Os projetos residenciais devem priorizar cada vez mais a iluminação natural, uma vez que além de ser uma forma de economizar, estando ligada diretamente à sustentabilidade, ela também proporciona maior bem-estar e saúde aos moradores.
Iluminar os ambientes com luz natural representa muito mais que uma forte tendência residencial. A iluminação natural deve ser considerada um item de extrema importância em toda a elaboração do projeto de uma casa, pois além de promover ganho estético, acaba por reduzir o impacto ambiental ao diminuir a utilização de luz artificial.
Além disso, a luz do sol possui grande influência no comportamento humano, uma vez que colabora para a regulação do nosso ciclo biológico e promove uma sensação de bem-estar. Com ela, nosso corpo e cérebro ficam mais ativos e têm suas funções intensificadas.
Benefícios da iluminação natural
Garantia de conforto e saúde
É importante ressaltar que a luz influencia em nosso ciclo circadiano, ou seja, o relógio biológico. Ao sermos expostos à luz ou à falta dela ao longo do dia, o núcleo supraquiasmático, estrutura presente no cérebro que recebe sinais da retina, a interpretará e enviará comandos ao corpo. Isto influencia em fatores como:
- Horário do sono;
- Estado de alerta;
- Pressão sanguínea;
- Metabolismo;
- Temperatura corporal;
- Apetite.
Além disso, de acordo com estudos, é possível comprovar que ambientes iluminados aumentam a produtividade e o conforto, fornecendo a estimulação mental e visual necessárias para a regulação dos ritmos circadianos humanos e para a absorção do cálcio que fortalece os ossos.
- Fonte de vitamina D
Os raios solares também estão relacionados com a produção de vitamina D, um antibiótico natural para o nosso organismo que contribui positivamente para a saúde e bem-estar. - Colabora na saúde e bem-estar dos moradores
Quanto melhor a incidência da luz, menor é a chance de aparecer fungos e ácaros, alguns dos responsáveis pelo desenvolvimento de alergias e problemas respiratórios. - Temperaturas mais agradáveis
Utilizar a luz natural durante o dia assegura a máxima eficiência energética e colabora para que o ambiente permaneça com uma temperatura agradável em todas as estações do ano. Isso proporciona a economia de energia, por conta da redução no uso de ar-condicionado e luzes artificiais.
Estratégias de Projeto
- Pé-direito duplo
As residências projetadas com pé-direito elevado e pé-direito duplo oferecem maior entrada de ar e luz, contribuindo para a entrada da luz natural nos ambientes, além de garantir uma diferenciação no mercado. Empreendimentos com pé-direito elevado trazem consigo sensações de espaço, beleza e luxo.
- Manipulação da luz
O grande truque para valorizar a iluminação natural está em manipular a entrada da luz de modo a fazer com que ela alcance uma maior profundidade sem perder sua intensidade. Nesse caso, o arquiteto responsável pelo projeto residencial deve analisar as dimensões do espaço e optar entre o uso de materiais refletores e absorventes de luz, para que a luz seja difundida de forma equilibrada, ou então realizar algumas agregações estruturais, como janelas e paredes. - O uso do vidro
O vidro também faz diferença no dia a dia, pois é através dele que a luz chegará ao ambiente. Em locais com alta incidência solar, podem ser utilizados vidros difusos e que diminuem a intensidade da iluminação. Também há a possibilidade do uso de Clerestory Windows, painéis refletores, claraboias e prateleiras refletoras.
Como deve ser a iluminação dos cômodos
Os cômodos onde o morador permanece por mais tempo, como o quarto, é recomendado que recebam os primeiros raios de sol logo pela manhã. Dessa maneira, recebem luminosidade adequada e não ficam muito quentes no final do dia. Ter varandas ou sacadas também colabora na iluminação e na ventilação.
A cozinha e a área de serviço também podem se beneficiar com a iluminação natural no apartamento. Combinada com uma boa circulação de ar, traz mais conforto e facilidade para a realização das tarefas rotineiras, como a preparação de refeições. Sem contar que dá um toque único aos ambientes.
Para ter certeza acerca do projeto, o arquiteto pode simular com programas e cálculos, o nível de incidência solar em cada espaço, verificando quais materiais são mais viáveis para a obra e encontrando soluções para otimizar o espaço sem perder o estilo.
Para saber mais acerca dos diferentes tipos de iluminação que podem ser agregados em projetos residenciais, aqui no blog, já mencionamos anteriormente sobre a iluminação artificial e seu importante papel em ampliar a funcionalidade dos espaços e valorizar a decoração dos imóveis.