergências.

As várias características propostas pelo ecumenismo, como solidariedade e o amor fraternal já eram integrados, mas ao longo dos séculos foram desaparecendo.

Origem do termo ecumenismo

Foi após o Império Romano que o ecumenismo ganhou a conotação utilizada até hoje pela igreja. As várias características propostas pelo ecumenismo, como solidariedade e amor fraternal, já eram integradas, mas ao longo dos séculos foram desaparecendo. Um exemplo é a separação entre os cristãos latinos e os gregos, assim como a dos protestantes e dos católicos.

Um nome importante para a difusão e impulsionamento do ecumenismo no século XVIII foi o do missionário inglês William Carey. Conhecido como “o pai das missões modernas”, Carey tinha como ideal a colaboração entre os cristãos, por meio de uma conferência missionária internacional que acabou não ocorrendo. O movimento missionário atual surgiu em 1910, na Escócia.

Templo Bahá’í (Chile)

Ecumenismo no Brasil

No Brasil, o ecumenismo tem como principal organismo o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) como o principal organismo deste movimento. Com sede em Brasília, o CONIC foi fundado em Porto Alegre, em 1982.

Dentro desse Conselho, são membros: a Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a Igreja Ortodoxa Siriana do Brasil e a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil.

As mais belas capelas ecumênicas pelo mundo

Uma igreja ou capela ecumênica é um espaço dedicado a todos. Hoje, diante de tantos conflitos humanos, os templos ecumênicos são um bom exemplo de incentivo à paz e à harmonia entre as diversidades. Conheça alguns dos principais templos ecumênicos espalhados pelo mundo:

Templo Bahá’í (Chile)
Projetado pelo canadense Siamak Hariri, o templo Bahá’í está localizado na região de Penalolen, próximo a Santiago, no Chile. Sua criação foi fundamentada nos preceitos de uma fé monoteísta, tendo em vista receber pessoas de todas as religiões, raças e gêneros, como iguais. Capaz de acomodar até seiscentas pessoas, o templo possui um formato eneágono orgânico, em espiral ovalada. Suas nove entradas, em intervalos regulares, simbolizam diferentes direções do globo e chamam os visitantes à contemplação, livre circulação e aproveitamento do espaço. A sensação de elevação espiritual se dá através da luz natural, que trespassa os véus da cúpula de vidro fundido e mármore translúcido, remetendo aos flocos de neve dos Andes.

House of One (Alemanha)
Ainda em construção, este é o primeiro templo multirreligioso, ou seja, capaz de reunir, sob o mesmo teto e ao mesmo tempo, fiéis de diferentes religiões. O templo será localizado na Praça Petriplaz, no centro histórico de Berlim, na Alemanha. Visando a atrair principalmente os jovens, que frequentam cada vez menos as igrejas, o escritório de arquitetura Kuehn Malvezzi projetou esse verdadeiro centro de oração e aprendizagem. Com conclusão prevista ainda para 2021, o House of One será erguido sobre ruínas de três igrejas anteriores, sendo uma delas datada do período neogótico, por volta de 1850. O novo edifício, em tijolos, terá três dependências separadas, adaptadas à realização de cultos de diferentes religiões. Cada sala formará uma das fachadas do edifício, de características únicas e resultantes de aberturas inspiradas nas crenças de cada doutrina.

House of One (Alemanha)

Templo da Paz (Brasil)
Essa pequena capela ecumênica, conhecida como Templo da Paz, está localizada dentro do Centro Universitário Positivo, em Curitiba, Paraná. Finalizada em 2002, sua estrutura em aço, de formato poliédrico, como um cristal, destaca-se em meio à natureza e aos edifícios do campus. É um espaço reservado para que alunos e funcionários possam ter um momento de paz e meditação, desvinculado de qualquer doutrina. O Templo da Paz parece flutuar sobre fundações em balsas, dando suporte aos tubulões, que apoiam a estrutura. Do lado de fora do templo, o pavimento da praça seca estampa uma rosa-dos-ventos. A beleza reforçada pela bela fachada da arquitetura, fechada por vidros e brises em alumínio.

Templo da Paz (Brasil)

Templo de Todas as Religiões (Rússia)
Mesquita, igreja ortodoxa e sinagoga debaixo do mesmo teto. Este é o propósito do Templo de Todas as Religiões, localizado em Kazan, a quase 800 quilômetros de Moscou. O artista e filantropo russo, Ildar Khanov, construiu o templo na esperança de colocar fim aos conflitos religiosos e de inventar uma religião única. Desde a morte do artista, em 2013, o templo transformou-se numa atração turística. A construção dele começou em 1992, ainda continua e representa as grandes religiões do mundo.

Encontro ecumênico no Vinhedos

O Vinhedos irá contar com uma capela para receber pessoas de todas as crenças e religiões. O objetivo é que todos se sintam representados e encontrem um local acolhedor nos momentos de oração.

COMPARTILHAR: