Calistenia: o exercício feito com o peso do corpo

Calistenia: o exercício feito com o peso do corpo

Método de treino com exercícios que utilizam apenas o peso corporal proporciona grande gasto calórico e ajuda na definição da estatura física

Você já ouviu falar em calistenia, o exercício feito com o próprio peso corporal? Apesar de o nome parecer um pouco estranho, essa é uma prática de exercício muito mais simples do que se imagina, e que provavelmente você já praticou sem saber o que era. Esse tipo de treino começou a surgir no final do século 19, e consiste em exercícios de baixa resistência que utilizam seu peso corporal em vez de outros equipamentos.

Bom para iniciantes

Apesar de ser um tipo de atividade física já bem antiga, permanece bastante em alta e tem feito com que os seus praticantes alcancem resultados significativos, uma vez que muitos dos exercícios são bem simples e podem ser realizados por meio de movimentos naturais praticados desde a infância, como pular, saltar, caminhar e flexionar. Diferentemente dos treinos tradicionais em aparelhos de academias, o treino calistênico foca na inteligência motora para ativar a musculatura de forma eficiente. Quanto maior a prática maior será a consciência corporal e o ganho físico.

Flexão de braço

Incontáveis benefícios do exercício feito com o próprio peso corporal

A calistenia pode ser praticada por qualquer pessoa e vem conquistando cada vez mais adeptos, uma vez que possui inúmeros benefícios para a saúde, como por exemplo:

  • Aumento da flexibilidade e da mobilidade articular
  • Melhora do metabolismo
  • Aumento da massa e definição muscular
  • Auxílio no emagrecimento
  • Melhora da postura
  • Desenvolvimento da coordenação motora
  • Melhora do equilíbrio corporal

Segundo um artigo científico publicado pela CIAFIS (Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde), sua prática possui efeitos comprovados para a agilidade, força isométrica e resistência em jovens adultos.

Agachamento

Cuidados necessários com a calistenia, o exercício com o peso corporal

A calistenia, o exercício feito com o próprio peso corporal, é composta por vários exercícios intensos e complexos. Ainda assim, pode ser feita por pessoas de diferentes idades, com ou sem deficiências, desde que todas as atividades sejam realizadas respeitando sempre as limitações de cada praticante, e com um nível de dificuldade progressivo, de acordo com a evolução e desempenho de cada um.

O ideal é começar com movimentos básicos para não se lesionar, e, com o tempo e consciência dos movimentos, o praticante pode intensificar, gradualmente, a modalidade. Outra recomendação é não forçar o corpo a fazer movimentos que possam ser prejudiciais à coluna vertebral, à postura ou à saúde.

Barra fixa

Principais exercícios da calistenia

  • Barra fixa
    Músculos trabalhados: costas, bíceps e abdômen.
    Como fazer: Pendure-se na barra com as mãos afastadas na largura dos ombros e as palmas viradas para a frente. Deixe as pernas cruzadas atrás do corpo. Contraia o abdômen, flexione os braços e suba até seu queixo ultrapassar a barra. Retorne devagar. Faça três séries de 10 repetições, com intervalo de 1 minuto entre elas.
  • Flexão de braços
    Músculos trabalhados: peito, ombros, tríceps e abdômen.
    Como fazer: Apoie as mãos no chão, com os braços afastados na largura entre os ombros. Estenda as pernas para trás. É importante que seu corpo forme uma linha reta dos calcanhares até o pescoço. Contraia o abdômen, flexione os braços e aproxime o peito do chão. Retorne à posição inicial. Faça três séries de 10 a 12 repetições. Se ficar difícil a execução, uma dica é apoiar os joelhos no chão ao fazer a flexão de braços.
  • Agachamento
    Músculos trabalhados: quadríceps, glúteos, panturrilhas e posterior da coxa.
    Como fazer: Em pé, afaste as pernas em uma distância igual a dos ombros. Contraia o abdômen, flexione os joelhos, leve o quadril para trás e agache até as coxas ficarem paralelas ao solo. Estenda as pernas e volte para posição inicial. Faça três séries de 10 a 12 repetições do agachamento, com intervalo de 1 minuto entre elas.

Praticidade garantida

Como o objetivo da calistenia é utilizar o próprio peso corporal, não há custos com equipamentos para a prática, e ela pode ser realizada em qualquer ambiente, tais como espaços de ginástica ao ar livre, igual ao desenvolvido para o bairro Vinhedos, pensado especialmente para proporcionar a melhor experiência física para seus moradores, onde é possível se beneficiar não só de satisfações físicas como também mentais, graças aos inúmeros benefícios da natureza, o que faz com que não seja uma atividade nem um pouco monótona.

COMPARTILHAR: