Áreas verdes aumentam qualidade de vida

Áreas verdes aumentam qualidade de vida

Residir em áreas bem arborizadas das cidades reduz os riscos de doenças físicas e emocionais e colabora para o aumento do bem-estar.

Ter qualidade de vida é o desejo de todos que buscam um lugar para morar. Se esse lugar possui áreas verdes em suas proximidades, essa qualidade é garantida. Nada se compara à tranquilidade de poder respirar um ar puro e de ter a oportunidade de usufruir um espaço de lazer que nos estimule a cuidar da nossa saúde.

Vantagens de morar perto de áreas verdes

  • Combate ao estresse, através de caminhadas e corridas, ou de exercícios físicos com regularidade.
  • Contato com ar puro.
  • Garantia de conforto térmico, uma vez que todas atividades ficam muito mais agradáveis se você estiver em lugares arborizados, cheios de vegetação e com sombras à vontade.
  • Menos preocupação com ruídos, pois além do conforto térmico, as área verdes também ajudam a reduzir a poluição sonora presente nos bairros, pois as árvores servem como bloqueios naturais.

Portanto, conclui-se que natureza, qualidade de vida e bem-estar estão diretamente interligados.

Correlação entre natureza, bem-estar e qualidade de vida

Pesquisas realizadas pelo Departamento de Saúde Pública dos Estados Unidos mostraram que a incidência de diabetes é 14% menor e a de hipertensão chega a ser 13% menor em pessoas que vivem e moram próximas a parques com áreas verdes.

Cientistas ingleses também realizaram um outro estudo  que evidenciou que, além de benefícios físicos, morar próximo a áreas verdes proporciona também mais equilíbrio emocional, sendo de grande ajuda na diminuição da incidência de problemas relacionados à saúde mental, como depressão e ansiedade, por exemplo. Neste estudo, os cientistas relatam que os benefícios de viver próximo à natureza duram muitos anos, inclusive depois que o morador deixa esses locais, e que viver em lugares que não oferecem qualquer possibilidade de contato com áreas verdes afeta negativamente a saúde mental dos moradores.

O poder da arborização

As plantas também conseguem absorver gases e substâncias danosas que podem ter relação com o surgimento de enfermidades e doenças crônicas. Unidos, todos esses fatores influenciam diretamente na qualidade de vida e na saúde, uma vez que formam um ambiente com diversas características restauradoras.

Nos meses mais quentes, as altas temperaturas marcam presença em diversas áreas urbanizadas. Isso ocorre devido à presença de trechos asfaltados que retêm o calor, deixando os bairros mais abafados. Lugares menos densos ou que intercalam áreas urbanas com áreas verdes não apresentam o mesmo problema, visto que são mais ventilados e sombreados, e a presença de árvores ainda mantém um nível de umidade mais alto, o que ajuda a dissipar o calor.

Para proporcionar todos esses benefícios de conforto, satisfação, bem-estar e mais qualidade de vida aos moradores, muitos condomínios e bairros estão se equipando com áreas de lazer que incluem espaços arborizados, como é o caso do Bairro Vinhedos, que possui lindas áreas verdes em sua propriedade, tais como o Jardim de Luxemburgo  e o Jardim Botânico. Dessa forma, as pessoas podem desfrutar de belos e confortáveis ambientes, enquanto preservam a própria saúde. Sua rotina, seus animais e sua família agradecem todo esse cuidado que somente muitas doses de vegetação e áreas verdes podem proporcionar.

Jardim Botânico
COMPARTILHAR: