Plantas “pet friendly”, seguras para seus pets

Plantas “pet friendly”, seguras para seus pets

Na hora de escolher lindas plantas para ornamentar sua casa, dê preferência às que são seguras para seus animais de estimação

Cuidar de pets e plantas têm sido um hobby para muitas pessoas durante a pandemia, e não há combinação melhor para um lar alegre e cheio de vida. É crescente o número de adoções de cães e gatos para espantar a solidão, assim como a implementação de plantas para tornar o ambiente em casa mais agradável e com um pouco de natureza.

Conciliando animais e plantas

Os cães e gatos são muito curiosos e adoram se aventurar pelos cantos da casa, e por esse motivo, manter as plantas longe dos animais de estimação pode ser uma tarefa difícil. É provável que você já tenha notado que as folhagens das plantas atraem bastante a curiosidade dos pets, que não pensam duas vezes antes de arranhá-las ou mordê-las, e esta relação deve ser mediada com certo cuidado, isso porque algumas dessas plantas possuem níveis de toxidade que podem apresentar perigo aos animais, deixando-os doentes e até mesmo em risco de vida. Por outro lado, também existem as espécies conhecidas como “pet friendly”, que são aquelas plantas que não oferecem riscos aos animais e nem aos seres humanos.

Como não podemos garantir que as plantas fiquem sempre fora do alcance dos nossos pets, devemos assegurar que todas as que cultivamos em casa sejam seguras para nossos animais, e para saber como ornamentar sua casa com plantas saudáveis que não ofereçam riscos, listamos aqui algumas totalmente pet friendly e que não oferecem ameaças ao seu bichinho.

Mas afinal, quais plantas devem ser evitadas para tornar um ambiente “pet friendly”?

Antes de falarmos das plantas pet friendly, confira a lista de algumas plantas tóxicas mais comuns para cães e gatos. São elas:

  • Espada-de-são-jorge
  • Copo-de-leite
  • Bico-de-papagaio
  • Azaleia
  • Espirradeira
  • Lírio
  • Mamona
  • Costela-de-adão
  • Jiboia
  • Comigo-ninguém-pode
  • Tulipa
  • Ficus
  • Babosa
  • Narcisos
  • Begônias
  • Hortênsia

Se puder, mantenha essas plantas longe do alcance do seu animalzinho, e caso tenha alguma delas em casa, fique de olho nos sintomas da intoxicação, como: depressão, ataxia, bradicardia (batimento cardíaco lento), vocalização, salivação, vômitos, pupilas dilatadas e alterações de comportamento. Se perceber qualquer um desses sintomas, corra para o veterinário.

Com propriedades tranquilizantes, a lavanda é ideal para acalmar, e é uma ótima opção para quem possui animais de estimação

Plantas pet friendly, ideais para o convívio com animais

Algumas das espécies que fazem parte da lista de plantas pet friendly que você pode ter em casa sem preocupações são:

  • Samambaia-americana
    Ela é prática e perfeita para decorar casas e apartamentos e o melhor: suas folhas, ao caírem, não são nem um pouco tóxicas para os animaizinhos. Eles até vão se divertir brincando com os pequenos galhos caindo do teto ou de onde quer que o seu vaso esteja posicionado.
  • Valeriana (ou erva-de-gato)
    Além de não oferecer nenhum risco aos pets, a valeriana é uma ótima planta para controlar a ansiedade e a insônia, pois seu aroma é calmante e equilibrador. Se seu bichinho, ou até mesmo você tem problemas para dormir, é uma ótima escolha ter uma valeriana em casa.
  • Bromélias
    As bromélias precisam de muita pouca luz para sobreviver, o que faz com que elas sejam ideais para se ter dentro de casa. Além de serem lindas e ajudarem a embelezar o lar, elas vão conviver harmonicamente com o seu animal de estimação, uma vez que não representam uma ameaça para a saúde dos animais.
  • Orquídea
    Elas embelezam a casa e a deixam cheia de cor e de vida, sem falar que, com a sua presença, o seu cão ou gato estará totalmente fora de perigo, pois além de não serem tóxicas, elas também não atraem muito a atenção deles, o que manterá suas flores sempre bonitas e intocadas.
  • Amor-perfeito
    As flores comestíveis, como a amor-perfeito, por exemplo, não oferecem nenhum risco para os animais. Esta espécie é utilizada na culinária para incrementar saladas e aromatizar manteigas, além de também trazer um toque alegre para a decoração, com suas flores coloridas e muito belas.
A camomila também não faz mal aos bichinhos
  • Lavanda
    Com propriedades tranquilizantes, a lavanda é ideal para acalmar, além de ser uma ótima opção para quem possui animais de estimação. A espécie, muito utilizada em óleos essenciais, destaca-se ainda por seu formato diferenciado e sua belíssima cor roxa, ideal para compor as mais diversas decorações.
  • Suculenta zebra
    Fácil de cuidar, a suculenta zebra não precisa de muita luz nem de muita água e, de quebra, ainda é linda, cheia de listrinhas brancas. Só é necessário ficar atento para não comprar uma aloe vera ao invés da suculenta, pois elas são muito parecidas, já que a aloe vera faz muito mal para os pets e pode ser um risco dentro de casa.
  • Clorofito
    Clorofitos são superconhecidos e populares entre os amantes de plantas e são, sem sombra de dúvida, uma grata surpresa. Além de ser uma planta amiga dos animais, também funciona como detox, uma vez que filtram os cheiros ruins e a fumaça, melhorando a qualidade do ar.
  • Grama do milho de pipoca
    Apesar de serem carnívoros, os gatos precisam comer grama, visto que ela ajuda na eliminação de bolas de pelos e no processo digestivo. Além disso, qualquer alimento diferente que o felino consome pode resultar em desconfortos intestinais e, nesse caso, a grama pode auxiliar no alivio do mesmo. A grama do milho de pipoca, em especial, não só ajuda a prevenir o incômodo como também contém ácido fólico, uma vitamina importantíssima para os gatos, que ajuda a produzir hemoglobina e manter o sangue deles saudáveis e corretamente oxigenados.
  • Camomila
    Além de entrar na categoria pet friendly, já que não faz mal aos bichinhos, a camomila é também muito saudável para quem sofre de estresse, ansiedade e insônia, uma vez que relaxa e acalma os pets e seus donos, além de ter um cheiro muito agradável.

Além desta lista, há algumas outras plantas que são ótimas para se ter em casa, como hortelã, salsa, tomilho, alecrim, gramíneas, manjericão, erva-cidreira, que, caso sejam ingeridas, não vão gerar problemas aos pets. Aposte nessa seleção e concilie a criação dos pets com o cultivo das plantas, dando sempre preferência às plantas que não façam mal à saúde dos seus amigos de quatro patas.

Vinhedos, o bairro amigo dos animais

Além de se preocupar com as plantas corretas a serem cultivadas para o bem do seu bichinho, é sempre importante se atentar à saúde física e ao bem-estar dos pets, e no Bairro Vinhedos, o bem-estar e a diversão dos animais são garantidos, uma vez que no Pet Park, os cães se socializam em ritmo de brincadeira.

COMPARTILHAR: