Saiba mais sobre as vantagens de ter uma horta em casa e os cuidados do dia a dia
Na hora de cozinhar, as especiarias são essenciais para garantir o sabor das receitas. Mas você já imaginou plantar os próprios temperos em sua casa, além de ter hortaliças orgânicas e saborosas sem precisar sair para comprar em um supermercado ou hortifruti?
O cuidado com a alimentação ganha, cada vez mais protagonismo na rotina das pessoas, e apostar em uma hortinha caseira pode ser uma ótima alternativa para uma vida mais saudável.
Para saber como plantar, cultivar e quais os benefícios que uma horta caseira pode trazer para o seu lar, o blog do Vinhedos preparou uma matéria super interessante.
Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que é uma horta caseira?
Podemos definir a horta caseira como o cultivo de hortaliças dentro da nossa própria casa.
As especiarias, os legumes e as verduras podem ser plantados em vasos ou em um pequeno espaço no quintal para os moradores de residência horizontal.
Já para as pessoas que moram em apartamentos, a horta em formato vertical pode ser uma boa opção, pois, através de uma estrutura fixada em uma parede, é possível otimizar o espaço para cultivo.
Os benefícios de ter uma horta em casa
Além da praticidade de ter ingredientes saborosos e úteis à disposição no seu dia a dia, os benefícios de ter uma horta caseira são:
- evitar o uso de agrotóxicos e conservantes – muito prejudiciais para a nossa saúde;
- possibilitar novas combinações de temperos em nossas receitas do dia a dia;
- economizar dinheiro;
- aumentar o consumo de alimentos mais saudáveis e com melhor qualidade nutricional;
- aumentar o consumo de alimentos que promovem uma sensação de bem-estar.
O que é necessário para ter uma horta caseira?
É importante lembrar que, se você decidir ter uma hortinha em casa e usufruir de todos esses benefícios, terá que se comprometer no cuidado diário que o cultivo demanda.
Por isso, veja algumas dicas para ajudar você a fazer a sua horta em casa e a cuidar dela:
- é importante garantir que o local em que a horta ficará receba a luz solar por, no mínimo, 4 horas diárias. Por isso, pode ser interessante colocar os vasinhos próximos à janela;
- se você ainda não tem muita experiência no cultivo de plantas, comece plantando mudas no lugar das sementes. Algumas sugestões de hortaliças para criar a sua são: alecrim, manjericão, orégano, hortelã e capim-limão;
- para se orientar melhor na hora de regar as mudinhas, uma boa dica é colocar um palito na terra e verificar pela manhã e pela noite se o palito está úmido. Caso esteja, a rega não precisa ser feita, porém, se o palito estiver seco, é hora de aguar as plantinhas;
- uma vez ao mês, adicione um adubo orgânico, como farinha de casca de ovo ou húmus de minhoca.
Vinhedos – um bairro verde e sustentável
O Vinhedos, bairro planejado na região do Santa Rosa, em Cuiabá (MT), foi construído de forma sustentável e com o objetivo de aproximar os moradores do convívio com a natureza.
Por isso, o Vinhedos tem diversos ambientes arborizados, como os jardins e as trilhas de bike. Conheça os diferenciais do empreendimento da Abitte Urbanismo!