Por que o Vinhedos é um bairro sustentável?

Por que o Vinhedos é um bairro sustentável?

Conheça alguns diferenciais que caracterizam o Vinhedos como um bairro sustentável

Os bairros sustentáveis são uma solução, promovida pelo urbanismo, para causar menos impactos ambientais nas cidades e, consequentemente, no planeta. Para isso, são feitas ações mais conscientes que impactam no cotidiano urbano e nos aspectos de qualidade e de estilo de vida dos moradores.

Geralmente, tratam-se de bairros planejados de forma sustentável, como o Vinhedos, pois utilizam menos recursos naturais em sua construção. Além disso, sua arquitetura e seu planejamento priorizam o cuidado com o meio ambiente, tornando os hábitos saudáveis algo natural e prático para as pessoas que vivem nesse espaço.

Esses bairros sustentáveis planejados são fruto do novo pensamento urbanista, que já entende a influência que o ambiente externo tem sobre a vida humana e que planeja maneiras sustentáveis de criar um ambiente propício para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Alguns dos fatores que podem caracterizar um bairro sustentável são áreas verdes, coleta de resíduos sólidos, acessibilidade e mobilidade urbana, entre outros.

Diferenciais que fazem do Vinhedos um bairro sustentável

  • Coleta Seletiva Inteligente
    O funcionamento da gestão de resíduos diz respeito à minimização da produção de lixo e a sua destinação correta de acordo com os tipos. Para isso, o Vinhedos conta com um sistema de coleta de lixo inteligente. Na coleta seletiva, o resíduo sólido é previamente separado em orgânicos ou recicláveis (papel, metal, plástico e vidro), facilitando o tratamento do lixo e dando-lhe um descarte adequado. No caso do bairro Vinhedos, essa coleta será uma aliada à tecnologia, com um sistema de conteinerização subterrânea e coletores adaptados para otimizar o descarte correto.

  • Transporte e Mobilidade
    A mobilidade urbana, um dos principais aspectos para se observar em um bairro sustentável, também deve levar em consideração a proximidade entre as residências e os equipamentos urbanos, como comércio, serviços e educação. Além disso, prioriza o pedestre e deve contar com acessibilidade para pessoas com deficiência. A conectividade deve estar presente, associando mobilidade e acessibilidade, com fluxos de acesso previstos às demais áreas da cidade por meio de transporte coletivo ou de veículos com baixa ou zero emissão de carbono.
    O Vinhedos também conta com um sistema multimodal, pensado para atender a vários modais de transporte – carros, bicicletas, ônibus etc.
  • Incentivos a transportes menos poluentes
    Além do sistema multimodal de transporte e de um planejamento para mobilidade com acessibilidade a pedestres e pessoas com deficiência, o Vinhedos tem uma infraestrutura para apoiar o uso de transportes menos poluentes.
    Exemplo disso é o eletroposto – ponto de recarga de carros elétricos – próprio que o Vinhedos disponibilizará aos seus moradores. O bairro também terá um bicicletário, que busca estimular as pessoas a usarem mais esse veículo que, além de sustentável, promove um estilo de vida mais ativo aos praticantes.
Eletroposto
  • Áreas verdes e diversidade de usos
    A arborização está vinculada a questões como a qualidade do ar e, inclusive, à mobilidade urbana, uma vez que proporciona sombras que se tornam atrativas para caminhadas. O contato com áreas verdes também está atrelado a uma maior qualidade de vida, impactando até mesmo no bem-estar. O Vinhedos terá muita natureza ao redor, com mais de 2,6 milhões de m2 de área verde, e uma estrutura que proporciona Jardim Botânico, Jardim Francês e trilhas para Mountain Bike.O bairro também contempla um amplo leque de atividades e de estrutura. No Vinhedos, há uma infraestrutura que permite a proximidade dos moradores a shoppings, mercados, farmácias e ao comércio em geral, o que pode diminuir o uso de automóveis. Dentro dessa diversidade, a área de lazer também agrega mais na qualidade de vida dos moradores e, de certa forma, contribui para um fluxo de veículos menor.
    O Vinhedos dispõe de uma área de lazer completa, com piscinas, espaço fitness, parques infantis, quadra de beach tennis, pista de skate e muito mais.

COMPARTILHAR: