Você conhece as vantagens de ter uma casa na árvore? Saiba tudo sobre esse ambiente que é perfeito para interação e lazer em família
Rústicas, modernas ou sofisticadas, as casas na árvore protagonizaram momentos icônicos em filmes, séries ou programas de televisão. E, por conta disso, crianças, adolescentes e/ou adultos já sonharam em viver experiências em um ambiente como esse – e o sonho pode ser realizado de modo mais fácil do que parece.
Devido à sua versatilidade, as casas na árvore podem ser integradas às residências – mesmo se não tiver uma árvore disponível (a madeira é uma boa substituta!) -, às fazendas, aos sítios, etc., ou serem uma construção independente. Esse tipo de ambiente consegue agradar todas as pessoas e promover vivências incríveis em família ou entre amigos.
O sonho da casa na árvore
Ricardo Brunelli, um dos fundadores do projeto Casa na Árvore Brasil – especializado nesse tipo de construção -, costuma dizer que “uma casa na árvore é, antes de qualquer definição, a realização de um sonho”.
“Ela agrega a família, reforça laços e possibilita a descoberta de um mundo mais simples e feliz, [que vai] além das diversões eletrônicas. Além de tudo isso, cria condições para que as crianças – de todas as idades – brinquem de maneira criativa e tenham benefícios diretos para a saúde. E, claro, é um trabalho artesanal e personalizado, como todos os sonhos são”, diz uma famosa frase do empresário.
Brunelli, inclusive, acredita que, para além do valor financeiro, uma casa na árvore agrega valor sentimental às residências. Ao Vinhedos Cuiabá, afirma: “Aquela criança que cresce ali, ela vai lembrar da casinha na árvore que ela teve na infância e dos momentos especiais que ela passou ali”.
Como ter uma casa na árvore?
Ter uma casa na árvore em sua residência está entre os seus planos e objetivos? Ou é um sonho de infância? Saiba que, antes de ter a sua, o ideal é procurar uma equipe especializada para essa construção, como o Casa na Árvore Brasil.
Willian Rossato, sócio de Brunelli na empresa, explica: “Nossos projetos não necessariamente precisam de uma árvore, pois utilizamos mourões de eucalipto tratado para a sustentação. Porém, sempre que temos uma boa árvore, buscamos a melhor forma de uni-la ao projeto a fim de que, ao final, ambas [a árvore e a casa] pareçam ser feitas uma para a outra”.
“Na maioria das vezes, utilizamos forquilhas (bifurcação dos galhos) para fazer passagens como uma espécie de portal. Também atravessamos os galhos pelos decks, deixando espaçamentos para que eles continuem crescendo, e evitamos ao máximo qualquer tipo de poda. Dessa forma, a copa da árvore poderá servir de proteção a casa. A disposição dos brinquedos (escorregador, tubo de bombeiros, escada de corda e outros) depende muito do terreno em que o projeto está sendo inserido, buscando sempre a melhor forma para conduzir a sua utilização”, completa.
Na hora de definir o seu projeto, portanto, é importantíssimo contar com a opinião de um profissional especializado, visto que ele será o responsável por orientar como será feita a elaboração da sua casa na árvore.
E a decoração das casas na árvore: como funcionam?
Os amantes de decoração também podem desfrutar das “inúmeras formas e utilizações” disponíveis para o décor do ambiente. Rossato pontua que “uma brinquedoteca é sempre uma boa opção”, fazendo com que as crianças tenham o espaço para aproveitar os brinquedos preferidos.
O empreendedor conta, ainda, que existem pessoas que “preferem transformar a casinha em uma pequena cozinha, em um quarto para as crianças passarem a noite e até mesmo em uma área para estudos, tarefas ou leitura”. Tudo depende da imaginação combinada às possibilidades de cada terreno!
Quais são os benefícios de uma casa na árvore?
Há muitas vantagens em ter uma casa na árvore e usufruir desse tipo de ambiente, principalmente devido ao contato com a natureza, que promove bem-estar e mais qualidade de vida.
Ricardo Brunelli acredita que, para as crianças, é uma alternativa muito interessante, uma vez que elas podem se exercitar mais e se movimentar com mais frequência. “Oferecemos o tubo de bombeiro para descida rápida, o escorregador, uma roldana com corda para subida e descida de brinquedos e/ou lanches, escada de corda, parede de escalada, etc. Tudo isso são brinquedos que acompanham a casa”, afirma.
Ainda sobre os benefícios, Rossato diz: “Principalmente nos dias hoje, com toda a exposição à tecnologia, em que muitas vezes as crianças passam horas com telas de todos os tamanhos, ter uma casa na árvore ajuda os pequenos a saírem mais de seus quartos”.
“[Além disso, a casa na árvore oferece] uma boa dose de contato com a natureza, auxiliando na produção de vitamina D, hormônio que atua na saúde óssea, crescimento, imunidade, musculatura, metabolismo e em diversos órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central”, continua.
Não apenas essas vantagens estão relacionadas a esses espaços, pois a interatividade também é uma consequência bastante positiva: “Ter uma casa na árvore também proporciona interação com outras crianças, estimula a imaginação e é uma oportunidade para as crianças serem acompanhadas pelos pais, estreitando os laços familiares”, conclui Rossato.
“Vimos que tem tido uma procura muito grande [por esses ambientes]. Uma pessoa, por exemplo, que tem um pomar e deseja ter um refúgio com uma vista bonita [nos procura]. Ou uma pessoa tem um terreno pequeno em Ilhabela com uma vista linda para o mar, e deseja ter apenas um cômodo para acomodar uma família, [também nos procura]. Temos atendido esse mercado”
Ricardo Brunelli, um dos fundadores do projeto Casa na Árvore Brasil
Casa na Árvore Brasil
No mercado há quase vinte anos, o Casa na Árvore Brasil começou com um sonho particular de Ricardo Brunelli. “Nos anos 1970, não existia computador, internet, […], lojas de brinquedos… Nada do que a gente tem hoje. Então a gente brincava de subir em árvores ou de passar de uma árvore para a outra sem colocar o pé no chão”, começa falando.
“Com 11 anos, juntei com mais dois amigos, e resolvemos fazer uma cabana em cima de um pé de abacate. Achamos dois galhos que estavam mais na horizontal, cortamos várias peças de bambu para fazer a plataforma e fechamos a cobertura com folha de bananeira. Foi muito legal! Conseguimos dormir a primeira noite, mas na segunda noite choveu e descobrimos que a folha de bananeira estava ali só de enfeite, porque ela não segurou a entrada da água na nossa cabana. […] Fiquei com isso na cabeça durante a minha vida, de que eu ainda gostaria de construir uma casa de verdade, uma casa que não entrasse água. Esse era o objetivo”, conta.
Segundo o co-fundador do projeto Casa na Árvore Brasil, logo o tempo passou e, em 1995, chegou a internet em Londrina, cidade onde ele morava. Com a presença do mundo digital, ele conseguiu comprar livros de autores americanos que já falavam sobre as construções em cima de árvores. Anos depois, entre 2001 e 2002, o cunhado de Brunelli comprou uma fazenda e o sonho começou a tomar forma.
“Surgiu a possibilidade de aproveitar uma figueira centenária para fazer uma casa de porte – uma casa maior, com cozinha, banheiro, ar-condicionado, etc. E aí, acabei encontrando uma família que se chama Rossato; eles eram a quinta geração que trabalhava com madeiras. Eu tinha uma maquete para o projeto, fomos negociando e encaramos esse desafio de construir num formato hexagonal ao redor de uma figueira centenária. Esse foi o primeiro projeto”, revela.
Na época, muitas pessoas ficaram interessadas pelo ambiente elaborado por Brunelli e alguns fazendeiros entraram em contato para um orçamento. “Originalmente, a empresa começou atendendo os adultos em projetos maiores. Com o passar do tempo, mudamos o foco para projetos infantis. E, depois de cinco anos só fazendo projetos infantis, estamos voltando a fazer estúdios, lofts, suítes…”, explica.
“Vimos que tem tido uma procura muito grande [por esses ambientes]. Uma pessoa, por exemplo, que tem um pomar e deseja ter um refúgio com uma vista bonita [nos procura]. Ou uma pessoa tem um terreno pequeno em Ilhabela com uma vista linda para o mar, e deseja ter apenas um cômodo para acomodar uma família, [também nos procura]. Temos atendido esse mercado”, finaliza.
Por conta de sua experiência com casas na árvore, Ricardo Brunelli participou do clássico programa “Treehouse Masters” (“Mestres da Casa na Árvore”, em tradução livre) na quinta temporada, no quarto episódio (2015). O capítulo, assim como o programa, está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.
Casa na Árvore no Vinhedos
Condomínio horizontal do Vinhedos, o Village Bordeaux conta com uma casa na árvore disponível aos moradores. O ambiente é importantíssimo para interatividade e lazer em família.
Que tal inserir uma casa na árvore na sua residência no primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa? Não deixe de planejar projetos inovadores para sua moradia em um bairro moderno e sofisticado como o Vinhedos, localizado em Cuiabá.