Como agregar valor ao imóvel com ambientes exclusivos

Como agregar valor ao imóvel com ambientes exclusivos

Ambientes Exclusivos: salas de música, cinema e jogos são um toque único em casas de luxo 


Você já pensou em ter espaços como sala de música, sala de cinema e sala de jogos em seu imóvel? Além da sofisticação, do conforto e do lazer que eles podem proporcionar aos moradores, eles também agregam valor, porque são ambientes exclusivos, o que é um diferencial em casas de luxo.  

Por ser único no mercado, sua exclusividade é uma das características de um imóvel de luxo. Entre as muitas maneiras que tornam esses locais exclusivos, como tecnologia avançada, segurança e o tipo de design, está a criação de espaços únicos como os já citados no texto. 

Quais ambientes exclusivos você pode ter em sua casa?

“As pessoas podem ter o ambiente exclusivo que quiserem: um jardim, uma oficina, um estúdio fotográfico, um ateliê de pintura, um gabinete de curiosidades e assim por diante. É uma lista sem fim,” comenta a arquiteta Patricia Miranda, do escritório Raízes Arquitetos, que ressalta como esses locais  devem ter um tipo de projeto que reflita os desejos de quem mora. 

Dentre as inúmeras opções que Patricia Miranda cita, ela diz que as mais desejadas são as salas de cinema e de jogos. “A sala de cinema, há bastante tempo, é mais frequente. Afinal, todos gostam e dedicam tempo às séries e aos filmes. O espaço para jogos é bastante requisitado em residências com crianças, geralmente com a TV, mas às vezes até em um ambiente a mais”, diz.  

Confira algumas dicas de ambientes exclusivos que você pode ter em sua casa: 

Sala de Jogos

Como já dito, umas das funcionalidades deste tipo de ambiente é proporcionar conforto e lazer para os moradores. Uma das opções é uma sala de jogos, ideal para momentos de diversão e também uma forma de conforto. 

Entre o que deve ser considerado está a funcionalidade, o design adequado e a comodidade. Por isso, uma das coisas que devem ser consideradas é o tamanho do espaço. A escolha do tipo de jogos deve ser pensada de acordo com os moradores, e uma dica de design é você combinar o estilo da sala com os tipos de jogos presentes nelas. 

Uma decoração clássica é interessante em um ambiente com jogos tradicionais, como mesa de bilhar, de cartas, futebol de botão, etc. Em um local com jogos mais modernos, uma decoração que siga esse estilo pode ser usada.  

Sala de jogos em living – Patrícia Penna/ FOTO: Leandro Moraes

Sala de Música 

Para músicos profissionais e amadores, e também para aqueles que praticam algum tipo  de instrumento, as salas de música são um ambiente exclusivo ideal. É um local onde se possa guardar os instrumentos e também possa ser usado para a prática. 

Quando falamos na estrutura do espaço, as paredes à prova de som são uma boa ideia. Em relação ao design, os próprios instrumentos podem ser parte da decoração, estando exposto de uma forma que agreguem ao design do ambiente, porém é sempre bom estar atento à organização dos cabos.    

Sala de Cinema 

Poder assistir a filmes e séries em sua casa, como se estivesse em um cinema, é provavelmente o desejo de muitos. Pensando nisso, que tal um imóvel com uma sala de cinema inclusa? 

Uma sala de cinema em casa precisa de conforto, iluminação e TV de alta qualidade ou projetores e telas. Como em qualquer espaço, seu tamanho deve ser considerado. Outro fator a ser pensado é a necessidade dos moradores.

Para as pessoas se sentarem, o ideal são poltronas e sofás confortáveis que abracem quem está sentado, também podem contar com apoios para os pés como puffs e banquinhos. Quando pensamos em assentos, devemos levar em consideração as preferências dos moradores e a quantidade de pessoas que caberão no espaço. 

Por fim, acústica e iluminação são dois pontos fundamentais. É necessário vedar a luz natural e possuir uma iluminação ambiente. Quanto a acústica, é importante que o som do interior da sala não interfira no lado de fora do ambiente, e o mesmo vale para o contrário.

Sala de cinema – Patrícia Penna/ FOTO: Leandro Moraes

Outros ambientes exclusivos: 

Brinquedoteca: Um espaço destinado às crianças, onde existem a sua disposição seus brinquedos, e também é um espaço para que eles brinquem.

Estúdio Fotográfico: Fotógrafos profissionais e amadores podem ter seu próprio estúdio fotográfico. Inclusive, podem ser de impressões analógicas, o que ainda é usado por muitos amantes desse tipo de atividade. 

Ateliê de Pintura:  Um ambiente destinado à prática da pintura e que também sirva para que materiais como telas, pincéis e tintas sejam armazenadas. 

Brinquedoteca – Patrícia Penna – FOTO: Leandro Moraes

Dicas para criar um ambiente exclusivo em seu imóvel

A arquiteta Patrícia Miranda, do escritório Raízes Arquitetos, deu algumas dicas para quem quer montar um ambiente exclusivo em sua casa:

  • Analisar se o ambiente pode estar integrado a outros;
  • Levar em consideração se você prefere ficar sozinho ou com outras pessoas no local;
  • Organizar para que fique agradável e funcional;

Ambientes exclusivos em imóveis no Vinhedos!

Caso você deseje ter uma casa de luxo com ambientes exclusivos, pode adquirir um imóvel no Vinhedos Cuiabá

Um bairro completamente planejado e moderno, o Vinhedos é um empreendimento da Abitte Urbanismo, localizado na região do Santa Rosa, em Cuiabá. 

COMPARTILHAR: