De raquete nas mãos: beach tennis ganha praticantes

Beach Tennis

Mistura de tênis de quadra, vôlei de praia e frescobol, esporte praticado na areia, ao ar livre, conquista brasileiros e cresce na pandemia

Surgido na década de 1980, em Ravenna, cidade litorânea na Itália, o beach tennis, ou tênis de praia, tem ganhado cada vez mais adeptos. Aponta-se que, atualmente, sejam mais de um milhão de praticantes, em todos os continentes.

No Brasil, o esporte chegou em 2008, nas praias do Rio de Janeiro, e hoje somos um dos lugares que mais vê crescer o número de entusiastas do tênis de praia. Estima-se que, por aqui, o beach tennis tenha cerca de 200 mil praticantes. Jogado com os pés na areia e ao ar livre, o esporte é perfeito para o nosso clima tropical, mesmo quando o jogo é praticado longe da praia, ou seja, da “beach”.

Mistura de vôlei de praia, tênis de quadra e frescobol, o beach tennis conta com regras próprias, circuito mundial organizado pela International Beach Tennis Federation (IFBT) , e em nosso país está sob os cuidados da Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT).

Professor Nicola Procopi e alunos de beach tennis

No clima certo

Assim como cresce em todo o Brasil, o beach tennis já conquista novos praticantes também em Cuiabá. Professor na capital mato-grossense, o italiano Nicola Procopi acredita que, em poucos anos, o esporte será o mais praticado no país, uma vez que o clima brasileiro é propício para esportes na areia e ao ar livre.
Ele observou um crescimento do esporte durante a pandemia, principalmente pela mudança de hábitos esportivos de pessoas que malhavam em locais fechados ou que praticavam esportes coletivos, que necessitam de aglomeração e contato físico para serem realizados.
Os benefícios do beach tennis para a saúde, tanto do corpo quanto da mente, são inúmeros, entre eles:

  • Alto gasto calórico;
  • Fortalecimento muscular;
  • Baixo impacto nas articulações;
  • Aumento do foco e da concentração;
  • Agilidade e coordenação motora;
  • Melhora do condicionamento aeróbico;
  • Redução do estresse.

O professor ressalta o grande número de esportistas de primeira viagem, já que é um esporte ideal para pessoas de todas as idades. São indivíduos que nunca haviam feito esporte, mas se apaixonaram pela adrenalina competitiva que o beach tennis proporciona. “É um tipo de emoção que muita gente nunca experimentou na vida. Isso é uma coisa positiva que agrega muito”, afirma.
Nicola explica que é muito importante procurar um professor para iniciar no beach tennis do modo correto. “Como é um esporte muito técnico, se jogar sem orientação no início, sua técnica nunca mais será melhorada”, ressalta.

Treino de beach tennis

Materiais e regras da praia

O beach tennis é jogado em uma quadra de areia, dividida por uma rede, assim como no vôlei de praia. As disputas podem ser em duplas ou simples, havendo também nas competições as duplas mistas, compostas por um homem e uma mulher.

Ao invés das mãos, como no citado vôlei de praia, são utilizadas raquetes e uma bola no estilo do tênis. As raquetes não possuem cordas, e são feitas geralmente de materiais como grafite e carbono, com no máximo 50 cm de comprimento, 26 cm de largura e 3,8 cm de espessura.

Na superfície utilizada para entrar em contato com a bolinha, existem furos feitos para que haja redução da resistência do ar, o que facilita o movimento de batida na bola. Despressurizada (soft), a bolinha é mais macia e lenta em comparação à utilizada no tênis tradicional.

As regras internacionais apontam para uma quadra de tamanho de 16 x 5 metros para jogos simples e 16 x 8 para jogos em duplas, com uma rede de 1,70 metro a partir do chão. A pontuação é parecida com a do tênis, por games (15/30/40/60), sendo a diferença a inexistência de vantagens. Ao chegar na igualdade em 40, o próximo pontuador ganha o game. Já o número de games é de seis em simples e de nove para as duplas em jogos oficiais. E no “tie-break”, o vencedor é quem fizer sete pontos com diferença de dois. O saque é permitido de qualquer lugar, desde que atrás da linha de fundo.

Nicola Procopi

É um tipo de emoção que muita gente nunca experimentou na vida. Isso é uma coisa positiva que agrega muito

Nicola Procopi, Professor de Beach Tennis

Não é permitido

  • Pisar dentro da quadra antes de executar o saque;
  • Correr, saltar e sacar na hora do saque, assim como no tênis;
  • Encostar a raquete na rede dá o ponto ao rival.

Principais movimentos do beach tennis

Para ser um craque no beach tennis, é preciso dominar os principais movimentos. Confira os golpes mais utilizados durante o jogo:

  • Saque: primeira bola de ataque no ponto, fundamental para que o adversário dificulte a devolução da bola;
  • Voleio forehand (direita): um dos golpes mais utilizados para definir o ponto executado, o ideal é deixar a face da raquete sempre virada para a quadra adversária;
  • Voleio backhand (esquerda): utilizada para trabalhar o ponto e movimentar o adversário. É necessário deixar a raquete sempre alta e os cotovelos apontados para o chão;
  • Drop-shot: bola curta, bem próxima à rede;
  • Lob: bola longa que passa por cima do adversário;
  • Smash: a famosa cortada, golpe usado para “matar o ponto”.

A prática esportiva e o lazer  são incentivados no Vinhedos. O bairro contará com quadras modernas de beach tennis, disponíveis para quem conhece ou pretende conhecer o esporte. Ressaltando que o beach tennis é perfeito para manter a saúde em dia, fazer amigos e tirar o stress do cotidiano, e o melhor, os moradores do Vinhedos poderão fazer isso a poucos metros de casa.

beach tennis

COMPARTILHAR: