Alto padrão na arquitetura da Casa 1604

Alto padrão na arquitetura da Casa 1604

Comandado pelos arquitetos André Mann e Nathalie Schmaltz, escritório de Cuiabá (MT) oferece arquitetura personalizada e exclusiva

Uma arquitetura exclusiva, personalizada e de alto padrão, em que todos os detalhes são pensados para oferecer conforto, sofisticação e bem estar. Esse é o conceito da Casa 1604, um escritório de Arquitetura Prime, em Cuiabá (MT), especializado em arquitetura residencial e comercial.

Gerenciada pelos arquitetos e sócios André Mann e Nathalie Schmaltz, o escritório conta, ainda, com uma equipe repleta de profissionais gabaritados. Amigos de longa data, os dois apresentam currículos e graduações que se complementam, dando uma diretriz especial ao Casa 1604.

Graduado anteriormente em Direito, André se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá (UNIC), e sua especialidade é em gestão de projetos, com mais de 10 anos de experiência. Já Nathalie, antes de optar pelo curso de Arquitetura, formou-se em Administração. Ela tem pós-graduação em Design de Interiores, na New York School of Interior Design, em Neuroarquitetura, e em Arquitetura Comercial para restaurantes.

Em entrevista para o Vinhedos, André Mann explica que, com a sua arquitetura prime, a Casa 1604 oferece mais do que uma moradia, mas um conceito de conforto. “O cliente está comprando um pacote bem completo. Sem dúvida, se ele seguir o nosso passo a passo, vai conseguir um excelente resultado”, avisa.

Nathalie Schmaltz e André Mann

Fale um pouco sobre seu histórico profissional e como você e sua sócia, Nathalie Schmaltz, resolveram começar a Casa 1604.

Somos amigos de longa data e sempre tivemos vocação nas áreas de Arquitetura e de Decoração. Isso sempre fez parte da nossa vida. Fizemos faculdade mais ou menos no mesmo momento, e, logo depois do término do curso, veio a ideia de montar um escritório juntos. Como tínhamos formações anteriores, entramos na área já com um conceito, uma ideia formada. Sabíamos como queríamos atender aos clientes, com procedimentos claros para a gestão, e qual seria o atendimento e o produto que a gente gostaria de oferecer. Em nosso escritório, contamos com uma equipe de arquitetos trabalhando junto com a gente, em que cada um é responsável por funções específicas.

No site de vocês, a Casa 1604 é definida como desenvolvedora de projetos de “arquitetura prime”. Explique para nós o que quer dizer esse conceito.

Esse conceito de arquitetura prime foi criado, porque entendemos que o nosso serviço é um serviço diferenciado, e queríamos que essa diferenciação aparecesse já no nome. Assim, junto com uma agência de publicidade, houve a criação da “arquitetura prime”. Isso vai além do pacote de serviços. Há um procedimento bem definido.

Como funciona o trabalho de vocês, desde o primeiro contato com o cliente até a entrega do projeto?

O cliente chega no escritório, entendemos a necessidade dele, vamos conhecer o espaço dele e fazemos uma reunião de briefing bem detalhada, entendendo e esmiuçando todas as preferências. A Nathalie é pós-graduada em Neuroarquitetura, então trazemos todo esse conhecimento dela para o briefing. Depois, apresentamos um pré-projeto para o cliente, com o nosso conceito, com a ideia. Nessa fase são feitas alterações se houver necessidade, e aí chegamos a um conceito finalizado. São entregues imagens de alta resolução junto com um caderno executivo extremamente detalhado e minucioso para a execução da obra. Defendemos, em nosso escritório, dois pilares. Um deles é a personalização, pois temos muito orgulho de não ter repetição dos nossos projetos, que são exclusivos para cada cliente. E o outro é o suporte que oferecemos durante o desenvolvimento do projeto, com um acompanhamento próximo e com a indicação de fornecedores e lojas de confiança na cidade do cliente, o acompanhamento in loco do andamento da obra e a preocupação com o resultado da obra. Para todos eu falo que não estou vendendo só o projeto, estou vendendo conforto. Temos maturidade para saber o que oferecemos para o cliente. Ele está comprando um pacote bem completo. Sem dúvida, se ele seguir o nosso passo a passo, vai conseguir um excelente resultado.

“Esse conceito de arquitetura prime foi criado, porque entendemos que o nosso serviço é um serviço diferenciado, e queríamos que essa diferenciação aparecesse já no nome. Assim, junto com uma agência de publicidade, houve a criação da “arquitetura prime”. Isso vai além do pacote de serviços. Há um procedimento bem definido.”

André Mann, Sócio da Casa 1607

Vocês também fazem projetos comerciais. Como é a operação para entender o que é necessário para a formulação arquitetônica de uma loja, de um restaurante ou de um escritório?

Nossa área de arquitetura comercial é um braço muito forte dentro do escritório, pois o projeto arquitetônico está vinculado ao sucesso do negócio. Defendemos muito o projeto arquitetônico nesse tipo de empreendimento. Então atuamos no residencial e no comercial com a mesma força e dentro de todas essas premissas, com o acompanhamento do cliente do começo até o final.

Na edição de 2018 da Casa Cor MT, o espaço Club House, projetado por vocês, foi escolhido pela imprensa como o “melhor ambiente”. Fale um pouco sobre esse projeto e a importância desse reconhecimento.

Na última edição da Casa Cor Mato Grosso, em 2018, mostramos um pouco da personalização dos nossos projetos, do que podemos criar, com muitas peças assinadas por nós, como o tapete do espaço, além de vários outros itens. Levamos, ainda, um artista para pintar o espaço, pois quisemos mostrar a personalização para os nossos clientes. Por isso, criamos um ambiente muito interessante e que levou esse prêmio.

O bairro Vinhedos apresenta uma concepção inovadora, com a integração entre a sustentabilidade urbana, segurança e natureza. Qual contribuição ele pode trazer para a cidade de Cuiabá?

Desde que conhecemos a proposta do Vinhedos, entendemos como algo muito interessante para a cidade. [O bairro Vinhedos] fica localizado próximo ao centro da cidade, sem dúvida, uma região muito importante para Cuiabá. Digo aos nossos clientes que fazemos a parte de consultoria e seleção de terrenos dentro de um condomínio. Já fizemos isso diversas vezes, e é interessante pontuar que conseguimos ajudar na seleção do terreno em questões como tamanho, posição e direção do sol no terreno. Procuramos entender o dia a dia desse cliente e o que fica mais fácil para ele, porque às vezes um terreno muito longe dentro do condomínio, para alguém que entra e sai muitas vezes ao dia, não é legal. Tenho certeza de que, no futuro, o Vinhedos será um eixo muito forte de ligação com o centro da cidade. É um empreendimento muito interessante.

COMPARTILHAR: