Espaços gourmets promovem lazer e comodidade

Espaços gourmets promovem lazer e comodidade

Ótima escolha para agregar aos projetos residenciais, áreas gourmets combinam qualidade de vida e ambiente propício para a convivência com familiares e amigos

Os espaços gourmets e as varandas externas estão cada vez mais presentes nos projetos residenciais. Neles, é possível inserir itens voltados para o lazer, como churrasqueiras, piscinas, entre outros, o que faz com que sua demanda se torne cada vez mais frequente. Seja em uma casa espaçosa ou em um pequeno apartamento, o ambiente pode ser executado para proporcionar aos moradores a bela experiência de receber os amigos e compartilhar momentos inesquecíveis, no conforto do próprio lar.

Uma das principais vantagens do projeto, de acordo com a arquiteta Karina Korn, é a versatilidade do ambiente. “A área gourmet é um ambiente aconchegante e perfeito para receber amigos e familiares ou até mesmo para descansar, já que apresenta muita versatilidade e pode ser utilizada para diferentes ocasiões: desde um churrasco em uma tarde de sábado até um jantar mais reservado e sem hora para terminar”, explica. Diferentemente de uma cozinha comum, por exemplo, o espaço gourmet não é considerado um local de serviço e, sim, de lazer e comodidade.

Projeto Karina Korn – foto Luis Gomes de Souza

Espaços gourmets, locais de convivência

Reuniões neste ambiente são sempre memoráveis e, muitas vezes, ficam imortalizadas em fotos e vídeos. Por isso, esse cantinho em sua casa deve ser pensado com carinho e merece um projeto de arquitetura especial. Além de beleza, ele deve trazer conforto para os usuários.

“Caracterizado por possuir uma estrutura similar à cozinha, é comum que esses espaços sejam projetados com uma área externa que possibilite a colocação de churrasqueira e forno de pizza, além de agregar outros equipamentos adicionais como chapeira (para os fãs de hambúrguer) cafeteira, chopeira e adega, que complementam o prazer de recepcionar e vivenciar momentos únicos”, diz Karina.

Reunir os amigos ou familiares em um ambiente bem planejado, confortável e com equipamentos de alto requinte dentro da própria casa, este é objetivo dos cada vez mais populares espaços gourmets, segundo a arquiteta.

Com esse longo período de pandemia que estamos enfrentando, a vontade de desfrutar a casa aflorou e eu acredito que, mesmo depois que vencermos essa etapa, o desejo de ter um lar com tudo o que se tem direito, incluindo a área gourmet, vai continuar.

Karina Korn, Arquiteta

Aconchegante e sofisticado nos detalhes, o espaço gourmet possui características da cozinha e das salas de jantar e de estar juntas, o que faz os amantes de cozinha gostarem mais ainda de receber seus convidados em ocasiões especiais. A decoração e a escolha de equipamentos ficam a critério do consumidor, mas as instalações normalmente contam com fogão, bancadas, cadeiras, churrasqueira, frigobar e, em ambientes mais sofisticados, até mesmo uma cervejeira. Para fazer as alterações, não são necessárias grandes obras, eliminando a possibilidade da modificação da estrutura do imóvel.

Um ambiente para receber visitas

Mesmo com a correria do cotidiano, é indispensável para nossa saúde mental, emocional e física reservarmos um tempo para apreciar a companhia de pessoas especiais, principalmente após o longo período de pandemia pelo qual estamos passando, longe daqueles que amamos. Em ocasiões como essa, nada melhor do que ter um espaço para preparar uma comida diferenciada e receber visitas.

“Com esse longo período de pandemia que estamos enfrentando, a vontade de desfrutar a casa aflorou e eu acredito que, mesmo depois que vencermos essa etapa, o desejo de ter um lar com tudo o que se tem direito, incluindo a área gourmet, vai continuar.”

Projeto Karina Korn – foto Luis Gomes de Souza

Para Karina, os espaços gourmets têm se tornado uma opção de destaque em casas, pois oferecem um ambiente funcional, agradável e requintado, muito favoráveis para a socialização.

Para uma melhor decoração, disposição e organização dos espaços gourmets, é necessário saber qual a intenção do seu uso. Por exemplo, uma das tendências decorativas crescentes é a união de ambientes. Várias pessoas estão apostando em aproximar a sala de jantar das varandas para dar às refeições um clima diferente, mais charmoso e especial. Espaços que contam, por exemplo, com mesas longas facilitam as noites de jogos, de modo que as mesas dão lugar aos tabuleiros e cartas, enquanto as comidas são apoiadas nos balcões.

Como planejar o seu espaço gourmet?

O item a se considerar antes de começar o projeto desse ambiente é a usabilidade. É muito importante pensar e refletir a respeito de questões como: do que você realmente gosta? Existem várias possibilidades de instalações e equipamentos para esses ambientes, mas de nada adianta instalar uma churrasqueira se você não gosta de fazer churrasco, não é mesmo? É importante saber exatamente como você usará aquele espaço e investir na funcionalidade dos itens escolhidos de sua preferência.

Projeto Karina Korn – foto Luis Gomes de Souza
COMPARTILHAR: