Tamara Segala: sofisticação aplicada aos interiores

Tamara Segala: sofisticação aplicada aos interiores

A arquiteta é especializada em arquitetura de interiores de alto padrão e ensina truques para ampliar espaços compactos e dar um toque de requinte aos ambientes

A arquiteta Tamara Segala se descreve como detalhista, daí sua busca constante por aperfeiçoar espaços. “Facilmente, na imaginação, transformava os espaços em como eu gostaria que eles ficassem”. Com isso, já dava para perceber que sua vocação talvez fosse a Arquitetura. A confirmação veio com uma viagem em família pela Europa, em 2009, em que o fascínio pelas construções a convenceram a embarcar na profissão. E assim fez. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá (UNIC), em 2014, e se especializou em Arquitetura de Interiores pela Interior Design for Professionals na renomada escola de design Istituto Marangoni, em Milão. Até a formação em Administração de Obra pela Universidade Belas Artes (São Paulo) e mais um curso voltado a interiores, o Design de Interiores pela Ycon (São Paulo), contam em sua experiência acadêmica.

Ou seja, não restam dúvidas de que sua especialidade é a Arquitetura de Interiores, desenvolvendo projetos de alto padrão que satisfazem a seus clientes e a ela mesma, cujo maior prazer é tornar sonhos em algo palpável, que possam ser vistos, sentidos e vividos.

E sou apaixonada por iluminação, que dá, literalmente, a luz aos nossos projetos, dando aconchego, sensações positivas e a valorização dos ambientes. E, dessa forma, eu vejo a minha profissão privilegiada, pois recebemos sorrisos como forma de agradecimento.

Quando notou o interesse pela Arquitetura?

Sempre fui muito detalhista, de gostar de observar e corrigir as coisas para sempre ir em busca da perfeição. Facilmente, na imaginação, transformava os espaços em como eu gostaria que eles ficassem, foi dessa forma que comecei a optar pela Arquitetura. Em 2009, fizemos uma viagem em família para a Europa, que fez me apaixonar pela Arquitetura, desde hotéis a museus, tudo me encantava, foi onde, de fato, aflorou o amor pela profissão.

Qual função/atividade dentro da Arquitetura você tem mais prazer em desempenhar?

O maior prazer é cumprir o meu propósito, de materializar os sonhos dos meus clientes em realidade, em algo que ele possa ver, sentir e viver.
Dentro deste contexto, gosto de desenvolver os projetos de interiores em qual sou especializada.
E sou apaixonada por iluminação, que dá, literalmente, a luz aos nossos projetos, dando aconchego, sensações positivas e a valorização dos ambientes. E, dessa forma, eu vejo a minha profissão privilegiada, pois recebemos sorrisos como forma de agradecimento.

Nos conte um pouco sobre a história do seu escritório de Arquitetura, a especialidade de seus projetos e a equipe envolvida.

Comecei a atender os meus clientes após a formação em Milão, em 2015.
Preocupei em me especializar antes de começar a atender o mercado e me especializei em Arquitetura de Interiores de alto padrão, tendo como missão olhar para cada projeto de forma única e me envolver em cada detalhe de forma intensa. Dedicação é o que me define dentro da minha profissão. A minha equipe é formada, além de mim, por três arquitetas, Laryssa Magalhães, formada em 2019 na Universidade de Cuiabá (UNIC), Kathlyn Schmidt, formada na Universidade de Várzea Grande (UNIVAG), em 2019, e Laura Ninomiya também formada pela UNIVAG, em 2020.

Como é o processo criativo do seu trabalho?

O processo criativo começa a partir do briefing do cliente. Em uma tarde reservada com bolos e café, trocamos informação de como gostariam que fosse a parte de convivência dos espaços e vamos absorvendo dados do cotidiano para que possamos realizar o projeto de forma que seja mais do que o esperado.

Em seu Instagram, é possível encontrar vários projetos de apartamentos. Este tipo de residência costuma ser compacta. Quais os truques aplicados para trazer amplitude e conforto para o morador (ou moradores) de um apartamento?

Integrar os ambientes é uma excelente opção para ampliar os espaços. Quando integrado, o ambiente ganha luminosidade e amplitude. Utilizamos, também, espelhos para fazer a artimanha de ampliação. Aplicado na posição correta, temos a sensação de duplicidade dos ambientes, e a última dica é a utilização de cores neutras como base de uma decoração, pois trazem amplitude aos ambientes.

Dê exemplo de algum projeto que tenha seguido estas propostas.

Nesse projeto, utilizei tons neutros e ornamentei os nichos espelhados em tons terrosos de forma elegante e sofisticada.

COMPARTILHAR: