Conheça exemplos do modelo de jardim francês espalhados pelo país e suas características
Com suas origens na renascença italiana, o jardim francês se popularizou na França a partir do século XVII. Esse modelo é caracterizado por formas geométricas, canteiros de flores simétricos e arbustos, além de esculturas e fontes que compõem um ambiente sofisticado e elegante.
Atualmente, esse estilo vem conquistando cada vez mais admiradores, principalmente arquitetos, paisagistas e urbanistas, que buscam aplicar essa tendência em seus projetos. No Brasil, há vários exemplos de jardim francês, especialmente em propriedades históricas e parques públicos.
O bairro planejado Vinhedos Cuiabá incorporou essa tendência ajardinada em seu projeto urbanístico, pensando em trazer uma nova experiência de moradia para a cidade, com sofisticação, conforto e qualidade de vida.
Para você ficar por dentro desse estilo, trouxemos alguns exemplos de jardins franceses espalhados pelo país. Confira!
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Um exemplo é o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que possui uma área de quase 55 hectares e foi criado em 1808 por Dom João VI.
É um dos lugares mais belos e históricos da capital carioca e traz formas geométricas, elementos decorativos e esculturas. Além disso, as flores e plantas que compõem o local trazem características que garantem uma experiência visual única.
Jardim Botânico de Curitiba
Projetado pelo arquiteto Jaime Lerner em 1991, o Jardim Botânico de Curitiba é um dos pontos mais simbólicos da estética do estilo francês.
O ambiente apresenta linhas retas e uma simetria perfeita, com caminhos de pedra que levam os visitantes por meio de canteiros impecáveis de flores e árvores exuberantes.
As grades ornamentais e as fontes de água criam um ambiente elegante e encantador, tornando-o um verdadeiro cartão postal da cidade.
Parque da Independência em São Paulo
Inspirado nas formas neoclássicas do maior paisagista do barroco francês Le Nôtre, o Parque da Independência, localizado em frente ao Museu Paulista, foi projetado no início do século XX pelo paisagista belga Arsênio Puttemans.
Em 2019, o espaço em frente ao museu passou por obras de embelezamento sob o comando do artista francês Félix Cochet e do urbanista Prestes Maia. Foram criadas cem fontes e chafarizes pelo urbanista, enquanto o artista ficou responsável por fazer alterações para incluir a construção de uma grande escadaria.
A jardinagem do local se destaca devido às espécies de topiarias de azaleia, aos canteiros de rosas e aos arranjos de palmeiras e pinheiros.
Vinhedos – Bairro planejado em Cuiabá!
Que tal viver em uma área que conta com essa estética de jardinagem? O Vinhedos, bairro planejado da região de Santa Rosa, em Cuiabá, é o lugar ideal para contemplar esse tipo de espaço ajardinado.
Saiba mais sobre esse empreendimento moderno e inteligente da Abitte Urbanismo, que adere a todas as tendências atuais!