Jardins suspensos, a nova tendência sustentável

Jardins suspensos, a nova tendência sustentável

Jardins suspensos são uma tendência de decoração que, além de bonita, é sustentável e traz inúmeros benefícios às residências

A integração da natureza em cenários urbanos tem protagonizado uma série de projetos arquitetônicos contemporâneos, refletindo um aumento simultâneo no interesse das pessoas pela sustentabilidade e por um estilo de vida mais conectado à natureza. Nesse contexto, os jardins suspensos vêm ascendendo como uma alternativa que agrega charme, frescor e funcionalidade às residências.

Entendendo o conceito dos jardins suspensos

Se as fontes helênicas antigas estiverem certas, jardins suspensos existem, pelo menos, desde a Antiguidade, quando os famosos jardins da Babilônia foram descritos por escritores como Heródoto e Filão de Bizâncio. Hoje, os jardins verticais, também denominados de jardins suspensos, proliferaram junto com o interesse por plantas e jardins internos, especialmente em climas adequados. Essa tendência na arquitetura reflete um aumento simultâneo no interesse pela sustentabilidade e por um estilo de vida mais conectado à natureza.

Esse conceito surgiu na década de 60, mas apenas recentemente essa técnica ganhou grande visibilidade, tanto em áreas externas residenciais quanto em locais comerciais. O melhor de tudo é que, nos dias atuais, com tantos avanços tecnológicos e estudos sobre as plantas, existe uma intervenção paisagística de cobrir paredes internas ou externas com vegetação e irrigação automatizada ou até mesmo um acabamento com plantas preservadas, que não precisam de água e nem poda.

Vantagens dos jardins suspensos

  • Embelezamento das construções;
  • Melhora da qualidade do ar e aumento da biodiversidade local;
  • Melhora do isolamento acústico das edificações;
  • Melhora do isolamento térmico, o que leva a melhor eficiência energética, reduzindo os níveis de consumo de luz elétrica – inclusive diminuindo a necessidade de refrigeração nos ambientes.

É também interessante dizer que, além de lindos, os jardins suspensos ajudam em vários aspectos do dia a dia, aumentando a umidade do ambiente e servindo de barreira contra ruídos. Os jardins suspensos são ótimas opções sustentáveis para uma residência, e dependendo de onde eles forem inseridos, podem oferecer muito mais frescor ao ambiente e acarretar uma melhor qualidade de vida, uma vez que já foi comprovado cientificamente a eficácia de áreas verdes para a saúde.

Como deve ser a estrutura de um jardim suspenso

Como já citado, esse modelo de jardim necessita de um suporte para que ele fique na vertical, e há muitos tipos de estruturas que podem ser utilizadas para montar um em sua residência, tais como:

  • Treliça: é fácil de fixar na parede e fornece aos vasos uma superfície para que sejam presos. É feita, normalmente, de madeira, mas também pode ser confeccionada com outros materiais, como PVC e bambu;
  • Estrutura modular de plástico: é possível adquirir individualmente ou em kit. Isso permite que os espaços sejam adaptados em diferentes tamanhos;
  • Sistema modular: formado por nichos em sequência com encaixes para vasos;
  • Blocos pré-moldados: feitos com concreto fundido ou socado e precisam ser instalados em muros impermeabilizados;
  • Prateleiras: com elas, é possível montar um jardim vertical com várias plantas mais em conta e vasos comuns.

Como cuidar do seu jardim suspenso

Para que as plantas permaneçam vivas e ofereçam o frescor que você busca, elas vão precisar de cuidados. Em primeiro lugar, é preciso se atentar para a irrigação delas, de acordo com a necessidade das espécies escolhidas. Para jardins verticais grandes, uma boa dica é buscar por sistemas de irrigação mais complexos. Dessa forma, a água poderá ser distribuída de forma periódica e automática.

Outro cuidado essencial com o jardim é a adubação. O solo das plantas precisa ser rico em nutrientes para que elas cresçam bem saudáveis. Para isso, é possível fazer um substrato caseiro, utilizando cascas de alimentos batidos no liquidificador e acrescentando húmus, por exemplo. É possível, também, encontrar nutrientes em floriculturas.

Seu jardim, mesmo sendo vertical, precisará ser podado. É fundamental fazer a retirada de galhos e folhas secas. Dessa forma, os ramos novos ficam livres para crescerem sempre saudáveis.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é e como cuidar do seu jardim suspenso, que tal montar o seu? Sua casa vai ficar ainda mais aconchegante, afinal, as plantas trazem mais vida a qualquer ambiente e proporcionam charme e sofisticação para qualquer decoração.

COMPARTILHAR: