Casa mais fresca no verão

Casa mais fresca no verão

Dias quentes pedem algumas soluções para deixar os espaços com a temperatura mais agradável e refrescante

Seguir algumas dicas para deixar a casa mais arejada acarreta um alívio muito grande para toda a família na época mais quente do ano. Curtir o dia em seu cantinho ou mesmo fazer as suas tarefas de rotina dentro de uma casa mais fresca não tem preço e, para isso, é necessário seguir algumas dicas de ouro que ajudarão tanto a diminuir os gastos com contas de luz quanto a afastar o calor e todo o desconforto.

Verão, a estação do calor

O começo do ano é marcado pelo verão, que traz consigo temperaturas muito agradáveis para aproveitar o tempo ao ar livre. Embora o tempo quente seja ótimo para alguns tipos de passeio, ele não é tão confortável para quem fica dentro de casa — afinal, ninguém gosta de ficar em ambientes abafados.

O tempo quente acaba com a nossa disposição e energia. Se durante o dia fica mais difícil realizar tarefas simples, à noite, o sono é o principal prejudicado. Para fugir do calor e deixar a casa mais fresca, a maioria das pessoas investem em ar-condicionado, porém isso acaba gerando um grande gasto de energia ou nem sempre é uma opção viável. Por isso, é preciso recorrer a outros métodos para equilibrar a temperatura em ambientes internos, e para isso existem até mesmo alternativas naturais que mantém a casa mais fresca mesmo com as temperaturas altas.

As plantas dentro de casa é uma forma de refrigerar o espaço interno

Para quem está preocupado com as altas temperaturas, saiba que até mesmo alguns truques simples de decoração podem reduzir a sensação de abafamento dentro de casa. Afinal, até os tecidos dos móveis podem dar uma sensação de calor em casa. Preste atenção nas dicas abaixo:

• Troque as lâmpadas: Além de serem infinitamente mais econômicas, as lâmpadas de LED são bem mais duráveis, e tratam-se das conhecidas “lâmpadas frias” que não esquentam o ambiente — o contrário do que ocorria com as famigeradas incandescentes.

• Conte com a ajuda da natureza: Ter plantas dentro de casa é mais uma forma de refrigerar o espaço interno. Isso acontece porque as plantas “transpiram” a água que sobra do processo de fotossíntese, além de contribuírem para a limpeza do ar. É importante saber, porém, que apenas um vaso não fará muita diferença — é preciso ter algumas plantas para sentir a diferença na temperatura. As plantas mais indicadas são a Dracena, a Espada-de-são-jorge, a Samambaia e o Lírio-da-paz.

• Aposte em tecidos mais leves: Tecidos leves e naturais, além de mais confortáveis, também “respiram” melhor e permanecem mais frescos. Cobrir sofás e poltronas com capas e tecidos de materiais como algodão e linho, remover os tapetes ou substitui-los por versões mais finas, que usam corda, palha ou fibras de algodão, e adotar cortinas de tecidos leves e vazados, permitem que entre mais vento na casa e melhore a sensação de abafamento.

As cores claras ajudam a dar leveza ao ambiente

• Invista em cores claras: Optar por móveis e elementos decorativos de cores claras é uma excelente medida para dar leveza aos ambientes e garantir uma casa mais fresca. Tonalidades como branco, bege marfim e até mesmo os tons pastéis trazem mais suavidade — ao contrário das escuras, que absorvem energia. A dica é apostar nas cores claras também em elementos decorativos têxteis leves e finos, que podem ser mantas, roupas de cama, capas de almofadas, tapetes e cortinas, por exemplo.

• Evite a entrada de luz: Uma dica que pode parecer boba, mas que vai ajudar muito a deixar a casa mais refresca, é manter as cortinas fechadas. Essa medida ajuda a evitar que os raios solares batam diretamente nos cômodos. Cortinas com blecaute podem ser ótimas aliadas para isso, desde que a parte branca esteja virada para o lado de fora — assim, o calor será refletido para o exterior. Outra opção é colocar películas de controle solar refletivas nos vidros das janelas.

• Reduzir o uso de aparelhos eletrônicos: Muitos aparelhos eletrônicos liberam calor mesmo quando estão desligados. Portanto, tirar os aparelhos que não estão sendo usados da tomada é uma forma de ajudar a diminuir o calor em casa, e ainda economizar energia no processo.

• Planeje sua casa de acordo com o sol: Os lugares que recebem a incidência do sol são, naturalmente, mais quentes. Por isso, é preciso planejar a sua casa para que esse fator seja usado a seu favor. Você também pode pensar na organização dos ambientes e dispor os móveis de acordo com o uso durante o dia, de modo que você não precise os utilizar no momento em que tomam sol diretamente.

Deixar as janelas abertas é relevante para que a brisa entre e o ar quente não fique preso dentro de casa

• Deixe o ar circular: É muito importante que o ar circule. Assim, você não sofrerá com a sensação de abafamento. Deixar as janelas abertas é relevante para que a brisa entre e o ar quente não fique preso dentro de casa — mas não se esqueça de barrar a luz do sol, usando cortinas para refletir o calor para fora da casa.

Combater o calor no Vinhedos

Cuiabá é uma cidade reconhecida por ter altas temperaturas o ano inteiro. No bairro Vinhedos, haverá várias formas de refrescar o cotidiano dos moradores. Uma delas é a piscina de borda infinita para o uso comum dos moradores, na área de lazer do bairro. O projeto de arborização e de áreas verdes do Vinhedos também busca conforto térmico, uma vez que todas atividades ficam muito mais agradáveis se você estiver em lugares cheios de vegetação e com sombras à vontade.

COMPARTILHAR: