Conforto e bem-estar nos projetos da NK Arquitetura

Conforto e bem-estar nos projetos da NK Arquitetura

Sócias em escritório cuiabano, as arquitetas Natália Martinelli e Karina Teixeira focam em detalhes arquitetônicos em prol da comodidade dos clientes

Em sintonia afinada. Assim, as arquitetas Natália Regina de Lourdes Martinelli e Karina Paes de Barros Teixeira definem a parceria entre elas, que são sócias e fundadoras do escritório NK Arquitetura e Interiores, de Cuiabá (MT).

As duas decidiram unir forças e abriram um escritório de arquitetura no início da pandemia de Covid-19, em 2020, ao notarem que o mercado imobiliário estava aquecido naquele momento, inclusive na capital do Mato Grosso. “Vimos ali uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e trazer um pouco de conforto para as famílias que nos procuravam”, ressaltam as sócias.

Em entrevista ao blog do Vinhedos, Natália e Karina explicam que o conceito de casa ganhou um novo significado nos últimos tempos e que a arquitetura trabalhada por elas busca por sensações como conforto e bem-estar a partir de materiais, cores e iluminação.

“Ressignificamos a nossa concepção de lar nos últimos anos e entendemos que ele não é só abrigo, mas sim um lugar para criar memórias afetivas, e a decoração, os materiais utilizados e a iluminação escolhida influenciam o nosso dia a dia, nosso humor e até mesmo nossas relações”, afirmam as arquitetas.

Qual foi o primeiro contato que vocês tiveram com arquitetura e design de interiores?

Natália: Viajei para São Paulo pela primeira vez em 2007 e fiquei encantada com a diferenciada arquitetura dos edifícios.

Karina: Meus pais são engenheiros, então essa área da construção civil já era muito presente dentro de casa. Mas eu sempre quis ir mais para o lado subjetivo, de criação, do desenvolvimento do projeto, de estudar o cliente, transformar suas necessidades em lares, negócios, etc.

Foto: Mariana Arruda

Como vocês se conheceram e, posteriormente, iniciaram a NK Arquitetura e Interiores?

Tivemos vários encontros em diversas empresas diferentes antes de, efetivamente, iniciar o escritório. Começamos com projetos menores, ainda trabalhando em outras empresas, sentindo o mercado, e, com o início da pandemia, juntamos nossas ideias e a nossa vontade de fazer dar certo, criando a NK Arquitetura e Interiores. Já era uma vontade latente de alçar novos voos e, como o mercado se aqueceu muito nesse período, vimos ali uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e trazer um pouco de conforto para as famílias que nos procuravam, tentando deixar seus lares mais aconchegantes naquele momento tão difícil.

Foto: Mariana Arruda

Cada uma tem um papel bem definido dentro do escritório ou vocês se envolvem juntas em todos os detalhes dos projetos que aparecem?

Dentro da parte burocrática e administrativa, temos papéis bem definidos, mas na parte de projeto trabalhamos em conjunto. Depois de tanto tempo trabalhando juntas em outros lugares, nossa sintonia passou a ser muito afinada. Às vezes, desenvolvemos cômodos da mesma casa de forma separada, porém, quando juntamos todas as imagens para apresentação, parece que foram criadas por uma pessoa só. Acreditamos que o trabalho em equipe é essencial para que possamos executar nosso trabalho com excelência, pois através dele percebemos a possibilidade de minimizar erros e garantir uma qualidade melhor do produto final.

Como é esse trabalho de entender o que o cliente imagina para o projeto? E depois disso, quais são as etapas até a entrega final?

Começamos sempre com a medição in loco quando se trata de uma residência ou de um empreendimento já existente. Logo após a medição, agendamos o briefing, que consiste em uma reunião em que fazemos diversas perguntas para entender as suas necessidades, o que eles estão imaginando para residência ou reforma, os sonhos, os valores que eles gostariam de investir nesse projeto, entre outras coisas. Na etapa seguinte, com todas as informações técnicas e necessidades dos clientes, apresentamos os estudos de layouts. Geralmente criamos duas ou três opções logo de cara para que, assim, o cliente possa analisar todas as possibilidades para esses ambientes. Dessa forma, conseguimos agilizar mais esse processo inicial e dar mais segurança para que ele vá para a próxima etapa do projeto após ver todas as opções possíveis. No momento seguinte, temos a apresentação do 3D, que consiste em demonstrar ao cliente, através de imagens renderizadas (criadas virtualmente), todos os cômodos da residência e as fachadas, em que o cliente consegue ver nos mínimos detalhes tudo que imaginamos para esse projeto. Após as aprovações das imagens, partimos para o projeto executivo, que consiste em detalhar tudo que foi apresentado para o cliente de forma que fique claro para orçar todos os itens necessários. Após essas três etapas, iniciamos os orçamentos com prestadores de serviço, especificações em lojas e, quando tudo está “redondo”, começamos a obra e a acompanhamos uma vez por semana até a conclusão. São várias etapas trabalhosas e preciosas desde a concepção do sonho até a colocação do último adorno no lugar e a entrega com chave de ouro. Muitos dos nossos clientes acabam se tornando amigos próximos, pois são alguns meses juntos, resolvendo problemas, escolhendo acabamentos e visitando a obra até o momento em que eles podem desfrutar de tudo o que sonharam.

Foto: Mariana Arruda

Há algum projeto que vocês mais gostaram de fazer até hoje? E por qual motivo?

Teve um apartamento bem especial que fizemos, um divisor de águas na nossa carreira. Os clientes amaram logo de cara o projeto, e a execução ficou idêntica: os mesmos móveis, o mesmo revestimento e as cores. Tudo foi feito milimetricamente conforme idealizamos em conjunto com os clientes. Ver eles felizes e seguros com trabalho final nos deu a sensação de dever cumprido. Além disso, foi um projeto que fez muito sucesso no nosso Instagram, que foi repostado diversas vezes em páginas de inspiração de arquitetura, e isso acabou possibilitando uma maior visibilidade para o escritório, assim como a chegada de novos clientes.

Foto: Mariana Arruda

Tem algum elemento que vocês consideram uma marca própria, seja a utilização de algum estilo ou cor nos projetos assinados pela NK Arquitetura e Interiores?

Nosso estilo é bem clean e aconchegante. A marca registrada dos nossos projetos é quase sempre ter tons neutros e pastéis, com os amadeirados claros que trazem a sensação de aconchego e bem-estar e a iluminação indireta e quente. Acredito que isso se faz muito presente nos nossos projetos, porque ressignificamos a nossa concepção de lar nos últimos anos e entendemos que ele não é só abrigo, mas sim um lugar de criar memórias afetivas, e a decoração, os materiais utilizados e a iluminação escolhida influenciam o nosso dia a dia, o nosso humor e até mesmo as nossas relações.

Foto: Mariana Arruda

Em sua concepção inovadora e moderna, algo recorrente nas smart cities, o bairro Vinhedos integrará sustentabilidade urbana, segurança e natureza. Como vocês acreditam que poderá ser a integração da arquitetura das residências do bairro com o que o cerca?

Acreditamos que poderá beneficiar muito a arquitetura das residências, pois a segurança e as áreas verdes proporcionadas pelo bairro planejado Vinhedos possibilitam a concepção de projetos mais abertos e integrados ao meio ambiente, sem grandes muros ou grades de proteção, além de todas as outras comodidades do bairro planejado. Tudo isso proporciona mais qualidade de vida para os proprietários e projetos arquitetônicos mais contemporâneos e livres.

COMPARTILHAR: