Mountain bike para apaixonados por natureza e aventura

Mountain bike para apaixonados por natureza e aventura

Principal categoria do ciclismo feito em estradas de terra, o mountain bike ganha cada vez mais adeptos entre os atletas de fim de semana

O mountain bike é, provavelmente, a modalidade do ciclismo que melhor une os benefícios da prática esportiva com o bem-estar do contato com a natureza. O MTB, que nada mais é que a categoria do ciclismo praticado em trilhas e estradas de terra – também conhecido como off-road –, ganha cada vez mais adeptos entre os ciclistas de fim de semana. Com praticantes inclusive nas grandes cidades, onde são raros os espaços rodeados de ar puro, rios e árvores.

Mas é interessante explicar que o mountain bike exige planejamento, evitando assim problemas como contusões e desgastes aos praticantes do esporte sobre duas rodas. E assim aproveitar ao máximo as trilhas de terra repletas de subidas, descidas, pedras e buracos, garantindo muita aventura e força no pedal.

E para entrar na forma física desejada, o mountain bike é um ótimo exercício físico, principalmente para quem tem preguiça de academias ou caminhadas. Saiba que uma hora no mountain bike contribui para um gasto de 588 calorias.

Veja abaixo a tabela com a estimativa de perda de calorias para uma pessoa com 70 quilos:

  • 5 minutos – 49 calorias
  • 10 minutos – 98 calorias
  • 15 minutos – 147 calorias
  • 30 minutos – 294 calorias
  • 2 horas – 1.176 calorias
  • 3 horas – 1.764 calorias
  • 4 horas – 2.352 calorias
André Crepaldi

Escolha da bike

Ciclista nas horas vagas e entusiasta do mountain bike, o médico André Crepaldi, de Cuiabá (MT), a pedido do nosso blog, passou algumas dicas para aqueles que gostariam de arriscar algumas pedaladas nas trilhas de MTB.

A primeira questão é a escolha da bicicleta. Segundo ele, o ideal é que o aspirante a atleta amador vá atrás de uma bike usada ou seminova, e que essa bicicleta tenha o chamado “fit”, que é quando a bicicleta se ajusta ao tipo físico do ciclista.

“Procure uma loja especializada em bicicletas. Às vezes a pessoa deixa de gostar do esporte porque está com uma bicicleta inadequada, muito grande ou muito pequena, ou com o banco muito baixo, e assim por diante. Isso é uma das partes mais importantes para que a pessoa se sinta bem e pedale direito”, ressalta.

Conforme se vai avançando, outro equipamento importante são as sapatilhas com encaixe no pedal. Com elas, é possível fazer percursos maiores e obter rendimento melhor na bicicleta

André Crepaldi, ciclista e entusiasta do mountain bike

Equipamentos necessários

Crepaldi também salienta a importância de equipamentos como luvas e capacetes, além de roupas próprias para ciclistas com tecidos específicos. Ele ressalta a necessidade do uso das bermudas para ciclistas, principalmente nas trilhas de mountain bike. As bermudas são reforçadas com partes almofadadas, exatamente para não machucar o atleta que ficará sentado no banco da bike por longos períodos, além de evitar assaduras nas pernas.

“Conforme se vai avançando, outro equipamento importante são as sapatilhas com encaixe no pedal. Com elas, é possível fazer percursos maiores e obter rendimento melhor na bicicleta”, explica.

Pedal em Cuiabá

Com mais de 10 anos de história, a Complexx é o grupo de amigos de pedal criada por Crepaldi, em Cuiabá. Neste time há pessoas de todos as idades e, além das trilhas de MTB, eles também praticam ciclismo de estrada.

O ideal é que o aspirante a atleta amador vá atrás de uma bike usada ou seminova, e que essa bicicleta tenha o chamado “fit”, que é quando a bicicleta se ajusta ao tipo físico do ciclista.

Ele ressalta que andar de bike em companhia é um dos métodos de “estimular” em dias que a preguiça bate à porta. “O ideal no começo é ir em poucas pessoas, pegando ritmo e intimidade com a bicicleta, e gradualmente fazendo trajetos maiores. Até que depois, sem riscos de se acidentar com outros ciclistas, participe de eventos, onde tenha um grupo grande”, afirma.

E a ótima notícia é que a trilha de bike para os moradores do Bairro Vinhedos será bem pertinho de casa. O bairro contará com caminhos de terra especialmente feitos para interessados em pedalar em contato com a natureza. Perfeito para esquecer o cotidiano da cidade.

mountain bike

Outras dicas para iniciantes nas trilhas de MTB

  • Alimente-se antes e durante o percurso da trilha, com alimentos leves como pães integrais, barras de proteínas e frutas;
  • Hidrate-se bem durante o percurso, fazendo paradas regulares para beber água ou isotônico;
  • Carregue uma mochila de hidratação (camelback);
  • Leve um kit para fazer pequenos reparos na bike caso necessário, com chaves de corrente, bombas de ar, além de instrumentos como lanternas, GPS e celular com a bateria carregada;
  • Use roupas apropriadas para a prática esportiva e o clima do dia, afinal roupas de ciclistas são feitas especialmente para essa aplicação.
Grupo Complexx Cycling Team
COMPARTILHAR: