Energia solar: boa para o bolso e para a natureza

Energia solar: boa para o bolso e para a natureza

Descubra como a energia solar pode gerar economia para o seu bolso e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente

Utilizar a energia solar para gerar eletricidade em uma residência é uma ótima alternativa para aqueles que priorizam a economia nas contas de energia e, simultaneamente, preocupam-se com o meio ambiente. A energia solar fotovoltaica se baseia no aproveitamento da luz solar com o intuito de produzir energia elétrica para as funcionalidades domésticas que dependem da eletricidade para funcionar, como os aspiradores de pó, o chuveiro elétrico, o ar condicionado, o liquidificador, a televisão, a geladeira, entre outros. Para entender melhor como a energia solar fotovoltaica pode ser um benefício interessante para implementar em sua residência, o blog do Vinhedos preparou uma matéria com todas as informações que você precisa saber!

O que é a energia solar fotovoltaica

Podemos definir a energia solar fotovoltaica como uma tecnologia que utiliza a luz do sol para gerar eletricidade, promovendo uma energia gratuita e reutilizável. O equipamento de energia solar funciona da seguinte forma: as placas, instaladas estrategicamente sob os telhados de uma casa, captam o calor gerado pela luz solar e armazenam de forma que o calor possa ser utilizado na geração elétrica da estrutura residencial. 

Energia limpa e cuidado com o meio ambiente

A instalação das placas de energia solar é simples, e o valor do investimento em relação à economia que essa modalidade de geração de energia promove é gigantesca – podendo chegar aos 95% de redução no valor da conta de energia elétrica mensal. Além disso, o material usado para produzir as placas de energia solar fotovoltaicas não utiliza matérias-primas que estão em escassez na natureza, e o calor armazenado nessas placas é reutilizável, protegendo o meio ambiente.

Outra vantagem a ser considerada quando falamos da energia solar é que sua estrutura de captação não necessita de uma manutenção frequente e exaustiva, como é o caso da energia elétrica convencional, em que, por vezes, é preciso quebrar paredes e refazer estruturas construídas em tijolos nas casas, gerando mais gastos e muita dor de cabeça aos moradores. Sem contar que todo o processo de armazenamento e indução de energia pela luz solar é extremamente silencioso e evita, inclusive, a poluição sonora.

Energia cada vez mais acessível

Muitas pessoas consideram que o alto valor a ser investido para adquirir os equipamentos de energia solar e instalá-los em suas casas pode ser uma barreira. No entanto, é preciso considerar que, na hora da compra, é possível dividir o valor em parcelas numerosas por meio de um financiamento bancário que poderá ser quitado em até 7 anos. Em relação à vida útil do equipamento, que é de vinte e cinco anos, e considerando a grande capacidade de economia na conta de energia elétrica, a conclusão é de que vale a pena o investimento. Além disso, é preciso considerar também que quanto mais o tempo passa, a geração de energia elétrica através da luz solar se populariza, fator que torna o produto mais barato e mais acessível para as famílias que priorizam uma vida de consumo mais saudável e sustentável.

Vinhedos: um bairro sustentável

O Vinhedos, bairro planejado na região do Santa Rosa, em Cuiabá – MT, tem como um importante princípio a sustentabilidade. Na infraestrutura do bairro, é possível notar a valorização do conforto conciliado à responsabilidade socioambiental. Dessa forma, é seguramente viável obter um equipamento de energia solar para a sua casa, garantindo o conforto da sua família e contribuindo para o meio ambiente. Conheça o empreendimento da Abitte Urbanismo e se surpreenda!

COMPARTILHAR: