O futuro é elétrico

Os carros elétricos são uma alternativa de mobilidade urbana mais sustentável

Carros elétricos, uma alternativa de mobilidade urbana mais sustentável, com benefícios ao ambiente e ao bolso do consumidor

Com a alta dos combustíveis, um sonho seria colocar o carro na tomada, como um celular, e poder usá-lo o dia todo. Mas isso já saiu do plano imaginário para se tornar realidade, com os carros elétricos. O cenário é promissor e, segundo relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), até 2040 os carros elétricos corresponderão à maioria dos automóveis. Apesar de ainda não estar no mesmo patamar do mercado internacional, o Brasil está a passos largos e as montadoras estão investindo pesado nos modelos elétricos.

No primeiro quadrimestre deste ano, de janeiro a abril, foram emplacados 7.290 veículos eletrificados, de acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o que representa um aumento de 29,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Modelo de Eletroposto

Para Manoel Guedes, o concessionário Volvo Cars de Mato Grosso, o futuro é elétrico e este caminho não tem volta. “A Volvo, em julho do ano passado, avisou a rede toda que ia descontinuar a produção de carros puramente a combustão em dezembro de 2020. E foi o que ela fez. Nesse período de tempo, ela produziu as últimas unidades a diesel e a gasolina. A partir de janeiro de 2021, as quatro fábricas da Volvo começaram a produzir veículos híbridos ou 100 % elétricos.”

A Volvo, em julho do ano passado, avisou a rede toda que ia descontinuar a produção de carros puramente a combustão em dezembro de 2020. E foi o que ela fez. Nesse período de tempo, ela produziu as últimas unidades a diesel e a gasolina. A partir de janeiro de 2021, as quatro fábricas da Volvo começaram a produzir veículos híbridos ou 100 % elétricos.”

Manoel Guedes, o concessionário Volvo Cars de Mato Grosso

Entre os carros eletrificados, o híbrido se configura como uma boa opção de transição dos carros convencionais, visto que, ainda que se utilize da tecnologia dos elétricos, para converter a energia armazenada em baterias em energia mecânica, esta categoria também disponibiliza de motor a combustão, permitindo o abastecimento do combustível – que, geralmente, é gasolina. “Ele [o carro] aproveita a energia cinética que você produz numa freada, numa arrancada, numa curva… Então, toda energia que você produz, desperdiçada nos veículos normais, tanto o híbrido, quanto o elétrico, se aproveitam desta energia”, comenta Guedes.

Modelo de eletroposto desenvolvido pela Volvo
Modelo de eletroposto desenvolvido pela Volvo

Então, além das vantagens tão conhecidas dos carros elétricos, como a redução da poluição – ambiental, visto que não emitem gases nocivos na atmosfera durante o uso, e sonora, já que são veículos silenciosos –, a economia com combustível e com custos de reparos, eles também entregam melhor performance, pois segundo Guedes, o modelo a combustão depende de alguns fatores como: temperatura do motor, da quilometragem rodada, entre outros, já os elétricos não, eles entregam toda a potência.

Aproveite e conheça alguns lançamentos de carros elétricos previstos para 2021:

  • Volvo XC40 Pure Racharge, primeiro SUV 100% elétrico da Volvo

    Volvo XC40 Pure Racharge

    Primeiro SUV 100% elétrico da Volvo, o XC40 Pure Racharge é compacto e pensado para a cidade. Entrega uma autonomia de 418 Km com a bateria totalmente carregada. Carrega de zero a 80% em 40 minutos, e tem um tempo estimado de oito a dez horas para uma carga completa. Em 4,9 segundos, vai de 0 a 100 Km/h. O veículo deve chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano.

  • Fiat 500e, o subcompacto da Fiat está previsto para desembarcar no Brasil em meados do ano

    Fiat 500e

    O subcompacto da Fiat está previsto para desembarcar no Brasil em meados do ano. Será comercializado em versão única – topo de linha Icon –, é equipado com 118 cavalos, com uma aceleração que vai de zero a 100 Km/h em 9 segundos. Sua autonomia é de até 460 Km, rodando na cidade, e de até 320 Km em ciclo misto (urbano e rodoviário). Seu carregamento rápido permite que, em cinco minutos de carga, seja possível deslocar 50 Km.

  • Peugeot 208 e-GT, importado da Europa para ser topo de linha aqui no Brasil

    Peugeot 208 e-GT

    Importado da Europa para ser topo de linha aqui no Brasil, o Peugeot 208 e-GT é a estreia da entrada dos elétricos da marca no país. O modelo vai representar a versão esportiva do Hatch, entregando 136 cavalos e uma aceleração de zero a 100 Km/h em 8 segundos. A previsão inicial é de que o carro chegue em solo nacional no segundo semestre deste ano.

  • Audi e-tron é o primeiro modelo totalmente elétrico produzido em série pela Audi

    Audi e-tron

    É o primeiro modelo totalmente elétrico produzido em série pela Audi. O SUV, equipado com dois motores elétricos, é capaz de produzir 300 kW (equivalente a 408 cavalos) e sua autonomia é de até 436 Km. É possível acelerar de zero a 100 Km/h em 5,7 segundos, tornando a performance no momento de arranque equivalente a de um esportivo. O automóvel já está à venda aqui no país.

  • Mini Cooper SE, produzido na fábrica de Oxford, no Reino Unido

    Mini Cooper SE

    Produzido na fábrica de Oxford, no Reino Unido, o MINI Cooper SE é o primeiro veículo 100% elétrico da marca britânica, desenvolvido a partir do icônico MINI Hatch 3 portas. Com a ambição de se tornar a melhor opção de mobilidade urbana, o carro é capaz de entregar 184 cv de potência, e tem um conjunto de baterias de alta voltagem com autonomia estimada em até 234 Km, por ciclo de carga. Há duas versões do MINI elétrico, o EXCLUSIVE e o TOP, que, inclusive já estão em pré-venda no Brasil até 30 de junho.

 

Vinhedos pronto para o avanço

Quando questionado se os poucos pontos de recarga dos carros elétricos – também chamados de eletropostos – espalhados pelo país poderia ser um empecilho para a adesão deste tipo de carro pelos motoristas, Manoel Guedes rebate que isso será uma transformação rápida, que andará lado a lado com a popularização dos veículos eletrificados.
A Volvo, por exemplo, está instalando 700 pontos de carregamento no Brasil, alguns já em Cuiabá, que carregam carros de outras montadoras também, afirma o concessionário Volvo. Os moradores do Vinhedos nem precisam se preocupar com este progresso, pois o bairro, sempre antenado nas tendências tecnológicas, mas sem abrir mão de alternativas mais sustentáveis, disponibilizará um eletroposto próprio.

COMPARTILHAR: