Juliana Cascaes: clean com charme

Juliana Cascaes: clean com charme

A arquiteta, que começou sua carreira em Cuiabá, tem repercussão internacional, com projetos neutros e detalhes que valorizam elementos naturais

Natural de Curitiba (PR), a arquiteta Juliana Cascaes se mudou para Cuiabá (MT) aos 10 anos de idade, onde concluiu sua formação em Arquitetura e Urbanismo pela UNIC, Universidade de Cuiabá, em 2012, especializando-se em Design de Interiores em uma pós-graduação que durou de 2013 a 2015.

Logo no primeiro semestre da faculdade, Juliana começou a estagiar sem remuneração com o intuito de adquirir aprendizagem. Ao longo dos cinco anos de curso, estagiou em alguns dos melhores escritórios de arquitetura de Cuiabá, o que, segundo ela, foi fundamental para sua carreira. Com apenas dois anos de formada, abriu seu próprio escritório em sociedade com a arquiteta Caroline Arantes. Foram necessários apenas mais dois anos para seguir carreira sozinha.

Após participar de quatro mostras da Casa Cor Mato Grosso, sendo que na última edição teve seu ambiente da Sala de Jantar escolhido para estampar a capa da revista – o que foi muito relevante para sua carreira –, em 2020, a arquiteta mudou-se para São Paulo, visando ao maior crescimento profissional e a ficar mais próxima de sua família, que é do sul do país. Hoje, seu escritório é conceituado nacionalmente, com projetos dentro e fora do Brasil.

Com pós-graduação em Design de Interiores, você diria que este é o forte do seu trabalho e dos projetos que desempenha no escritório? Por falar em design, em um post publicado em seu Instagram, comenta-se sobre um móvel de apoio de buffet desenhado exclusivamente para a adega refrigerada embutida. Vocês também desempenham esta tarefa de desenhar móveis?

O design de interiores é a minha paixão, gosto de cuidar de cada detalhezinho para que tudo seja executado em harmonia, tudo combinando, simétrico. Valorizo muito o design brasileiro em meus projetos e materiais encontrados no nosso país como: a madeira, couro, pedras, isso traz o aconchego para dentro das obras. Adoramos desenhar móveis exclusivos para os nossos projetos, de acordo com a necessidade do cliente, para ficar tudo sob medida e com o design lindo.

Como foi sua escalada para o mercado internacional, visto que em seu Instagram, encontramos um projeto de um apartamento em Miami Beach?

A maioria dos projetos fora do Brasil é de clientes que são do Brasil, mas possuem apartamento em outros lugares do mundo. É gratificante ter esta confiança no nosso trabalho. Para fazer um projeto internacional, precisamos primeiro fazer uma pesquisa da legislação do país, pois em cada local existem normas específicas. Precisamos nos preocupar com todos os aspectos da região também, por exemplo, em Miami, temos temporadas de furacão, então não são todos os tipos de móveis que podemos usar em área externa. São várias normas a serem cumpridas.

Nos fale a respeito das premiações e reconhecimentos do seu trabalho, como o 2º lugar em influência do mercado de arquitetura da cidade de São Paulo e o prêmio que foi até a Paris para receber.

Tivemos alguns reconhecimentos na arquitetura no mercado em São Paulo e até fora do país. Já recebi em Dubai e em Paris estas premiações pelo Núcleo Casa, em que eles fazem esta premiação para arquitetos que tem maior influência no mercado, e premiam projetos que foram escolhidos por uma banca de arquitetos. A premiação de influência do mercado é uma votação feita entre lojistas e profissionais. São muito gratificantes e importantes para mim estas premiações.

Por falar neste reconhecimento, você está o tempo todo agradecendo a sua equipe. Como funciona este trabalho colaborativo, quem está por trás do escritório e qual a função que cada um desempenha?

Sim, eu tenho toda uma equipe por trás de mim para a gente conseguir entregar com qualidade os nossos projetos. Essa equipe é composta por arquitetos e estagiários de importantes faculdades de São Paulo, como Mackenzie e FAAP. Falo que estamos em constante aprendizado, tanto os estagiários com a gente quanto a equipe com os estagiários. É bem legal esta troca de conhecimentos.

Eu sou responsável mais pela parte social dos meus projetos, como captação de clientes, relacionamento com eles, fazer os briefings dos projetos. Eu projeto também, que é a minha paixão, e acompanho clientes em lojas para escolha de cada detalhe. Eu adoro fazer projetos de arquitetura, mas minha paixão é o de interiores, gosto de escolher tudo, até o detalhe da barra da cortina, isso que faz a diferença nos projetos.

A minha equipe fica responsável pelos projetos e detalhamentos executivos, nossos projetos são muito detalhados para evitar erros na obra. Eles ficam à disposição para as dúvidas em obra, são responsáveis pela execução de tudo.

Nos seus projetos, é possível perceber que é explorado bastante o mix de texturas, como pedras, couro, madeira etc. Fale mais sobre como é possível “brincar” com estes diferentes elementos sem pesar o ambiente?

Eu gosto de sempre colocar as cores em harmonia para não pesar, e misturar esses materiais, mas somente em alguns detalhes, não em tudo. Meus projetos, geralmente, são bem clean e neutros, gosto de pontuar cores mais em detalhes, como em uma almofada ou vaso de planta, algo que não enjoe com o tempo. Fazer um projeto que não saia de moda e dure muito tempo é sempre o nosso objetivo.

Outra característica marcante de seus projetos é a valorização da iluminação, principalmente com o aproveitamento da luz natural. O bairro Vinhedos proporcionará o contato dos moradores com a natureza. Na sua visão de arquiteta, como os projetos residenciais no bairro podem usar a arquitetura para se beneficiar da natureza?

Valorizando esta iluminação natural, em consequência, trazemos a natureza para dentro de casa, principalmente neste empreendimento do Vinhedos, em que é muito importante valorizar isso. Então, a gente traz aconchego, uma paz, ainda mais em Cuiabá, que é uma cidade quente, é muito gostoso trazer um frescor da natureza. Outra coisa que eu uso muito é fazer a ventilação cruzada de vento, colocando uma janela em frente à outra para a gente criar uma corrente de ventos. Outro aspecto que é primordial em Cuiabá de projeto é a gente ver onde é o norte, onde está o sol, o sol do meio-dia, para poder colocar os ambientes que não são tão importantes, para não ficar muito quente. E este empreendimento do Vinhedos é maravilhoso, porque a gente consegue trazer esta natureza para dentro de casa, valorizando a iluminação natural, valorizando a circulação de ventos, e dando um conforto maior para a família.

COMPARTILHAR: