Além da estética: a importância do paisagismo

Além da estética: a importância do paisagismo

A função do paisagismo não é apenas garantir espaços bonitos, mas trazer uma série de benefícios aos seres humanos a partir do contato com áreas verdes

Voltar à natureza é um desejo que cresce cada vez mais na sociedade devido ao crescimento desenfreado dos centros urbanos. Encontrar áreas verdes para respirar ar puro, entrar em contato com a natureza e descansar é, de fato, uma alternativa para aumentar o bem-estar. Por essa razão, os projetos paisagísticos, os quais valorizam o cultivo de plantas e a reconstrução das áreas verdes, são tão importantes.

Descontroladas devido à crescente da densidade populacional, as cidades foram ocupando as áreas rurais, diminuindo significativamente os espaços verdes naturais. À vista disso, a vida urbana enfrenta uma série de problemas, como limitação de espaço, zonas residenciais reduzidas e múltiplas consequências climáticas.

Desde a Revolução Industrial, e especialmente após a Segunda Guerra Mundial, o paisagismo passou a ganhar mais importância, experimentando novos formatos de jardins — sejam residenciais, industriais ou públicos. Em “Paisagismo Além Da Estética: Uma Concepção Ambiental”, Alex Silva Vieira e Andréa Mara De Oliveira explicam que, historicamente, junto dessa expansão urbana, sempre houve uma preocupação de projetos arquitetônicos que valorizavam áreas verdes, as quais são um escape de relaxamento para os indivíduos.

Em uma definição convencional, o paisagismo é descrito como uma arte natural, recriada a partir da natureza e com a função de combinar belas paisagens a uma melhor qualidade de vida. Neste cenário, é possível encontrar duas categorias de paisagens — natural, isto é, já existente; e humanizada, aquela construída.

Artista plástico brasileiro e um dos pioneiros a reivindicar a conservação das florestas no país, Burle Marx entendia o paisagismo como uma manifestação artística que podia contar com outros especialistas para desenvolver, também, processos ecológicos e ambientais visando a valorização da natureza.

Desse modo, para além da beleza estética e qualidade de vida, o paisagismo busca colaborar com a natureza com o objetivo de amenizar os impactos ambientais, elaborando projetos com áreas verdes suficientes para o bem-estar social.

Paisagismo x jardinagem: qual a diferença?

Apesar de ambos trabalharem com o cultivo de áreas verdes, há uma grande diferença entre jardinagem e paisagismo; enquanto o primeiro é a execução física do plantio, o segundo é a elaboração complexa de um projeto funcional de áreas verdes, que vise maior qualidade de vida nos centros urbanos.

A jardinagem se preocupa, principalmente, com a arte de cultivar plantas e a conservação do jardim, não sendo necessária uma preocupação ordenada em relação à plantação. Já o paisagismo vai além, abordando a sensibilidade para uma técnica artesanal de reconstrução e reconstituição de uma paisagem natural. Essa criação demanda princípios de botânica, ecologia, variações climáticas regionais, arquitetura e agricultura.

Como criar um projeto paisagístico?

A complexidade de um projeto adequado e sustentável requer a adoção de procedimentos de análises, que garantam a conservação da natureza, a inserção de nutrientes responsáveis pelo desenvolvimento da fertilidade do solo e combate às “pragas”.

Uma ferramenta indispensável é a representação gráfica detalhada e qualificada em que as informações de execuções estarão todas bem-apresentadas. Por isso, inclusive, o conhecimento de arquitetura é importantíssimo para a elaboração de um projeto paisagístico.

Antes de iniciar o esboço, é imprescindível um estudo precedente para compreensão aprofundada do local em que será feito o paisagismo, avaliando os espaços, áreas naturais já existentes e solos. É necessário, também, ouvir as expectativas do cliente para atendê-las ao longo do projeto, especialmente em casos de planejamentos residenciais.

Para traçar os primeiros passos do rascunho, o anteprojeto aborda todas as informações analisadas para estabelecer as seleções das plantas, atentando-se e esmiuçando os aspectos estéticos e funcionais.

Por fim, chega-se à etapa final, alcançando o projeto executivo. Como o nome sugere, neste momento, detalhes técnicos e adendos de irrigação e iluminação, por exemplo, são elaborados. Nesse estágio, é preciso constar todas as informações do planejamento — de orçamento e tempo de execução a manutenção da obra.

Dentre os tipos de paisagismos existentes, encontram-se projetos para residências, edifícios públicos e privados, espaços públicos, parques, etc.

Importância de áreas verdes próximas aos locais de moradia

Morar próximo a áreas verdes é uma ótima alternativa para relaxamento visto que, além do bem-estar social e melhor qualidade do ar e temperatura, os espaços naturais promovem uma série de benefícios para a saúde física e mental. Em meio aos espaços rodeados por natureza, é possível, também, sentir-se incentivado às práticas esportivas.

Em 2020, a edição da Heringeriana, revista científica do Jardim Botânico de Brasília, fez uma pesquisa para analisar como o contato com natureza era positiva para os seres humanos. Os indicadores fisiológicos e testes psicológicos comprovaram que praticar atividades em ambientes naturais é extremamente benéfico à saúde mental e física.

É exatamente essa experiência entre natureza e ser humano que o Bairro Vinhedos preza, contando com mais de 2.600.000 m² de área verde e diferenciais como Jardim Botânico, Trilha de Bike, Jardim Francês, entre outros.

COMPARTILHAR: