Smart Cities no combate à violência urbana

Smart Cities no combate à violência urbana

Moderno sistema de monitoramento por câmeras de vigilância garante a inibição de crimes, desestimulando ações que ameacem os cidadãos

Usar a tecnologia das smart cities no combate à violência urbana é uma das principais armas de proteção da população nas cidades inteligentes. São colocados à disposição dos moradores das smart cities inúmeros dispositivos, de última geração, que ajudam na vigilância e tornam a cidade ou bairro mais seguros.

Com estes modernos sistemas de monitoramento, é possível observar a movimentação das pessoas, com a identificação de possíveis carros roubados ou furtados, tudo isso em tempo real, o que aumenta a perspectiva de solução do caso.

Esse monitoramento é feito em sua maioria por câmeras de vigilância 24 horas por dia, instaladas em pontos estratégicos. O sistema visa a desestimular ações que ameacem a segurança dos moradores e preservam a integridade dos bens comuns.

São três os objetivos principais da aplicação da segurança inteligente:

  • Proteger os cidadãos e os espaços públicos;
  • Proteger os usuários dos modais (pedestres, motoristas e ciclistas);
  • Lidar com problemas de segurança com ferramentas mais inteligentes.
Pune, um exemplo de segurança

Segurança inteligente no mundo

Com os recursos tecnológicos, é possível conseguir índices positivos de combate à violência em smart cities. Isso porque os sistemas integrados de segurança realmente funcionam. Um exemplo é a cidade de Pune, na Índia. Ao implantar mais de 1.200 câmeras de vídeo e um centro de comando com equipamentos de última geração, Pune conseguiu reduzir o índice de carros roubados e combater a violência urbana.

Nova York, o município mais populoso norte-americano, é outro caso. Lá a redução de homicídios pode ser observada pelos números: 290 casos em 2017, o menor número desde 1951, início das estatísticas. Ou seja, é o melhor resultado em toda a história da cidade.

“A partir do uso dessas tecnologias, a polícia consegue responder mais rapidamente a qualquer tipo de denúncia de crimes, além de possibilitar o trabalho preventivo através da análise dos dados, ou seja, as ações de inteligência das forças de segurança refletem no dia a dia da região monitorada” Wagner Roberto Figueiredo, Diretor da Ausec

Segurança no Vinhedos

O Vinhedos contará com um moderníssimo sistema inteligente para a segurança do bairro. Segundo o diretor da Ausec, empresa responsável pela instalação do sistema de automação do Vinhedos, Wagner Roberto Figueiredo, as imagens geradas serão enviadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), sistema da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso.

“Todas essas imagens e informações serão enviadas diretamente para o CIOSP, juntando-se às demais câmeras já instaladas em Cuiabá, Várzea Grande e outros pontos no interior do Estado de Mato Grosso”, explica Wagner.

Ele revela que há alguns tipos de modalidade desta parceria com a Secretaria de Segurança. Um deles é o projeto Blue Light, voltado para pequenos estabelecimentos comerciais, como lojas de conveniência, lotéricas, mercadinhos, farmácias, entre outros, que queiram compartilhar as imagens internas e da fachada, que normalmente serve como estacionamento.

Nova York, outro exemplo de segurança em smart city

As demais formas de parceria com a segurança pública visam ao envio de imagens de locais públicos, em especial, ruas e avenidas. Um exemplo é a principal via de acesso ao Vinhedos, que contará com pontos de monitoramento por câmeras móveis, com visão 360° mesmo em período noturno, já que possui iluminadores infravermelhos, bem como zoom de longo alcance. As câmeras de vigilância inibem os criminosos e trazem maior sensação de segurança à população e combate à violência urbana.

“Também faz parte dessa parceria a instalação de câmeras fixas equipadas com as tecnologias OCR capazes de identificar veículos procurados pela polícia e inteligência artificial, que ajudarão na prevenção de crimes praticados com o uso de motos e carros, tornando o Vinheiro uma das regiões mais seguras da capital”, ressalta Wagner.

Resposta das smart cities no combate à violência urbana

A solução de crimes com o uso da tecnologia ganha outro alcance, e os resultados são excelentes. Com a utilização deste sistema das smart cities no combate à violência urbana, há um aumento real da sensação de tranquilidade dos moradores, não apenas no setor de segurança, com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, mas também com o aproveitamento das imagens por parte do Corpo de Bombeiros e atendimentos de emergências médicas (incêndios, busca de desaparecidos, colisão de veículos e motos, atropelamento ou mesmo um mal-estar).

Todas as informações são arquivadas e disponibilizadas em um banco de imagens, o que pode auxiliar na localização de foragidos e até mesmo de pessoas desaparecidas. “A partir do uso dessas tecnologias, a polícia consegue responder mais rapidamente a qualquer tipo de denúncia de crimes, além de possibilitar o trabalho preventivo através da análise dos dados, ou seja, as ações de inteligência das forças de segurança refletem no dia a dia da região monitorada”, acrescenta.

O contato entre a vítima e os responsáveis pelo monitoramento acontece da seguinte maneira:

  • Morador da região poderá solicitar o apoio do CIOSP através do serviço 190;
  • O operador recebe a chamada e realiza uma triagem inicial;
  • Neste momento, já é verificada a existência de câmeras próximas ao local da ocorrência;
  • Em caso positivo, esse recurso é imediatamente destinado a um policial, que acompanhará todo o atendimento.
sistema de vigilância

Qualidade de vida nas smart cities

O sistema computadorizado destina dados que auxiliam nas tomadas de decisões, reduzindo os índices de erros. Além de otimizar os processos de controle e segurança da cidade, a inteligência artificial melhora a qualidade de vida dos cidadãos, e é isso que os futuros moradores do Vinhedos vão ter à disposição.

“O termo ‘smart city’ permite uma abrangente interpretação, pois podemos considerar desde a gestão inteligente da iluminação pública, parking, coleta de lixo, monitoramento ambiente até as câmeras de segurança. Ou seja, através das diversas tecnologias voltadas para essa aplicação, buscamos melhorar o uso dos recursos, visando sempre a melhor qualidade de vidas das pessoas e um meio ambiente sustentável”, completa Wagner.

COMPARTILHAR: