Obras de artes: como integrar em ambientes

Obras de artes: como integrar em ambientes

Aprenda como escolher obras de artes ideais para harmonizar estilo, cores e iluminação do seu ambiente exclusivo


Já imaginou sua residência rodeada de obras clássicas de artes para complementar na decoração do seu ambiente exclusivo? Essa é uma maneira sofisticada e elegante de transformar um espaço em uma experiência única. Quando escolhidos cuidadosamente, quadros, esculturas e outras peças de arte podem trazer vida e personalidade a qualquer espaço, tornando-o mais convidativo e agradável. 

Neste texto, trouxemos algumas dicas de práticas para integrar obras de artes em ambientes exclusivos. 

Conheça o estilo do ambiente 

Antes de escolher uma obra de arte, é importante entender o estilo do lugar em que ela será inserida. Por exemplo, um cenário clássico pode ser caracterizado por móveis elegantes e ornamentos refinados, enquanto um moderno pode ter linhas limpas e minimalistas. 

Conhecer o estilo do ambiente ajudará você a escolher aquela que harmonize com ele.

Escolha uma paleta de cores

Outro aspecto importante a ser considerado é a paleta de cores da acomodação. A peça deve complementar as cores existentes e não se destacar demais. 

Como, por exemplo, em um lugar com paredes brancas e móveis neutros, uma obra vibrante pode ser o ponto focal perfeito. Já em um com cores fortes e chamativas, uma mais suave pode equilibrar a composição.

Pense na iluminação

A iluminação é outro aspecto necessário. A peça artística deve ser iluminada de forma adequada para que seja valorizada e não se perca na composição. A escolha da iluminação adequada pode ajudar a destacá-la e valorizá-la ainda mais.

Defina o tamanho adequado

Uma obra de arte muito grande pode ficar desproporcional em um espaço pequeno, enquanto uma obra muito pequena pode não ter o impacto desejado em um espaço grande. Por isso, leve em conta o tamanho do local e escolha uma que se adapte bem à escala do lugar.

Procure referências

Procurar referências é uma maneira de encontrar a obra perfeita para a sua atmosfera. Explore museus, galerias e exposições. Tire fotos ou anote as referências de peças e obras de artes de que você goste e, em seguida, leve-as para casa e veja como elas se encaixam no local. 

Escolha a peça certa

Não é preciso ser um especialista para escolher a peça certa. A escolha deve ser feita com base no gosto pessoal e no que se encaixa no local escolhido. O importante é escolher uma peça que traga algo especial. Procure por algo que cause uma reação emocional ou que conte uma história.

Coloque a peça em destaque

Por fim, uma peça pode ser o ponto central de onde está posicionada, mas se estiver escondida ou mal colocada, não terá o impacto desejado. Certifique-se de que a peça seja colocada de maneira atraente e visível para que todos possam desfrutar dela.

Portanto, uma obra de arte para integrar um espaço exclusivo requer um certo planejamento e atenção aos detalhes. Ao levar todas essas dicas, você estará no caminho certo para escolher aquela que se encaixa perfeitamente no espaço. 

Bairro moderno e planejado

Se está à procura de um imóvel, você pode investir em um bairro como o Vinhedos, um empreendimento da Abitte Urbanismo. Moderno e planejado, ele está localizado na região do Santa Rosa, em Cuiabá. 

COMPARTILHAR: