Jardim de Luxemburgo, uma joia da natureza

Fonte Medicis, Jardim de Luxemburgo

Jardim de Luxemburgo é um museu a céu aberto em Paris que une joias da natureza, da arte e da arquitetura

O Jardim de Luxemburgo é parque público em Paris, com aproximadamente 23 hectares, e que abriga o Palácio de Luxemburgo, onde atualmente está sediado o Senado da França. Sua construção foi idealizada a pedido da regente Maria de Médici, em 1612. Não satisfeita com a acomodação no Louvre, a então Governante do país queria um palácio pessoal que remetesse às suas origens na Itália.

Tendo como principal inspiração o Palazzo Pitti, que compreende o Jardim Boboli, na cidade italiana Florença, onde nasceu, ela adquiriu propriedades fora das intermediações parisienses da época para construir seu jardim, encarregando como arquiteto responsável Salomon de Brosse.

Com o falecimento de Maria de Médici, em 1642, o palácio passa por inúmeros proprietários e modificações estéticas. É justamente nesta época que seus jardins são abertos pela primeira vez ao público.

 

Tendo como principal inspiração o Palazzo Pitti, que compreende o Jardim Boboli, na cidade italiana Florença, onde nasceu, ela adquiriu propriedades fora das intermediações parisienses da época para construir seu jardim, encarregando como arquiteto responsável Salomon de Brosse.

 

Situado em uma região privilegiada, rodeado por igrejas, museus, parques, e outras importantes atrações turísticas da França, o Jardim de Luxemburgo é um dos principais pontos de encontro dos parisienses, em busca de uma área de lazer completa e preservada, o que se intensifica nos períodos mais quentes do ano.

No verão parisiense, uma cena clássica é ver um aglomerado de pessoas reunidas em toalhas estendidas nos gramados para um piquenique e banho de sol. Esta prática é limitada a alguns jardins específicos, visto que, em grande parte da França, é proibido pisar na grama. Em Luxemburgo, a seção liberada são os jardins de L’Observatoire. Ainda assim, isso não impede o sucesso do Jardim de Luxemburgo com os visitantes, até porque seus domínios são recheados de atividades e atrações.

O que fazer e encontrar no Jardim de Luxemburgo

  • Quadras de tênis, de bocha e de basquete;
  • Coreto para apresentações;
  • Mesas para xadrez;
  • Miniaturas de barcos a vela “navegáveis” no lago;
  • Teatro de marionetes;
  • Parques infantis e carrossel;
  • Passeios de pônei;
  • Museu com exposições temporárias;
  • Restaurantes, quiosques que vendem petiscos e bebidas.

Sem contar no patrimônio histórico e cultural que toda a atmosfera dos Jardins de Luxemburgo carrega. Centenas de esculturas estão espalhadas em seus domínios, incluindo estátuas de Stendhal, Chopin, Montesquieu, Phidias, Baudelaire, Delacroix e Blanche de Castela. Uma parte importante destes jardins são as 20 estátuas de rainhas e demais mulheres ilustres da história e evolução do país, como Maria de Médici e Sainte Geneviève.

Outro grande destaque do Jardim de Luxemburgo é a Fonte de Médici. Idealizada pelo engenheiro italiano Tommaso Francini, em 1630, com referências arquitetônicas de seu país, e finalizada no mesmo ano por Salomon de Brosse, o monumento passou por algumas modificações ao longo dos séculos. Já em 1811, por exemplo, o jardim recebeu uma reforma comandada por Napoleão Bonaparte, na qual foi incluída uma estátua de Vênus. Ela foi substituída por estátuas que encenam uma mitologia grega, obra de Auguste Ottin, instalada em 1866. Trata-se da figura do gigante Polifemo, filho de Poseidon, em bronze, e de Ácis e Galatéia, esculpidos em mármore branco. Segundo a história, quando Polifemo mata Ácis por ciúmes, Galatéia transforma o amado em um espírito de rio imortal.

Curiosidades do Jardim de Luxemburgo

  • Recebe cerca de 4 milhões de visitantes por ano;
  • São três estufas com 400 espécies de orquídeas, begônias e hortênsias;
  • Espalhados pelo jardim, existem cerca de 3500 bancos e 4800 cadeiras;
  • Abriga mais de 3500 árvores;
  • Seu jardim frutífero possui cerca de mil árvores com uma variedade de espécies de maçã e peras.

Jardins Franceses

Também conhecidos como jardins clássicos, os jardins franceses carregam formalidade, caracterizados por formas geométricas e simetria perfeita. As plantas são organizadas e “moldadas” de forma a manter um layout simétrico. No estilo francês de jardim, é comum canteiros em volta das plantas para reforçar esta sensação de simetria, caminhos largos e bem definidos, e apresentar espelhos d’água com fontes ou esculturas ao cento, seguindo um padrão geométrico. Trazendo todo este requinte de paisagismo, e inspirado nos maiores exemplares deste estilo, como o Jardim de Luxemburgo, o bairro Vinhedos terá um Jardim Francês para chamar de seu!

COMPARTILHAR: