Como pedalar pode melhorar a saúde física e mental?

Como pedalar pode melhorar a saúde física e mental?

São muitos os benefícios de pedalar no dia a dia. Veja quais são eles!


Assim como toda atividade física, pedalar traz inúmeras vantagens para o corpo e para a mente. Quando o assunto é andar de bicicleta, existem vários benefícios que podem ser destacados. 

Como o bairro Vinhedos terá Bicicletário, Trilha de Bike e Sistema Multimodal, ao longo do texto, falaremos um pouco mais sobre quais as formas que uma pessoa pode ser beneficiada ao adquirir o hábito da prática do ciclismo. Continue a leitura para saber mais!

Pedalar: benefícios para a saúde mental

Praticar uma atividade física é um cuidado com a sua saúde mental e traz uma melhora significativa para a sua qualidade de vida. Além disso, pedalar proporciona, ainda, um contato com a natureza – e é, sem dúvidas, mais uma importante vantagem.

Andar de bicicleta também libera serotonina e endorfina para o corpo, e esses hormônios desencadeiam sensações de bem-estar, vitalidade e satisfação. 

Pedalar: benefícios para o corpo

Quando falamos em saúde física, ter o ciclismo inserido no dia a dia previne uma série de doenças e melhora a estrutura corporal de várias maneiras. 

De acordo com a Dra. Dilvana Líber, médica fisioterapeuta, a atividade é indicada para qualquer tipo de pessoa.

“É adequada para todas as idades e para qualquer nível de condicionamento físico. Ela coloca uma carga menor nas articulações, principalmente nos joelhos e na coluna, do que a corrida ou a caminhada”, explica. 

A prática não prejudica as articulações, porque, ao andar de bicicleta, o contato com o chão não fica a cargo de suas pernas e de seus pés, então o impacto transmitido é menor. 

Pedalar traz inúmeros benefícios a saúde

Pedalar rotineiramente reduz o colesterol, controla a glicemia, reduz a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea. Como se trata de uma atividade que exige força muscular, ela, consequentemente, melhora a resistência do músculo.

Porém, podem existir contraindicações de acordo com as condições de saúde de cada um: “Se a pessoa tiver uma condição médica crônica ou estiver sendo tratada por uma doença aguda, como um vírus, não deve andar de bicicleta sem autorização médica clara e específica”, diz a Dra. Dilvana. 

Outro alerta que a médica faz é também um apelo da Associação Brasileira de Ciclistas, que recomenda que se tenha maior compromisso na utilização de aparelhos de segurança, como capacete, joelheiras e cotoveleiras. 

Andar de bicicleta libera serotonina e endorfina para o corpo

Pratique ciclismo no Vinhedos!

Agora você conhece as muitas vantagens de pedalar rotineiramente e sabe também que, em breve, o Vinhedos Cuiabá contará com Bicicletário, Trilha de Bike e Sistema Multimodal.

Não deixe de considerar sua saúde e bem-estar na hora de escolher sua futura moradia! Por isso, planeje sua residência em um bairro moderno como o Vinhedos, que é um empreendimento da Abitte Urbanismo, localizado na região do Santa Rosa, em Cuiabá. 

COMPARTILHAR: