Benefícios da Atividade Física

Benefícios da Atividade Física

Praticar atividade física regularmente aumenta a qualidade de vida, promovendo saúde física e mental

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até cinco milhões de mortes poderiam ser evitadas por ano se a população global realizasse mais atividade física. Isso porque, o sedentarismo está ligado a alguns fatores de risco como diabetes e hipertensão, além de ter algumas consequências como sobrepeso e obesidade.

A prática regular de atividade física, para além da estética, traz inúmeros benefícios não só ao corpo, protegendo-o de inúmeras doenças, como também à mente. Confira alguns benefícios dos exercícios físicos para aumentar sua qualidade de vida.

Controle do Peso

Os exercícios aceleram o metabolismo do corpo, favorecendo o gasto de energia e a queima de calorias. Quanto mais intenso o exercício, mais calorias são queimadas. Alguns estudos demonstram que intercalar exercícios aeróbicos, como corrida, caminhada, natação etc., com treinamentos de força e resistência, como musculação, pode maximizar a perda de gordura, pois o ganho de massa muscular acelera o metabolismo, visto que os músculos gastam mais energia que as células de gordura para eliminar o excesso de peso.

Diminuição das chances de Doenças Cardíacas

Praticar atividades aeróbicas regularmente, como caminhar, ajuda a reduzir a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea, fatores importantes para hipertensos. Como a hipertensão arterial aumenta os riscos de derrames, essas práticas também se mostram efetivas para prevenir um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Os exercícios físicos melhoram os níveis de colesterol bom, e reduzem o colesterol ruim e os triglicerídeos. Consequentemente, isso diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como aterosclerose e infartos.

Prevenção de Doenças Crônicas

As atividades físicas também podem ser aliadas na prevenção e combate a diabetes. Elas ajudam a controlar a glicemia por melhorarem a sensibilidade à insulina, reduzindo os níveis de açúcar no sangue.

Os exercícios regulares auxiliam na redução do excesso de gordura ao redor da cintura, que está relacionando ao aumento da resistência à insulina. Isso faz com que o corpo não utilize o açúcar de maneira correta, levando ao aumento da glicemia, que favorece o desenvolvimento de diabetes.

Ainda, segundo estudos, praticar regularmente atividades aeróbicas combinadas a exercícios de força muscular pode reduzir significativamente a mortalidade por câncer. Estudos epidemiológicos com dados populacionais mostram que a atividade física, em geral, reduz o risco de sete tipos de câncer: mama, cólon, endométrio, estômago, esôfago, rim e bexiga.

Promove bem-estar e melhora a saúde mental

Praticar exercícios físicos libera hormônios “do bem”, como endorfina e serotonina. Eles aumentam a sensação de bem-estar, reduzindo o estresse, a ansiedade e a depressão nos casos leves e moderados. Estes neurotransmissores também melhoram a memória, o raciocínio e ajudam a estabilizar as emoções.

Há uma relação direta entre atividade física e relaxamento, pois ajudam a relaxar os músculos e aliviar a tensão. Além disso, os exercícios físicos conseguem produzir substâncias que diminuem a liberação do cortisol, o principal hormônio do estresse, e combatem a ação dele no organismo.

Outra contribuição da prática de exercícios para o bem-estar do corpo e mente é o combate à insônia. Como consomem grandes quantidades de energia, provocam cansaço e aumentam o sono. O relaxamento dos músculos ocorre em consequência da liberação dos neurotransmissores, que promovem a sonolência natural e combatem a insônia.

Espaço Fitness completo no Village Bordeaux

O condomínio de alto-padrão do Vinhedos contará com um espaço exclusivo para os moradores praticarem exercícios físicos, com espaço adequado e equipamentos convencionais. Com 316,16 m², possui uma área de 53,95 m² destinada à musculação, estrutura para crossfit com 51, 09 m², além de salas para pilates e para yoga, com 15,90 m² cada.

O Espaço Fitness do Village Bordeax é, ainda, com vista para a área verde do condomínio, que, como já visto aqui no blog, promove o bem-estar e aumenta a qualidade de vida.

COMPARTILHAR: