Com o avanço econômico expressivo de Mato Grosso, o estado se tornou uma das opções mais certeiras para investimentos
Mato Grosso está alcançando, cada vez mais, números expressivos de crescimento econômico — e não apenas devido ao setor agropecuário, como também em outros setores como a indústria e construção civil. Um dos estados mais ricos do Brasil atualmente, o local é certeiro quando o assunto é investimento.
Dados de 2021 mostram como Mato Grosso apresentou um avanço econômico significativo, sendo o 7.º maior de crescimento industrial do país. O Banco Central do Brasil analisou todas as regiões brasileiras no âmbito econômico ao longo do ano passado e, consideravelmente, MT passou a ocupar o 4.º lugar no ranking de crescimento dos últimos dez anos.
A partir do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), o Banco Central do Brasil pôde analisar a evolução econômica de todas as regiões brasileiras, com o Centro-Oeste se destacando com o maior desenvolvimento entre as regiões, com taxa de 0.9%. Nordeste e Sul alcançaram a taxa de 0.3%, o Norte, -1.0%, e o Sudeste, -0.4%.
A mesma análise aprofundada do IBCR também traçou tendências de projeção de crescimento, e Mato Grosso tem previsão de crescer 1,8% ao longo de 2022. Neste ano, espera-se que, economicamente, os estados passem a se recuperar devido às consequências da pandemia — e não seria diferente com MT.
“Mato Grosso é o celeiro do país e um dos celeiros do mundo. É o maior produtor de grãos, carne, etc. É um estado que tem um tamanho continental, mas uma população muito baixa, então existe um valor agregado. O PIB de crescimento do Mato Grosso é um PIB muito alto. A gente até brinca que somos a China brasileira, porque nós crescemos a níveis [mais altos] que a média nacional e, também, quando as crises vêm, elas não têm o mesmo impacto que têm em outras regiões por essa característica do estado ser rico em commoditie e em produção,” explica Marco Pessoz, vice-presidente da Fecomércio-MT.
Destaque no agronegócio, indústria de transformação e retomada do setor de serviços, Mato Grosso está elevando suas projeções de crescimento para o ano de 2022. Com grande extensão territorial, o estado conta com três grandes biomas (Pantanal, Amazônia e Cerrado), cerca de 3,5 milhões de habitantes e um PIB estimado de R$ 137,44 bilhões (2018), com expectativa de atingir R$ 280 bilhões em 2027, conforme analisa o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).
Crescimento significativo nos próximos anos
Segundo o levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), 4.865 empresas foram abertas no ano passado. O indicador mostra como a retomada da economia devido à pandemia tem sido significativa para o estado.
O estudo “Onde Investir em Mato Grosso”, lançado em 2021 pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT) com base no Instituto de Pesquisa e Análise (IPF-MT), relata que os setores do comércio e serviços são os maiores beneficiados com a crescente do agronegócio.
Marco Pessoz fala: “Mato Grosso é um estado acima da média nacional e com um potencial de crescimento muito grande. Agora, para os próximos anos, temos perspectiva de investimentos muito fortes na parte da infraestrutura, principalmente no transporte ferroviário, e isso vai trazer um grande benefício à produção.”
Outros cenários positivos do estado são o crescimento do setor mineral e turismo, além da produção de etanol de milho. Há, também, a possibilidade de três linhas ferroviárias, hidrovia e a internacionalização do aeroporto de Cuiabá/Várzea Grande, conforme pontua o IPF-MT.
“Mato Grosso é o celeiro do país e um dos celeiros do mundo. É o maior produtor de grãos, carne, etc. É um estado que tem um tamanho continental, mas uma população muito baixa, então existe um valor agregado. O PIB de crescimento do Mato Grosso é um PIB muito alto. A gente até brinca que somos a China brasileira, porque nós crescemos a níveis [mais altos] que a média nacional e, também, quando as crises vêm, elas não têm o mesmo impacto que têm em outras regiões por essa característica do estado ser rico em commoditie e em produção,”
Marco Pessoz, vice-presidente da Fecomércio-MT.
“Temos investimentos previstos, por exemplo, para beneficiamento da nossa produção seja de etanol e outras estruturas que estão sendo preparadas na parte de minério também. Há perspectiva de grandes investimentos no estado no setor produtivo e quando o agro vai bem, o comércio vai bem,” conta o vice-presidente da Fecomércio-MT.
Ele acrescenta: “A tarefa estatística do IPF mostra claramente isso, que quando nós temos um desenvolvimento importante do agronegócio, o comércio também se beneficia e se tem um comércio forte e pujante. Acreditamos que os dois setores andam juntos, abraçados para que realmente possamos ter uma economia melhor.”
Cenário positivo mesmo pós-pandemia
O estado é, de fato, um local muito atrativo para o investimento privado. Em meio ao desenvolvimento econômico crescente nos últimos 20 anos, Mato Grosso viu-se em pleno crescimento mesmo com a pandemia e no auge da crise da Covid-19 por conta da “característica primariamente exportadora da sua economia”, de acordo com o IFP-MT.
Sobre o cenário pós-pandêmico, Pessoz afirma: “Acredito que a pandemia seja um fator que acelerou muitas mudanças no que diz respeito a tomar decisões de vida. A pandemia sacudiu as estruturas e trouxe a necessidade de novos espaços, e o mercado prontamente atendeu e está atendendo a essa demanda.”
“Nos outros setores, foi a mesma coisa. No setor do agro, a pandemia não mexeu muito porque a agricultura não parou, e na área comercial tivemos um desenvolvimento das mídias sociais, das vendas e do e-commerce. Tudo isso acelerou processos que já estavam em andamento,” completa.
Investimentos
Investimentos projetados nos próximos anos no estado podem ser uma ótima alternativa. Sobre as perspectivas para Mato Grosso, Pessoz comenta: “As expectativas são muito positivas, mesmo com a inflação. Temos sinais que a economia está em melhora, com expectativa da queda da taxa de juros e da inflação, e fortes investimentos […] que irão ocorrer no estado nos próximos anos, já no próximo semestre.”
“Estamos em um ano eleitoral e isso sempre traz um pouco de apreensão, no sentido de expectativa de como será o futuro da nação, e como isso será aplicado na economia. Mas o estado é um estado que não para, que tem seu crescimento constante. As perspectivas para 2022 são as melhores possíveis, torcendo somente para que situações extras como pandemia e guerra, possam realmente cessar e possamos ter um ano em sequência tranquilo para trabalhar com foco em crescimento e no bem-estar da nossa população,” finaliza.
As vantagens do Vinhedos Cuiabá
Primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa, o Vinhedos Cuiabá é um empreendimento imobiliário diferente de tudo que já existiu na capital mato-grossense. O local é uma escolha certeira para investidores por conta do momento prospero do estado, especialmente com o mercado imobiliário aquecido na região. Não só condomínios fazem parte dos planos para o bairro, como também projetos comerciais.