As aplicações do vidro na arquitetura

As aplicações do vidro na arquitetura

Com características como beleza, funcionalidade e segurança, o material é usado para decoração nos mais diferentes formatos

O vidro está presente na arquitetura e construção civil e não é de hoje. Suas diferentes aplicações trazem aspectos diversos em uma edificação, conferindo muita beleza, funcionalidade, economia e segurança, além de ser altamente sustentável. Seu uso está presente na decoração de cômodos variados, nos mais diferentes formatos e nas formas mais inusitadas, incluindo partes do piso e da cobertura de áreas externas.

Nos tempos medievais, o uso do vidro em construções destinava-se, basicamente, a vitrais coloridos de palácios e igrejas, com representações de cenas e personagens bíblicos. Mas com o estabelecimento da arquitetura moderna, a partir do século XIX, o uso do vidro na arquitetura e construção civil evoluiu.

Atualmente, são esses os tipos de vidros usados na arquitetura e construção civil:

  • Vidro de segurança temperado: de alta resistência a impactos e temperatura, oferece muita segurança. Sua utilização é ampla e variada, por exemplo em box de vidros, fachadas, móveis, vitrines, tampos de mesa e portas.
  • Vidro de segurança laminado: é composto por duas, ou mais, placas de vidro unidas por camadas intermediárias de PVB (polivinil butiral). Por essa razão, é mais resistente a impactos e é utilizado nas estruturas de varandas, coberturas e fachadas.
  • Vidro de segurança insulado: é aquele que garante maior isolamento acústico e conforto térmico. Composto por duas peças, unidas por um perfil de alumínio, ele pode ser montado com combinações para juntar propriedades de outros tipos de vidro. Estúdios de música, hospitais, clínicas e laboratórios utilizam esse tipo de vidro.
  • Vidro de segurança serigrafado: esse tipo de vidro passa por um processo de serigrafia, que faz com que o produto possa ter diversas cores e texturas. É muito usado em divisórias, portas, paredes e armários em ambientes internos.

Aplicações do vidro na arquitetura e construção civil

Em ambientes internos e externos, o vidro está presente, inclusive, em móveis decorativos. A versatilidade reina nesse material. Veja a seguir as principais utilizações dos vidros na construção civil:

  • Portas e janelas: permitem a entrada de luz natural, reduzindo a necessidade de consumo de energia elétrica. Em alguns casos, é possível controlar a radiação solar, o que evita o uso excessivo do ar condicionado. É importante destacar que alguns materiais impedem a visualização para o interior, conferindo privacidade ao ambiente. O vidro temperado é o mais utilizado, mas o tipo laminado, por causa de sua película, impede a propagação de estilhaços quando quebrado.
  • Banheiro e cozinha: nesses ambientes, o vidro do tipo temperado é o mais utilizado, especialmente no box e em tampos de pia, proporcionando leveza para a decoração. Blocos de vidro são também frequentemente utilizados para permitir a entrada de luz natural e ao mesmo tempo criar um efeito estético.
  • Guarda corpo: além de prevenir quedas e acidentes, o guarda-corpo de vidro pode criar um efeito decorativo na arquitetura e na construção. É muito utilizado em ambientes como varandas, mezaninos, escadas e corredores.
  • Pisos: o uso de vidro em pisos e degraus permite a passagem de luz natural, o que reduz a necessidade de iluminação artificial e o consumo de energia. O efeito estético é marcante, sobretudo quando a aplicação permite visualizar texturas.
  • Cobertura: a utilização do vidro em cobertura permite a entrada de luz natural e de calor, também tendo como função evitar o consumo excessivo de energia. O efeito estético também é impactante.
  • Móveis: é possível encontrar móveis feitos totalmente em vidro ou, como é mais comum, contendo partes em vidro. Por ser um mobiliário mais sofisticado, faz toda a diferença no ambiente, especialmente em um estilo mais clean, contribuindo para melhorar a iluminação do ambiente. Escrivaninhas, mesas de centro de sala, armários para closet, proteção para lareira, estantes, prateleiras e móveis para cozinha são exemplos de móveis a serem combinados com vidro.

Vidro na sua residência no Vinhedos

No Village Bordeaux, primeiro condomínio do bairro Vinhedos, na região do Santa Rosa, os projetos residenciais podem priorizar o uso do vidro nos interiores, conferindo um ar de modernidade e funcionalidade aos ambientes. Conheça os diferenciais oferecidos pelo Vinhedos Cuiabá e planeje sua futura moradia em um bairro inovador e sofisticado.

COMPARTILHAR: