Adoção de animais: um ato de amor

Adoção de animais: um ato de amor

Adotar é uma das formas mais legais de realizar o sonho de ter um bicho de estimação, mas isso requer muitas responsabilidades

Adotar um pet é um ato de amor aos animais. Afinal, com a adoção, você tira um bichinho da rua, dando um lar para ele. Apesar de ser algo muito benéfico, não só para o bichinho como também para quem o adota, ainda existem várias dúvidas que rodeiam esse processo.
Antes de tomar sua decisão, é preciso refletir sobre alguns pontos:

• Seu estilo de vida
Animais vivem em média até 15 ou 20 anos. Antes de o adotar, portanto é preciso pensar: Você conseguirá cuidar do animal por tanto tempo? Na sua rotina, poderá passear com o pet duas vezes ao dia? Durante suas férias, terá com quem deixar o animal ou arcar com os custos de um hotelzinho? São muitas as variáveis e é preciso discuti-las com toda a família para ter certeza que todos aprovam o novo membro da casa e podem contribuir com os cuidados necessários.

• Tamanho da casa
Quanto menor a sua casa, menor deve ser o porte do animalzinho. Isso porque ele precisa de espaço para brincar e se locomover. Dentre os motivos de abandono de cães no país, por exemplo, 20% dos casos acontecem porque o cão é destrutivo dentro de casa. Se você for adotar um filhote sem raça definida, o famoso vira-lata, e não souber qual será o tamanho que ele terá quando adulto, observe suas patas. Quanto maiores elas forem, maior deve ser o tamanho final do cão.

• Condição financeira
Apesar de a adoção ser gratuita, é preciso considerar os custos com:

  • Ração
  • Vacinas
  • Consultas ao veterinário
  • Medicamentos
  • Castração ou tratamentos de emergência
  • Coleiras, caminha, pote de ração, água e outros utensílios básicos

É necessário que haja uma verificação do orçamento familiar mensal para ter certeza de que será possível incluir os gastos com o bichinho. Ter um plano de saúde animal é uma boa opção para quem não quer levar um susto com a conta do veterinário, uma vez que você pagará um preço mensal mais acessível e estará coberto sempre que necessitar.

Entenda como funciona a adoção

Não é preciso muito para adotar. O mais importante é ter a certeza de que você possui muito amor e carinho para oferecer. Para que o bichinho chegue até sua casa, primeiro, é preciso responder uma série de perguntas sobre seu estilo de vida, a sua profissão e se você tem todos os recursos para garantir bem-estar ao pet.

Durante esse processo, a ONG irá solicitar algumas fotos da sua casa e perguntar o motivo de você estar procurando um novo animalzinho. É realmente como se fosse uma entrevista. Por isso, fique calmo e seja sempre o mais sincero possível. Se eles perceberem que você tem o perfil ideal para seguir com a adoção de pets, o processo será feito rapidamente. Caso contrário, se notarem que seu perfil não é compatível com o cachorro, é provável que eles indiquem outros animais da ONG.

Segundo o Projeto Lunaar, uma associação de resgate de animais abandonados de Cuiabá, “o animal adotado leva, às vezes, de uma semana a um mês para se adaptar ao novo ambiente. Por isso, é necessário ter paciência e carinho para que o pet tenha uma adaptação adequada e sadia. Alguns animais são resgatados da rua com traumas e podem levar mais tempo para se sentirem seguros em seus novos lares”.

O que fazer depois de adotar um cachorro?

Agora que você já adotou seu novo amiguinho, veja quais são os primeiros cuidados que se deve ter:

  • Alimentação: peça orientação ao veterinário sobre a melhor ração. Ela vai variar conforme a raça, o porte e a idade do seu pet;
  • Passeios e brincadeiras: programe horários do seu dia para dar atenção ao seu pet. Ele precisa de carinho, mas também de exercícios para ter mais saúde física e mental;
  • Castração: castrar o seu animal contribui para o controle populacional e reduz os índices de abandono. Além disso, ajuda a prevenir algumas doenças e torna o cãozinho mais tranquilo;
  • Vacinação: a maioria dos animais de abrigos já chegam vacinados e castrados, mas é preciso consultá-lo com o veterinário para ter certeza disso. Leve-o o quanto antes para se vacinar e para ter sua primeira consulta.

Animais no Vinhedos

Pensando no bem-estar dos animaizinhos e no tempo de qualidade entre eles e seus donos, o Vinhedos desenvolveu áreas especialmente projetadas para essa interação. Os pet parks são utilizados como área de convívio dos animais, cada vez mais comuns em condomínios e bairros de alto padrão. São, geralmente, áreas ao ar livre, onde os cães podem se exercitar em obstáculos, túneis, rampas e aproveitar o espaço para correr e brincar muito.

COMPARTILHAR: