Valorize espaços residenciais com uma iluminação planejada

Valorize espaços residenciais com uma iluminação planejada

Um projeto de iluminação adequada valoriza e amplia o ambiente, além de trazer conforto aos moradores. Veja dicas do que fazer na sua residência


Uma iluminação adequada em uma casa vai muito além de proporcionar luz a algum lugar. Projetos luminotécnicos de qualidade não são apenas bons esteticamente, mas também trazem conforto e benefícios de funcionalidade para os moradores.  

Em um projeto de arquitetura, a iluminação deve valorizar o ambiente. Afinal, com ela, os materiais e peças decorativas ficam em destaque.

Na arquitetura de luxo, ela faz toda a diferença, já que uma iluminação adequada evidencia as áreas certas, além de valorizar texturas, obras de arte e outros artefatos da casa, segundo explica a especialista em Design e Tendência da Yamamura, Gabriela Yokota.

“Quanto mais valioso for o objeto, mais atenção ele merece. E nada melhor do que a luz para trazer esse contraste entre o claro e o escuro para evidenciar ainda mais o item. O uso de luminárias de alta qualidade, que proporcionam maior conforto visual, melhor reprodução de cores e mais eficiência, também pode ser uma característica que valoriza ainda mais o luxo da arquitetura”, completa Gabriela.

O auxílio de um especialista é fundamental nesse processo de iluminação. Isso porque é necessário conhecer o comportamento das luzes em diferentes condições e compreender todo o processo de instalação e aplicação das luzes. 

Projeto: FAN Interior Design/ Foto: Emerson Rodrigues

 Um estilo de iluminação para cada espaço

O primeiro passo para um projeto de iluminação, segundo Yokota, é estar “atento ao local escolhido e ao efeito que se quer obter”. 

“Cada tipo de decoração requer uma luminária diferente para criar a atmosfera desejada”, alerta. Por exemplo, usar pontos de iluminação diferentes em espaços distintos é o ideal em salas de estar integradas a outros ambientes. 

Em nichos e prateleiras, as luzes devem ser usadas de forma a valorizar os objetos decorativos e o móvel. Em locais usados para refeições, o ideal é apostar em uma  iluminação mais ampla. 

Gabriela Yokota dá algumas dicas de quais tipos de iluminação podem ser usados em diferentes locais e mobílias: 

Projeto: Kaleidoscope Arquitetura/ Foto: Emerson Rodrigues
  • Nichos e Estantes: O ideal é valorizar não só os objetos decorativos, mas também o mobiliário. Usar perfis ou fitas de led dão leveza e visibilidade. Uma das alternativas é colocar luzes no fundo dos nichos ou escondidas atrás dos detalhes de marcenaria, criando luzes indiretas.  
  • Piso: Se existirem objetos esculturais no hall ou na sala de estar, e a ideia for uma iluminação mais pontual, vale a pena usar peças como pequenos plafons ou trilhos de spots AR-70 (para pés direitos até 3m) ou AR-111 (para pés direitos acima de 3m), os quais trazem um aspecto cenográfico para o espaço. 
  • Aparador: Em casos de objetos decorativos em cima do aparador, plafons com lâmpadas de LED mini dicroicas ou pendentes elegantes são os mais indicados, visto que eles podem dar mais destaque aos itens. 
  • Paredes: Para quadros ou revestimentos com desenhos marcantes, existe a possibilidade de usar pequenos plafons ou trilhos com spots AR-70 (para pés-direitos de até 3m) ou AR-111 (para pés-direitos acima de 3m). Ainda, para um efeito mais inusitado, existe a possibilidade de usar luminárias assimétricas, direcionando a iluminação para uma direção de forma fixa.

Quando o uso das luzes se dá em locais com obras de arte, quadros decorativos e fotografias, é indispensável a procura de um profissional especializado devido à fragilidade e à delicadeza dos objetos. 

Projeto: Kaleidoscope Arquitetura/ Foto: Emerson Rodrigues

Tipos de iluminação

Iluminação Direta: iluminação que foca em algum objeto ou ambiente diretamente. 

Iluminação Indireta: não existe um foco de luz evidente, isto é, a iluminação é insinuada. 

Iluminação Geral: o mesmo tipo de luz é usado em todos os ambientes. Assim, as luzes não se alternam em cores frias ou quentes, não existindo destaque para móveis ou para algum ambiente específico. 

Iluminação Direta Dirigida: destaca algo específico em uma determinada direção.  

Iluminação Difusa: espalha a luz em cômodos de forma uniforme e confortável. Este tipo de iluminação é gerada por luminárias com vidro ou acrílico. 

Vinhedos, o seu bairro planejado dos sonhos

Agora que você teve acesso a uma série de informações sobre iluminação, já pode colocar isso em prática em um imóvel no Vinhedos

O Vinhedos é um empreendimento da Abitte Urbanismo, um bairro moderno e planejado, localizado na região do Santa Rosa, em Cuiabá. 

COMPARTILHAR: