Luiz Mauro e a busca pela arquitetura sustentável

Luiz Mauro e a busca pela arquitetura sustentável

Com quase duas décadas de existência, escritório cuiabano tem em seu portfólio projetos em diferentes campos da Arquitetura

Sustentabilidade é a palavra de ordem nos projetos do escritório Luiz Mauro Arquitetura e Interiores, de Cuiabá. Erguer prédios e residências utilizando menos recursos e dar o destino correto a estes dejetos é uma preocupação em todos os trabalhos, explica o proprietário do escritório, o arquiteto Luiz Mauro Oliveira Coelho. “O caminho para a sustentabilidade não é único e muito menos possui receitas, e sim depende do conhecimento e da criatividade de cada parte envolvida”, diz no site do escritório.

Natural de Rondonópolis, Luiz Mauro mudou ainda pequeno para Cuiabá, onde se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá (UNIC), em 2001. O arquiteto teve o primeiro contato com o mundo das construções no curso de Edificações, na Escola Técnica Federal de Mato Grosso, em 1994, mesmo lugar onde cursou o secundário. “Então desde os meus 16 anos respiro a área de construção civil e de projetos de engenharia”, ressalta Luiz Mauro.

Como surgiu o interesse em Arquitetura?

Eu fiz o segundo grau na antiga escola técnica federal, no curso de edificações, que era um curso técnico de Engenharia Civil. Então esse curso já nos passa bastante conhecimento de projetos e obras, e isso me fez perceber que era o que eu queria da vida. Eu gostava muito de desenhar e de projetos. E assim segui nessa área e ainda estou nesse mundo.

Em seu portfólio, destacam-se projetos comerciais, residenciais, interiores, fachadas de condomínios e edifícios etc. Há algum dos campos da Arquitetura que tenha a sua preferência ou cada um tem os seus desafios particulares?

Nós fazemos vários tipos de projetos, praticamente em todas as linhas. Mas pela nossa experiência em construções de alto padrão residencial e comercial, temos atuado mais nessa área. E também temos uma perna na área de empreendimentos. Temos muitos clientes investidores, então fazemos análise de viabilidade, projetos de empreendimentos para investimentos na área de locação e até mesmo de revenda.

Fale um pouco sobre o seu escritório de Arquitetura e o modo de trabalho de vocês.

Sou técnico em edificações, então desde os meus 16 anos respiro a área de construção civil, de projetos de engenharia. Me formei em 2001 e já trabalhava em um escritório de Arquitetura, tinha uma certa experiência, então em 2003 eu abri um escritório. Fizemos grandes projetos de edifícios, projetos comerciais e muitas obras residenciais, projetos de interiores dessas casas. Assim, nossa gama de projetos é bem ampla. Temos uma equipe de arquitetos, estagiários e também parceiros da área de engenharia, que fazem os nossos projetos complementares. Trabalhamos com o sistema BIM, tanto nos projetos de arquitetura quanto nos projetos complementares. E trabalhamos também em archive, que é visual em 3D e realismo, realidade virtual. Então temos uma equipe bem-preparada e trabalhamos com uma tecnologia bem avançada hoje no escritório.

É possível perceber que você utiliza muito as redes sociais do escritório para divulgar o trabalho. Hoje em dia isso é muito importante para, por exemplo, um determinado cliente escolher você para um projeto em vez de um outro profissional que não utilize esse recurso para divulgação?

Acredito que as redes sociais são a melhor ferramenta de prospecção de clientes, então temos que dar uma atenção especial a elas. Procuramos mostrar exatamente aquilo que a gente é, e mostrar a realidade dos projetos. Nós achamos que as redes sociais são uma ferramenta importante para o cliente entender o perfil e o estilo de cada profissional, e ver se isso é compatível com aquilo que ele pretende na construção e no projeto.

A sustentabilidade é um dos motes do Vinhedos e no site do seu escritório há um destaque para a arquitetura sustentável em que “deve considerar todo o ciclo de vida da edificação, incluindo seu uso, manutenção e sua reciclagem ou demolição”. Você acha que no futuro toda a arquitetura das cidades será voltada à sustentabilidade?

Acreditamos que a sustentabilidade é algo que devemos dar a devida atenção, porque temos que nos preocupar com o mundo que vamos deixar para os nossos filhos. Então nos preocupamos muito em evitar desperdícios, evitar a utilização de materiais além do que é necessário e realizamos os projetos tentando aproveitar ao máximo a energia do sol e melhorar a ventilação dos ambientes, o que faz diminuir o uso do ar-condicionado, por exemplo. Na utilização de materiais, verificamos a procedência e a sustentabilidade desses, além das orientações para o destino dos dejetos e do que uma obra ainda, mesmo com todo cuidado, gera de detritos. Então nos preocupamos com essas questões, como evitar ao máximo a criação de resíduos sólidos e dar a destinação correta, procurando utilizar materiais que sejam sustentáveis e que tenham possibilidade de reaproveitamento.

COMPARTILHAR: