O momento de investir no Mato Grosso

O momento de investir no Mato Grosso

Com o avanço econômico expressivo de Mato Grosso, o estado se tornou uma das opções mais certeiras para investimentos

Mato Grosso está alcançando, cada vez mais, números expressivos de crescimento econômico — e não apenas devido ao setor agropecuário, como também em outros setores como a indústria e construção civil. Um dos estados mais ricos do Brasil atualmente, o local é certeiro quando o assunto é investimento.

Dados de 2021 mostram como Mato Grosso apresentou um avanço econômico significativo, sendo o 7.º maior de crescimento industrial do país. O Banco Central do Brasil analisou todas as regiões brasileiras no âmbito econômico ao longo do ano passado e, consideravelmente, MT passou a ocupar o 4.º lugar no ranking de crescimento dos últimos dez anos.

A partir do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), o Banco Central do Brasil pôde analisar a evolução econômica de todas as regiões brasileiras, com o Centro-Oeste se destacando com o maior desenvolvimento entre as regiões, com taxa de 0.9%. Nordeste e Sul alcançaram a taxa de 0.3%, o Norte, -1.0%, e o Sudeste, -0.4%.

A mesma análise aprofundada do IBCR também traçou tendências de projeção de crescimento, e Mato Grosso tem previsão de crescer 1,8% ao longo de 2022. Neste ano, espera-se que, economicamente, os estados passem a se recuperar devido às consequências da pandemia — e não seria diferente com MT.

“Mato Grosso é o celeiro do país e um dos celeiros do mundo. É o maior produtor de grãos, carne, etc. É um estado que tem um tamanho continental, mas uma população muito baixa, então existe um valor agregado. O PIB de crescimento do Mato Grosso é um PIB muito alto. A gente até brinca que somos a China brasileira, porque nós crescemos a níveis [mais altos] que a média nacional e, também, quando as crises vêm, elas não têm o mesmo impacto que têm em outras regiões por essa característica do estado ser rico em commoditie e em produção,” explica Marco Pessoz, vice-presidente da Fecomércio-MT.

Dados de 2021 mostram como Mato Grosso apresentou um avanço econômico significativo, sendo o 7.º maior de crescimento industrial do país

Destaque no agronegócio, indústria de transformação e retomada do setor de serviços, Mato Grosso está elevando suas projeções de crescimento para o ano de 2022. Com grande extensão territorial, o estado conta com três grandes biomas (Pantanal, Amazônia e Cerrado), cerca de 3,5 milhões de habitantes e um PIB estimado de R$ 137,44 bilhões (2018), com expectativa de atingir R$ 280 bilhões em 2027, conforme analisa o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).

Crescimento significativo nos próximos anos

Segundo o levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), 4.865 empresas foram abertas no ano passado. O indicador mostra como a retomada da economia devido à pandemia tem sido significativa para o estado.

O estudo “Onde Investir em Mato Grosso”, lançado em 2021 pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT) com base no Instituto de Pesquisa e Análise (IPF-MT), relata que os setores do comércio e serviços são os maiores beneficiados com a crescente do agronegócio.

Marco Pessoz fala: “Mato Grosso é um estado acima da média nacional e com um potencial de crescimento muito grande. Agora, para os próximos anos, temos perspectiva de investimentos muito fortes na parte da infraestrutura, principalmente no transporte ferroviário, e isso vai trazer um grande benefício à produção.”

Outros cenários positivos do estado são o crescimento do setor mineral e turismo, além da produção de etanol de milho. Há, também, a possibilidade de três linhas ferroviárias, hidrovia e a internacionalização do aeroporto de Cuiabá/Várzea Grande, conforme pontua o IPF-MT.

“Mato Grosso é o celeiro do país e um dos celeiros do mundo. É o maior produtor de grãos, carne, etc. É um estado que tem um tamanho continental, mas uma população muito baixa, então existe um valor agregado. O PIB de crescimento do Mato Grosso é um PIB muito alto. A gente até brinca que somos a China brasileira, porque nós crescemos a níveis [mais altos] que a média nacional e, também, quando as crises vêm, elas não têm o mesmo impacto que têm em outras regiões por essa característica do estado ser rico em commoditie e em produção,”

Marco Pessoz, vice-presidente da Fecomércio-MT.

“Temos investimentos previstos, por exemplo, para beneficiamento da nossa produção seja de etanol e outras estruturas que estão sendo preparadas na parte de minério também. Há perspectiva de grandes investimentos no estado no setor produtivo e quando o agro vai bem, o comércio vai bem,” conta o vice-presidente da Fecomércio-MT.

Ele acrescenta: “A tarefa estatística do IPF mostra claramente isso, que quando nós temos um desenvolvimento importante do agronegócio, o comércio também se beneficia e se tem um comércio forte e pujante. Acreditamos que os dois setores andam juntos, abraçados para que realmente possamos ter uma economia melhor.”

Cenário positivo mesmo pós-pandemia

O estado é, de fato, um local muito atrativo para o investimento privado. Em meio ao desenvolvimento econômico crescente nos últimos 20 anos, Mato Grosso viu-se em pleno crescimento mesmo com a pandemia e no auge da crise da Covid-19 por conta da “característica primariamente exportadora da sua economia”, de acordo com o IFP-MT.

Sobre o cenário pós-pandêmico, Pessoz afirma: “Acredito que a pandemia seja um fator que acelerou muitas mudanças no que diz respeito a tomar decisões de vida. A pandemia sacudiu as estruturas e trouxe a necessidade de novos espaços, e o mercado prontamente atendeu e está atendendo a essa demanda.”

“Nos outros setores, foi a mesma coisa. No setor do agro, a pandemia não mexeu muito porque a agricultura não parou, e na área comercial tivemos um desenvolvimento das mídias sociais, das vendas e do e-commerce. Tudo isso acelerou processos que já estavam em andamento,” completa.

Mato Grosso está elevando suas projeções de crescimento para o ano de 2022

Investimentos

Investimentos projetados nos próximos anos no estado podem ser uma ótima alternativa. Sobre as perspectivas para Mato Grosso, Pessoz comenta: “As expectativas são muito positivas, mesmo com a inflação. Temos sinais que a economia está em melhora, com expectativa da queda da taxa de juros e da inflação, e fortes investimentos […] que irão ocorrer no estado nos próximos anos, já no próximo semestre.”

“Estamos em um ano eleitoral e isso sempre traz um pouco de apreensão, no sentido de expectativa de como será o futuro da nação, e como isso será aplicado na economia. Mas o estado é um estado que não para, que tem seu crescimento constante. As perspectivas para 2022 são as melhores possíveis, torcendo somente para que situações extras como pandemia e guerra, possam realmente cessar e possamos ter um ano em sequência tranquilo para trabalhar com foco em crescimento e no bem-estar da nossa população,” finaliza.

As vantagens do Vinhedos Cuiabá

Primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa, o Vinhedos Cuiabá é um empreendimento imobiliário diferente de tudo que já existiu na capital mato-grossense. O local é uma escolha certeira para investidores por conta do momento prospero do estado, especialmente com o mercado imobiliário aquecido na região. Não só condomínios fazem parte dos planos para o bairro, como também projetos comerciais.

COMPARTILHAR: