Exercícios físicos garantem vida mais saudável

Exercícios físicos garantem vida mais saudável

Mudanças de ares e atividades físicas proporcionam bem-estar não só do corpo como também da mente

Devido à pandemia da Covid-19, muitas pessoas abandonaram alguns costumes diários, tais como a prática de exercícios físicos, tornando-se cada vez mais sedentárias e ociosas, uma vez que tiveram que aderir ao isolamento social e, em alguns casos, ao home office, ficando muitas horas em frente às telas de computador e celulares, acarretando, assim, diversos problemas físicos e potencializando o estresse do dia a dia.

A importância de se manter ativo

Estamos vivendo uma fase em que se manter saudável tem sido muito difícil, não apenas do ponto de vista físico, mas também emocional. Dentro desse contexto, manter-se ativo é ainda mais essencial. Encontrar maneiras de se exercitar e de assegurar uma vida sadia é fundamental para garantir nosso bem-estar e saúde.

Devido às restrições feitas sobre a frequentação de academias e de outros locais de prática de exercícios físicos de ambiente fechado, muitas pessoas têm investido em práticas de atividades que podem ser feitas ao ar livre, em ambientes arejados, frescos e relaxantes.

O educador físico de Cuiabá, Jonatan Stre Peres, recomenda muito foco e disciplina neste momento. “Respeite os limites do seu corpo, comece de forma gradativa, iniciando com treinos de intensidade leve a moderada, como caminhadas e exercícios de flexibilidade e fortalecimento, utilizando o peso corporal. Conforme for adquirindo resistência, força e consciência, pode-se aumentar a intensidade dos treinos, porém sempre com muito cuidado.”

Pesquisas comprovam

De acordo com um guia divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa. As estatísticas mostram que um em cada quatro adultos, e quatro em cada cinco adolescentes no mundo não praticam atividades físicas suficientes. A OMS destaca que a prática de exercícios é fundamental para prevenir e ajudar no controle de doenças físicas e emocionais.

“Respeite os limites do seu corpo, comece de forma gradativa, iniciando com treinos de intensidade leve a moderada, como caminhadas e exercícios de flexibilidade e fortalecimento, utilizando o peso corporal. Conforme for adquirindo resistência, força e consciência, pode-se aumentar a intensidade dos treinos, porém sempre com muito cuidado.” Jonatan Stre Peres; Educador físico

Benefícios da prática de exercícios:

  • Melhor controle do peso
  • Controle de doenças cardíacas, da taxa de açúcar no sangue e da pressão arterial
  • Aprimoramento da memória
  • Redução dos sintomas de depressão e ansiedade
  • Maior força muscular
  • Equilíbrio e flexibilidade
  • Controle do estresse

Já os riscos da falta ou diminuição de atividades físicas são:

  • Dificuldade no controle da obesidade
  • Diabetes
  • Hipertensão arterial
  • Distúrbios do sono
  • Transtornos psiquiátricos e de humor
  • Auxílio na piora de dores crônicas e problemas articulares

Pensando em proporcionar esse conforto e qualidade de vida aos seus moradores, uma vez que investir na saúde é fundamental, o bairro Vinhedos pretende desenvolver um ambiente equiparado para exercícios físicos ao ar livre, promovendo a disposição e incentivando uma vida mais saudável, em que todos poderão desfrutar de momentos de meditação, ginástica, yoga, caminhadas, corridas e diversas atividades que trarão inúmeros benefícios mentais e físicos.

 

COMPARTILHAR: