Sala de jogos em casa: dicas para montar a sua

Sala de jogos em casa: dicas para montar a sua

Tenha um espaço de lazer e conforto, como a sala de jogos, para se divertir com familiares e amigos


Uma sala de jogos é um espaço que deve proporcionar uma série de momentos relaxantes e de diversão entre familiares e amigos. Bilhar, futebol de botão, jogos de cartas e de tabuleiros, além de videogames, podem fazer parte desse ambiente – tudo depende daquilo que é viável e interessante para os moradores da casa.  

O gosto pessoal de cada um pode ser considerado, mas outras questões também devem ser levadas em conta na montagem, como estilo de decoração, conforto e também qual o tamanho do espaço disponível para ser usado. 

Para criar um ambiente interessante, não basta que existam itens de entretenimento atrativos; é necessário, também, design adequado, funcionalidade e comodidade para quem usa o lugar. 

Pensando nisso, listamos alguns pontos em que você deve estar atento ao montar uma sala de jogos em sua casa. Confira:

Espaço

Umas das primeiras coisas que devem ser consideradas, junto aos tipos de jogos que você gostaria, é como é o espaço e qual é o tamanho dele. Essas informações são o que vão definir o que vai estar na sala e em quais dimensões. 

“A sala deve ser funcional. Para isso, as distâncias para o uso de cada jogo devem estar corretas: sofá corretamente distante do videogame e a mesa de bilhar com espaço para o taco, por exemplo. A iluminação bem executada e bem pensada também é muito importante. Mesas de jogos pedem luminárias mais baixas e com luz direta para a atividade”, explicam as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, da Dantas & Passos Arquitetura. 

Projeto: Dantas & Passos/ Foto Herman Charles Christ

Jogos

Em uma sala de jogos, os jogos, obviamente, são a atração principal. Existem opções variadas, e mesa de bilhar, jogos de cartas e espaço para videogames estão entre as mais pensadas. O que estará presente no seu ambiente é uma decisão que deve ser baseada no que você gostaria de ter a sua disposição e também no que seria viável naquele espaço.

Aproveitando o clima de lazer, também é possível agregar à sala um “mini cinema”, um espaço com uma grande televisão ou um projetor e poltronas confortáveis para uma sessão de cinema em casa. 

Estilo

Na hora de criar um espaço, o estilo faz toda a diferença, e existem várias opções. O estilo de um local passa por móveis, materiais das paredes e do chão até os acessórios. “Alguns acessórios podem ajudar bastante na criação do espaço, como uma lousa na parede para anotar placares, estantes para organizar jogos, entre outros, e são decorativos”, contam as arquitetas. 

Uma boa sacada é seguir um estilo que esteja na linha dos jogos usados no espaço. Por exemplo, uma sala em que os destaques sejam os jogos de videogames poderia ter uma decoração que esteja dentro desse universo, e uma possibilidade seria usar cadeiras gamers.  

Projeto: PB Arquitetura/ Foto: Henrique Ribeiro

Já quando falamos em um espaço em que o foco são jogos mais clássicos, como bilhar e cartas, pode-se investir em decoração mais clássica, com objetos de madeira ou cadeiras de couro, por exemplo.     

A cor é algo que requer bastante atenção. Os tons usados em um ambiente são fundamentais para agregar ao seu estilo e ao clima daquele lugar. Lembre-se que uma sala de jogos é um local de diversão, e a iluminação também é fundamental em qualquer ambiente. 

PB Arquitetura/ Foto: Henrique Ribeiro

Conforto

Conforto é indispensável, afinal, trata-se de um cômodo para se divertir com a família e também receber os amigos. A composição do espaço deve ser pensada para isso. “Buscamos complementar sempre com um bar e uma bancada para servir comidinhas; vai ajudar bastante”, dizem Danielle Dantas e Paula Passos. 

“Não deve ser entulhado. Deve ser amplo e confortável, mas sempre bom também pensar em assentos extras como puffs ou bancos para quem deseja apenas assistir às brincadeiras”, completam.

Vinhedos: Um bairro moderno e planejado

Agora que você viu dicas de como montar uma sala de jogos, você já pode fazer uma na sua casa. 

Tenha tudo isso no bairro Vinhedos. O Vinhedos é um empreendimento da Abitte Urbanismo, um bairro planejado, moderno e sofisticado, localizado na região do Santa Rosa em Cuiabá. 

COMPARTILHAR: